Você é inteligente, ou está no processo de desenvolvimento de sua inteligência?
Existem, basicamente, dois tipos de mindset, e eles se diferem principalmente pela crença que temos sobre nossa inteligência.
Mindset fixo: pessoas com este mindset têm aversão a tudo que possa pôr em cheque a sua inteligência. Não querem correr o risco de se colocar em uma situação capaz de “provar” aos outros que não “são” inteligentes. Desta forma:
- têm pavor de errar;
- têm aversão ao risco;
- se sentem inteligentes quando terminam uma tarefa rapidamente e ela fica perfeita.
Imagine as limitações à criatividade, inovação e autodesenvolvimento que adotar esse tipo de mindset pode trazer para a sua vida?
Mindset de crescimento: pessoas com esse mindset gostam de desafios e das possibilidades de desenvolvimento que os desafios proporcionam. Se não sabem algo, é porque não sabem “ainda”, e estão dispostas a aprender. Não sentem vergonha por não saberem e:
- sabem que errar faz parte do processo de aprendizado;
- se experimentam em atividades novas pois acreditam que se tornam mais inteligentes quando se esforçam para aprender algo novo;
- se sentem inteligentes quando algo é realmente difícil e, depois de muito empenho e dedicação, conseguem realizar.
Agora, imagine todas as possibilidades que existem ao acreditar que se pode aprender, que “ainda” não sabemos mas estamos no processo, e que erros são inerentes ao aprendizado?
E aí? Em que partes da tua vida o mindset fixo domina? E quando o mindset de crescimento é predominante?