A Visão sistêmica

Não existe nada mais ineficiente ou ineficaz do que fazer eficientemente ou eficazmente aquilo que nem precisava ser feito. Assim é o que acontece frequentemente dentro de muitas das empresas, o que chamamos de retrabalho. Apesar de existir um bom sistema de informações, sempre há alguém a formatar uma planilha eletrônica e passar um mês inteiro lançando tudo o que já estava registrado no banco de dados da empresa, com o objetivo de gerar a informação.

Muitos funcionários não sabem para que serve aquilo que fazem, não têm visão sistêmica do setor em que trabalham, tampouco de sua empresa. Entenda-se como sistema um conjunto de unidades inter-relacionadas e interdependentes, gerando sinergia entre as mesmas. É importante saber o porque das atividades, ter opinião sobre formas melhores de se fazer algo dentro da empresa, seja sua tarefa ou de outrem.

Encontramos gente trabalhando dentro de suas caixinhas (departamentos), gente que só sabe levar problemas, não sabe resolvê-los. É importante conhecer a fundo o que você faz para poder opinar e melhorar, saber que seus erros acarretarão algum problema não somente em suas atividades, mas também de outros. É preciso aprender a resolver problemas sozinho, ou, pelo menos, quando levar um problema ao chefe, pensar em uma solução.

A visão sistêmica ajuda a melhorar os processos nas empresas, otimizar recursos, maximizar resultados.

Até mais...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcus Lima

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos