Visitantes da 33ª Feira Nacional de Artesanato de Minas Gerais conheceram a tecnologia de biodigestores HomeBiogas

Visitantes da 33ª Feira Nacional de Artesanato de Minas Gerais conheceram a tecnologia de biodigestores HomeBiogas

Entre os dias 6 a 11 de dezembro, foi realizada no Expominas, em Belo Horizonte (MG), a 33ª Feira Nacional de Artesanato, este ano com o tema “200 anos da Revolução Industrial”. O evento foi além de um espaço de comercialização e demonstração da cultura, mas também uma grande oportunidade de apresentar soluções inovadoras a população. Foram 700 estandes com artesãos de todos os estados do Brasil, representantes de outros países e mais de 140 mil visitantes.

Nesse contexto, a Leal Sustentabilidade, empresa parceira da Biomovement Ambiental, apresentou a tecnologia dos Biodigestores da HomeBiogas e marcou presença no evento com a exposição do Homebiogas 2.0, tecnologia israelense, inovadora, sustentável, patenteada, presente em mais de 100 países e representada com exclusividade no Brasil pela Biomovement Ambiental.  

Segundo Paula Baeta Cardoso, da Leal Sustentabilidade, o objetivo foi mostrar que esse biodigestor, acessível e compacto, transforma o resíduo orgânico alimentar e o esterco animal em biogás para cozinhar e biofertilizante líquido natural, transformando o ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com isso, além de evitar que esses resíduos lotem aterros sanitários ou que sejam jogados em rios, córregos ou em outros locais podendo promover contaminações, são reduzidas as emissões de cerca de 6 toneladas de gases de efeito estufa por ano.

Os visitantes puderam conhecer esse sistema único de gestão dos resíduos sólidos orgânicos (restos de alimentos, cascas de ovos e de vegetais, dejetos animais, entre outros), transformando-os em biogás - energia renovável -, que o sistema canaliza para o uso na cozinha e em um biofertilizante líquido, natural e rico em matéria orgânica, que fortalece o solo.

A economia gerada por meio do sistema é outro benefício, tanto na geração do biogás, quanto do biofertilizante líquido natural. Para se ter uma ideia, o modelo menor de biodigestor, gera em biogás o equivalente a cerca de um botijão de 13kgs de GLP a cada 32 dias e o biofertilizante é gerado pela economia circular da residência de cada cliente

Para quem vive do plantio, o biofertilizante líquido natural, rico em matéria orgânica, microrganismos benéficos (bactérias, fungos e leveduras), além de macro e micronutrientes, é outro diferencial. Esse subproduto da biodigestão nutre as plantas e melhora as características dos solos, possibilitando que as plantas façam uma rápida absorção dos fertilizantes, por estimular o crescimento e desenvolvimento das raízes. A receita desse biofertilizante pode, inclusive, ser adequada para atender a cada tipo específico de cultura e solo. Isso é feito a partir do tipo de resíduo orgânico que cada um coloca em seu biodigestor, variação de quantidades e tipos de estercos, resíduos, sais solúveis ou bactérias. O resultado é mais produtividade, qualidade e lucratividade.

Para Leandro Toledano CEO da Biomovement Ambiental, empresa que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável, levar tecnologia e inovação à serviço do desenvolvimento sustentável é a missão da empresa. “Com a colaboração de nossos parceiros locais, como a Leal Sustentabilidade de Minas Gerais e apoio do Sebrae Nacional, que fomenta a inovação de pequenas e médias empresas, proporcionamos a transformação na vida das pessoas com mais economia, saúde e qualidade de vida”, completa o executivo. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos