Você é o maior concorrente do Uber

Você é o maior concorrente do Uber

Todos os dias em diversos locais dos mundos surgem notícias sobre protestos e polêmicas envolvendo o famoso aplicativo de transporte particular (como a mídia gosta de chamar), vulgo Uber.

O que a mídia, os usuários dos serviços Uber e Cabify e até mesmo os próprios motoristas ainda não realizaram é que esses serviços não estão competindo com o Taxi. Como assim?

O idealizador do Uber teve uma idéia genial que muda completamente o paradigma da mobilidade urbana. O Uber não veio para acabar com o serviço de Táxi. Veio para substituir os serviços de Taxi, Ônibus Urbano e o Seu Carro. Isso mesmo, o maior concorrente do Uber é você e seu carro particular.

Moro em Curitiba, na qual a região metropolitana tem quase 2 milhões de habitantes e 1,8 habitante por veículo (a maior taxa do Brasil). Ou seja, circulam em Curitiba mais de 1 milhão de automóveis.

Um carro tem capacidade para 5 passageiros (alguns até 7) e a cidade tem 1 automóvel para cada 1,8 habitantes, algo está errado né?

Desses 1 milhão de veículos circulantes, se pararmos para observar, quase todos circulam com apenas um motorista. À exceção dos pais e mães apressados pela manhã e fim de tarde levando e trazendo os filhos da escola (eu estou nesses).

Bom, a verdade é que esses 1 milhão de veículos tem uma capacidade de transportar mais de 5 milhões de passageiros. Mas pera aí, Curitiba tem 2 milhões de habitantes. "Aí que está a mágica, meu irmão:" 400 mil veículos seriam suficientes para mover essa massa de pessoas pela região metropolitana. Mas pera aí, 400 mil se todos fosse andar ao mesmo tempo, na hora do Rush por exemplo!. Fora do horário do Rush, essa frota pode ser reduzida ainda mais. E se aqui tivesse metrô?

Imaginem só que maravilha seria o trânsito se removêssemos 60% dos carros das ruas?

Essa é a transformação que o Uber e Cabify estão promovendo. Olhar para esses serviços como meros concorrentes de carrinhos amarelos (aqui em Curitiba é laranja-feio-que-dói) é um pensamento diminuto.

O Uber não quer e nunca quis tirar o trabalho dos taxistas, o que o Uber quer é que você, eu e toda a população deixe de ter um carro particular e utilize sua malha de motoristas urbanos que atendem todo o globo. O impacto que o Uber vai causar a longo prazo, não é no emprego dos taxistas, pois esses podem se tornar Uberistas (até a chegada dos carros autônomos), o maior impacto ainda será na venda de carros novos, já pensou nisso?

Por isso, lembre-se: o maior concorrente do Uber é você com seu carro na garagem.

P.S.: Nova York vai ficar muito sem graça sem os carros amarelos hein? Fora Uber!

Que interessante, nunca tinha parado pra pensar nesse lado do ponto de vista. Mas conheço pessoas que preferem gastar uma certa quantia por mês de uber do que ter um carro na garagem. Parabéns, excelente texto.

Vinicius Teixeira

Head of Identity and Authentication Solutions, RaIS VAS LAC @ Visa | Pioneering Data-Driven Identity Verification and Trust in Latin America

7 a

Excelente explicação Leo cada vez mais temos visto a economia se voltar ao crowdsource de maneira inovadora, se nos focarmos na remoção ou resproveitamento dos excessos de capacidade somos capazes de descobrir um mundo do todo novo. #letsSeeWhatFUTUREholds

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Leonardo Andrade

  • Qual é a importância de ter seu próprio canal de vendas no comércio online?

    Qual é a importância de ter seu próprio canal de vendas no comércio online?

    Conhecer e fidelizar os seus consumidores é fundamental em estratégias de crescimento em médio e longo prazo Os…

    1 comentário
  • When Less is More

    When Less is More

    The Information Age has transformed the way we interact and work. A few years ago we were 'slaves' of the time and used…

  • Quando menos é mais

    Quando menos é mais

    A Era da Informação transformou a maneira como nos relacionamos e trabalhamos. Há poucos anos éramos "escravos" do…

    7 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos