Viva a escalada do sucesso.
Renata, Beni e Neto - Por Ana Correa

Viva a escalada do sucesso.

O dicionário define sucesso como Êxito; consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz. Resultado de um acordo, de um projeto etc.: bom sucesso ou mau sucesso. Algo ou alguém que obteve êxito; que possui excesso de popularidade. Ter sucesso o dicionário define como: Conseguir algo de maneira favorável: obter um resultado positivo: teve sucesso em sua primeira maratona.

Prefiro, entre todas a definições, a de Roberto Shinyashiki, a qual virou livro: O sucesso é ser feliz. 

Bom, este artigo é apenas um breve relato, inspirado em um post do amigo Neto (Primo Tacca Neto - Tacca Fotografia). Solicitei autorização dele para publicar algo que creio ser a busca de muita gente, inclusive a minha e a dele também, pois a maratona do Neto ainda continua quem diga o Beni, filho dele de alguns meses - foto acima.

No post Neto é simples e objetivo. Relata uma linha do tempo entre 4 de março de 2006 e 21 de novembro de 2016. Ano no qual iniciava seu interesse por fotografia. Em 2006 ele morava em Blumenau, Santa Catarina e havia juntado todas as economias para comprar uma Fujifilm Finepix S5200. Via Flickr ele conheceu outros fotógrafos de Blumenau. Naquele tempo eles saíam fazer os famosos “Fotosafaris”, perambulando cidade afora fotografando juntos, trocando experiências, dicas e tudo mais. Contou que tem muita saudade daquela época, onde fazia uma fotografia descompromissada, fotografia pelo treino do olhar. 

Somente 2 anos depois, em 2008, Neto se tornou fotógrafo profissional, com 28 anos de idade. Ele conta que até 2010 "quebrou" umas 4 vezes e somente em 2012 é que o negócio engatou. O resto é história. E acrescento, história em andamento.

A primeira grande mensagem que tiro do breve post do Neto é que o sucesso não vem por acaso ou sorte e também não se colhe no fim, mas se vive na escalada. Não adianta chegar lá e saber que " venceu" se não aproveitar e viver o caminho que te levou até lá! Para mim é nítido que Neto aproveitou o caminho. Com os desafios e quebradas ele foi levantando e ficando mais forte, mais experiente e certamente filtrando seu foco (duplo sentido) e nicho de mercado.

Para construir o sucesso, segundo o empreendedor e líder de negócios Kevin Harrington  são necessárias:  Visão, Autogestão Emocional, Crenças Certas e Estratégia, coisas que certamente consciente ou não sobre elas, Neto obrigatoriamente vivenciou:

 1 - Visão - Há uma clara distinção entre ter um objetivo e ter uma visão. A visão é maior do que as metas. Visão é algo que você quer ver acontecendo ou uma ideia de como algo deve ser. Por exemplo, a visão de Neto era atuar como fotografo profissional e ser reconhecido, essa profissão lhe dava prazer e satisfação, mas seu objetivo era fazer com que essa profissão lhe ajudasse a sobreviver com dignidade, se tornar cotado e bem remunerado como fotografo. Definir metas é bom, mas é mais importante ter uma visão. 

2 - Capacidade de gerenciar seu estado emocional - Talvez esta seja a coisa mais importante, porque molda a maneira como você vê o mundo. Ter o controle de suas emoções permite que você acesse os recursos que existem dentro de você. Quando você está com raiva ou triste, tudo que você faz parece produzir um resultado negativo. No entanto, quando você mantém o humor em alta, sente que é mais eficiente e produtivo. Existem 3 situações específicas que você deve ser capaz de controlar: • A Certeza - ter certeza sobre o que você está fazendo • A Clareza - ser perfeitamente claro sobre o que você está fazendo • A Coragem - ser corajoso o suficiente para tomar decisões. Quem conheceu o Neto quando mais jovem e conhece ele hoje, sabes que ele já tinha boa percepção, clareza e coragem além de ter evoluído muito em seu CHA - Crenças, Habilidades e Atitudes.

3 - Crenças certas - Nossas crenças governam tudo o que fazemos. Desde quando você escolhe uma faculdade ou curso até quando começa um novo negócio, você está sendo governado pelo que acredita e é isso que determina o resultado de suas ações. O passado é passado. Não importa se você é pobre ou inculto, estas são as crenças limitantes que te impedem de seguir em frente. Neto acreditou que era possível fazer diferente e ser reconhecido como profissional. Suas crenças lhe ajudaram a alcançar os patamar que se encontra hoje. Sim, ele sempre soube que era possível.

4 - Estratégia - Estratégia é um plano de ação. Em outras palavras, descubra o que você precisa para alcançar a sua visão e siga o plano. Por exemplo, se você está tentando iniciar um negócio, pode ser muito interessante observar os grandes nomes do seu mercado. Quem é a grande referência do seu mercado hoje? Descubra o seu nome e observe o que ele faz. Defina sua estratégia e aprenda com os melhores. Certamente Neto estudou e conheceu da história de fotógrafos como Jacques Dequeker, J.R. Duran entre outros. Fez seu Benchmarking e se auto desafiou para buscar o seu espaço, planejadamente.

Hoje Neto é um profissional bem sucedido. Criou a Tacca Fotografia e vem figurando entre os nomes mais cotados da fotografia de ensaios, moda e beleza do Brasil. Dono de uma habilidade apurada no trato com suas modelos, Neto defende a excelência no atendimento como fator primordial para o sucesso do resultado. Ele afirma que quando escolheu seguir a área da fotografia feminina, teve que se organizar e rever seus conceitos para ter um diferencial no mercado. Hoje fotografa a alma feminina como poucos! Que este artigo baseado um simples post do meu amigo Neto lhe inspire a construir o seu sonho.

Quer contratar e ver o trabalho de Neto veja em www.tacca.com.br/contato/



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos