Visão holística gerencial: conheça Guilherme Carrullo, Vice-Presidente de Operações na MXM Sistemas

Visão holística gerencial: conheça Guilherme Carrullo, Vice-Presidente de Operações na MXM Sistemas

Guilherme Carrullo atualmente lidera 126 colaboradores de diversos departamentos e se dedica às áreas que supervisiona de forma igualitária. O executivo mostra-se sempre disponível para apoio quando solicitado e mantém o foco na resolução de demandas emergenciais. Carrullo afirma que, para administrar tantos setores ao mesmo tempo, é fundamental fornecer uma boa infraestrutura, formar equipes com bons profissionais e permitir que eles tenham autonomia para conduzir suas atividades com excelência.

Dessa forma, o Vice-Presidente da MXM Sistemas consegue atuar pontualmente em casos específicos, reduzir sua atuação nas tarefas cotidianas e se concentrar para o planejamento de novas ações de forma estratégica. Devido a sua grande expertise na área de gestão, o profissional oferece feedbacks contínuos aos profissionais com o objetivo de apresentar o melhor direcionamento a ser seguido.

1 – Há quanto tempo faz parte da equipe MXM e quais cargos já ocupou nesse período? 

Entrei na MXM em 5 de janeiro de 1998 como consultor de implantação. Dois anos depois fui direcionado para o suporte, onde produzi a identificação “SAU” (Serviço de Atendimento ao Usuário). Em seguida me dediquei à criação do departamento de qualidade do produto, ao mesmo tempo em que supervisionei a área de desenvolvimento. Em 2005 me tornei diretor comercial da empresa e em 2008 fui promovido à Vice-Presidente.

Em mais de duas décadas na empresa, eu acompanhei o crescimento de diversos profissionais na MXM. Existem muitas histórias bacanas de desenvolvimento profissional que me orgulho em poder ter participado e contribuído.

O colaborador David Oliveira, começou na empresa como estagiário e hoje é o gestor da unidade Salvador, também contribuindo muito para outros projetos importantes como: SENAC, SERPRO e Auxiliadora Predial.

Já a Claudia Vianna, iniciou suas atividades na consultoria, teve uma passagem pelo SAU, quando o departamento necessitava de profissionais de nível sênior, e atualmente é uma das executivas responsáveis pela nossa carteira de clientes no Rio de Janeiro, destacando-se nos clientes DBDC, Voltalia e outros.

Alguns profissionais iniciaram suas atividades na função de recepcionistas, como é o caso da Glaucia Klein, que hoje é supervisora da área de suporte dos clientes SENAC, SESC e SERPRO. Além disso, temos a colaboradora Érica Santana, que atuou no SAU prestando suporte aos chamados dos clientes. Enxergamos nela um potencial para a área de consultoria, onde ela rapidamente alcançou o cargo de Executiva de Contas e está indo muito bem, inclusive atualmente é responsável por um projeto muito importante, a 3R Petroleum, um cliente que está em crescimento exponencial.

Nas funções de programadores apoiamos o crescimento do Alexandre Silva, hoje responsável pela área de Banco de Dados e um profissional referência dentro da empresa. Há também o Eduardo Sidnei, que entre inúmeras habilidades desenvolveu o sistema operacional do SAU.

E, por fim, lembro-me do Rogson Fantin, que iniciou na MXM como televendas e mostrou-se um profissional muito organizado e comprometido, uma qualidade que precisávamos para os colaboradores do Departamento Pessoal. Hoje em dia ele é o responsável por este setor. Esses são somente alguns exemplos, pois possuímos muitos outros profissionais e trajetórias de sucesso.

2 – Quais são as principais atribuições do cargo que você ocupa atualmente? 

Atualmente respondo por toda a área operacional da empresa, abrangendo os departamentos de Projetos Estratégicos, Serviços de Implantação, Tecnologia da Informação, Banco de Dados e Serviço de Atendimento ao Usuário. Além destes, sou responsável pelas áreas do financeiro, administrativo e Recursos Humanos. Também sou o DPO (Data Protection Officer) da implantação do LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) na MXM.

Eu realizo o acompanhamento de projetos para clientes de forma semanal para manter atualizadas as informações gerenciais e operacionais das áreas que coordeno. Faço também o controle de projetos e PATs (Pedidos de Atendimentos Técnicos) urgentes. Após essa etapa, reporto ao Presidente da MXM os casos mais importantes, sempre que solicitado.

3 – Quais inovações tecnológicas nos produtos MXM você vivenciou junto a sua equipe?

Acompanhei três gerações de tecnologias de gestão ERP na empresa: implantei os módulos financeiros na versão Clipper, quando eu ainda era colaborador de outra empresa, participei da migração para a versão Delphi/Oracle, ambos aplicados na versão desktop, ou seja, instalados nos computadores dos clientes; e por fim, mais recentemente, acompanhei a mudança da tecnologia Delphi para .Net, tendo o software 100% web, que é o MXM-WebManager, uma plataforma de gestão empresarial completa.

Também participei da criação de vários outros produtos desenvolvidos pela MXM, tais como:

  • OneShare, nosso cloud corporativo voltado para a gestão de documentos eletrônicos;
  • MXM-Process, um BPMS (Business Process Management System) que se dedica à automação de processos; e o
  • MXM-BI, ferramenta de Business Intelligence (BI) que proporciona visões mais claras através de dados e relatórios gráficos, específicos para atender ao MXM-WebManager.

4 - Nesse período que você está na MXM Sistemas quais os projetos que você mantém uma relação especial?

Eu possuo anos de relacionamento com a equipe de diversos clientes, porém nesse contexto, existem dois clientes que, para mim, são muito relevantes: a Domingues e Pinho Contadores (DPC) e o SENAC, empresas referência em seus segmentos de mercado.

Trabalhei como analista financeiro na Domingues e Pinho de 1995 a 1997. O sistema da MXM foi adquirido para substituir um software desenvolvido internamente pela DPC e juntos conseguimos migrar o sistema.

Também cultivei um relacionamento muito especial com o SENAC. Tive a oportunidade de ver o grupo crescer e a nossa relação se consolidar, principalmente com o DN (Departamento Nacional). De 2003 até hoje, além dessa unidade, o MXM-WebManager está implantado em 23 regionais do grupo.

5 – Qual foi o seu maior desafio profissional dentro da MXM? E sua maior conquista? 

Nestes 24 anos de dedicação à MXM assumi diversas responsabilidades, entre elas, a criação das áreas de qualidade e SAU. Porém, o maior desafio foi ser o Diretor da área comercial. Através desta experiência, tive a oportunidade de adquirir uma perspectiva que até então era desconhecida para mim, muito diferente de outras visões de dentro da empresa. Ou seja, foi um diferencial para meu desenvolvimento profissional.

É difícil falar sobre minha principal conquista. Como a MXM é uma empresa que cuida e está sempre preocupada com seus colaboradores, gosto de citar três importantes conquistas que obtivemos em conjunto com a área de Recursos Humanos: a ginástica laboral, o café da manhã com a presidência e o recém implementado “MXM Com Você”, um projeto de apoio emocional imprescindível para nossos funcionários.

6 – Como é sua relação com o Presidente da MXM e com o outro Vice-Presidente? 

Mantenho uma relação excepcional com o Presidente da MXM Sistemas, Mauricio Felgueiras. Nosso relacionamento transcende à MXM, pois tornou-se uma verdadeira amizade, mas não é por isso que deixamos de nos cobrar e discutir nossas atividades. Nas situações mais emergenciais envio meus reports para buscarmos juntos as melhores soluções. Ele está conosco sempre que necessário, é participativo e definitivamente contribuiu muito para o meu crescimento pessoal e profissional.

Um fato interessante é que a minha contratação se deu no carro, atravessando a ponte Rio-Niterói. O Mauricio tinha uma reunião no Rio e, para não perdemos a viagem, fomos conversando e acertamos tudo de uma forma bem prática e objetiva – que é uma característica de ambos. Não gostamos de reuniões demoradas nem e-mails longos. Somos muito parecidos nesse sentido.

Além disso, minha relação com o Rafael Terra, Vice-Presidente de Tecnologia na MXM, é bastante saudável, mas de cobrança mútua, pois esta é a nossa obrigação. Como nossas áreas se interdependem, a cobrança é uma ação necessária, pois assim conquistamos resultados positivos para toda a empresa. Tive a oportunidade de ver o Rafael crescer dentro da MXM e posso dizer que ele é um profissional realmente brilhante, um verdadeiro gênio. Nos apoiamos em momentos difíceis e temos nossas particularidades, comuns de qualquer ser humano, mas posso garantir que estamos muito bem servidos com ele na vice-presidência técnica. Isto também se aplica ao Alan Batista, Diretor de Desenvolvimento da MXM, que potencializa a produtividade da fábrica de softwares da MXM. Sua dedicação e parceria permeiam todos os avanços conquistados. Igualmente não posso deixar de agradecer aos demais diretores, cada qual com sua parcela de contribuição para a empresa. O fato é que estamos muito bem servidos em todos os níveis, de diretor ao operacional.

7 – Como você observou o mercado durante sua trajetória e quais suas previsões para 2022? 

O mercado busca cada vez mais soluções que atendam ao compliance de cada negócio, trazendo mais integração, agilidade e segurança às empresas. Cumprir esta demanda requer que os sistemas de gestão se tornem cada vez mais flexíveis, sem falar no atendimento às legislações, um processo de alta complexidade que exige extrema rapidez nas liberações dos releases

Vejo a continuidade desse movimento em 2022 e, considerando os últimos planejamentos e desenvolvimentos, estou muito animado com os projetos que teremos pela frente. Nossa equipe é bastante capacitada e dimensionada para o bom atendimento. Claro que precisamos evoluir constantemente e a MXM Sistemas não foge à regra, por isso investimos em inovação, tecnologia, capacitações e treinamentos constantes.

Durante este período de isolamento social, as ferramentas que utilizamos no dia a dia nos permitiram trabalhar remotamente como se estivéssemos no escritório e os clientes não identificaram nenhuma perda de eficiência nas entregas.

A produtividade em home office realmente anda muito bem, atingimos um nível de maturidade excelente e estou bastante satisfeito com a forma que estamos atuando e implantando projetos tranquilamente. Mantemos alguns escritórios pois é essencial termos uma base, todavia, o home office é um modelo que já se mostrou vencedor! De duas a três vezes na semana vou à sede da MXM, no centro do Rio de Janeiro, porque realmente gosto de ir lá. O escritório, que hoje funciona como um espaço de co-working, costuma receber no máximo dez colaboradores por dia.

Do início da pandemia até o momento, existem apenas dois projetos que solicitaram nosso acompanhamento presencial e acredito que estamos lhes atendendo da melhor forma possível. Em um destes projetos, por ser na área industrial, que detém processos mais complexos, é mais pertinente que o atendimento seja, de fato, presencial.

Implementamos a plataforma de gestão empresarial MXM-WebManager no SERPRO de forma 100% remota! Me reuni com a equipe do cliente e eles estão bastante satisfeitos e impressionados com o potencial da nossa solução. A implantação remota conseguiu otimizar bastante nossa produtividade, pois o tempo que perdíamos nos deslocamentos era absurdo. Eu mesmo perdia quase 4 horas por dia e atualmente utilizo esse tempo de outras formas, como descansar e trabalhar.

8 – Quais são suas dicas para profissionais que desejam o mesmo êxito profissional em sua área? 

A principal dica é a constante capacitação profissional aliada à dedicação e comprometimento necessários para crescer junto à empresa. Além disso, assumir desafios é vital para o profissional que não deseja ficar parado no tempo e no espaço. Outra recomendação é sempre se entrosar com a equipe que você trabalha. Principalmente no home office, a integração entre as pessoas deve ser constante. Portanto, realizamos reuniões virtuais, lives e happy hours on-line para manter os times entrosados, principalmente no início do isolamento social.

Além disso, o evento presencial “Café da Manhã com a Presidência” tem sido muito proveitoso e os colaboradores elogiam bastante. É um momento de descontração para que um pequeno grupo de funcionários – de diferentes áreas – se apresentem e se conheçam. Eu mesmo já me surpreendi com profissionais que ainda não conhecia. É uma ótima oportunidade para que os colaboradores possam se “desligar” um pouco da rotina, ouvir algumas histórias da empresa e falar amenidades. No passado eu promovi encontros como este e recentemente retornamos com este formato, afinal, esta ação veio para ficar e não queremos terminá-la, mesmo que todos os colaboradores já tenham participado.

É importante ter um time unido. Portanto, estamos estudando a criação de encontros presenciais regulares entre nossas equipes para promover integrações mais descontraídas.

Raio X: 

Guilherme Carrullo é Vice-Presidente de Operações na MXM Sistemas. Formado em Administração e pós-graduado em Sistemas de Informação, Carrullo possui também MBA em Gestão Empresarial e constantemente realiza cursos de extensão voltados para as áreas de liderança e gestão. Antes de integrar à MXM, atuou no segmento bancário, na prefeitura do Rio de Janeiro e no setor financeiro.

__________________________________________________________________________

Aproveite para fazer o download nosso folheto digital e descubra todas as vantagens e benefícios que a plataforma de gestão empresarial MXM-WebManager pode oferecer:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos