Vivemos em uma democracia?
Queria convidar você para uma jornada comigo! Hoje, inicio a minha série de 14 artigos aqui, no LinkedIn, sobre temas importantes para serem lembrados, relembrados e discutidos, principalmente, em um ano eleitoral. E eu não poderia escolher outro tema para começar essa conversa com você, senão a DEMOCRACIA. A minha relação com ela vem desde o ano em que nasci: 1988, mesmo ano da promulgação da nossa atual Constituição.
A Constituição é, e deve ser sempre, sinônimo de liberdade política, em que nós, cidadãos, temos o poder do voto nas mãos. Mas, infelizmente, hoje, vivemos um paradoxo! Temos um governo eleito democraticamente liderando ações anti-democráticas e extremamente danosas à população. No Direito, chamamos isso de Erosão da Democracia.
Essa erosão, presente nas diversas esferas deste governo, descredibiliza o próprio processo democrático. O que vivemos no Brasil, com o governo Bolsonaro, faz com que muitos apoiem um regime autoritário, retrógrado e que não respeita opiniões divergentes.
Diante dessa situação, gostaria de propor uma reflexão, amigo leitor: devemos permitir a destruição de tudo pelo que lutamos e demoramos mais de 30 anos para construir? Sei que não estamos em um país ideal e justo, mas devemos lutar por ele de forma democrática.
Vamos juntos nessa caminhada?
Um abraço,
Lucas Paulino - 1818