Viver o HOJE ou poupar dinheiro para o FUTURO?

Viver o HOJE ou poupar dinheiro para o FUTURO?

Viver o hoje ou poupar dinheiro para o futuro? Quem disse que tem que ser um ou outro? E mais, será que essa proporção é meio a meio? Uma coisa não exclui a outra, você pode muito bem viver o hoje e estar preparado se poupar dinheiro para o futuro. Eu vou te mostrar que a maior parte da nossa renda é para o hoje, é para o nosso presente. O nosso futuro só nos pede uma parte, bem menor da nossa renda, ele nem exige muito.

Quando as pessoas viram e falam assim “Mas Kelly, para que poupar dinheiro para o futuro? Vamos viver o hoje, viver a vida, o amanhã pode nem chegar”. E quem disse que para poupar dinheiro para o futuro você tem que deixar de viver o hoje?

Pelo contrário, a sua organização financeira tem como base o seu presente, quando você faz um controle financeiro, você distribui em partes a renda ou salário que recebe. E a maior parte que recebe é para o presente, uma menor parte que é para o seu futuro. E outra, não é nada saudável viver para guardar dinheiro e não viver o presente.

Você já aprendeu comigo que no controle financeiro temos como principais partes essas aqui, o “se pagar” que é para o seu lazer, diversão, gastar como quiser, reserva financeira para imprevistos/emergências e oportunidades, objetivos que são todos os sonhos que temos, e as despesas. Tem também a doação, se tiver dívidas também tem uma parte para elas, mas vamos supor que a gente vai considerar uma situação onde tem essas 4 partes iniciais que falamos.

Por exemplo, vamos supor que o seu controle financeiro seja o seguinte: 10% se pagar, 10% reserva financeira, 20% objetivos e 60% despesas, isso significa que 70% da sua renda é para o hoje, porque somamos o se pagar e as despesas que é para isso, para o hoje e os outros 30% são para o seu futuro, que é a reserva financeira e objetivos. E mesmo assim, a reserva financeira acaba sendo também para o agora, porque emergências, oportunidades podem acontecer a qualquer momento. E os objetivos também, tem objetivo que é mais para curto prazo, então nem é somente para o futuro.

O que eu quero te mostrar é que essas crenças limitantes que você pode ter como “Para que juntar dinheiro? Precisamos viver a vida, o amanhã pode nem chegar, caixão não tem gaveta, só se vive uma vez, não quero viver para guardar dinheiro” não têm sentido. Você pode ter se apegado a elas como uma forma de se liberar da responsabilidade de cuidar melhor da sua vida financeira. É bem mais confortável ir levando a vida do jeito que está do que assumir o controle dela e buscar formas de viver bem hoje estando preparado para o amanhã.

Muitas pessoas também tem o pré-conceito com a educação financeira, organização financeira, “Para que isso, vamos viver a vida”. E outra também, “Vou mexer com isso nada, as coisas estão tão difíceis, tudo tão caro, recebo pouco, não dá para fazer nada mesmo, tenho que me preocupar só com meu presente”.

Eu quero criar essa consciência em você agora para isso não ocorrer num momento crítico, de crise que possa a vir acontecer. Vamos supor que hoje 100% do que recebe é para as despesas e lazer, para o hoje. Pensa comigo, se amanhã acontece uma emergência, você perde seu emprego, ou se é autônomo perde a renda ou acontece algo e fica impossibilitado de trabalhar, como será? Ou então como vai realizar seus sonhos? Está preparado financeiramente para eles?

Se você não buscar aprender e aplicar a educação financeira na sua vida e viver sempre a conta, gastando tudo que ganha, para todos esses outros pontos você precisaria recorrer a dívidas, cartão de crédito, cheque especial, empréstimo, financiamento, onde pagaria juros altíssimos.

O seu presente é 70% da sua renda, o seu futuro está pedindo só 30%. E é claro esse é um exemplo, dependendo da sua renda e situação pode ser que seja 80, 90% ou até mais para o seu presente, e para seu futuro 20, 10% ou até menos.

Faça esse exercício, se coloque no lugar do seu “eu do futuro”, ele está satisfeito com a forma como você tem lidado com a sua vida financeira hoje? Será que ele está tranquilo sabendo que você está regando hoje para ele colher lá na frente? Poupar dinheiro para o futuro não anula viver o hoje, pelo contrário, o seu esforço maior é destinado para o hoje, o que fazemos é nos preparar para o dia de amanhã também.

Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos