Você é o que você faz!
Se você presenciar uma situação de preconceito, o que você faz?
a) Finge que não viu
b) Toma uma atitude
Me dói muito ver pessoas privilegiadas se colocando acima de outras… julgando sem sequer conhecer… fazendo outra pessoa sofrer.
Alice, entre os 4 e 7 anos não tinha lugar para morar… até que o INCRA comprou uma propriedade e a destinou para centenas de famílias. Alice e sua família foram morar lá (poderiam construir sua casa, plantar, mas não vender a terra).
Desde então, se sustentam com a plantação de arroz e hortaliças, tudo orgânico.
Alice fez faculdade de geografia, está cursando mestrado e é cooperada da COOTAP.
Argeu, já adulto, tinha muitas feridas no corpo e insuportáveis dores de cabeça. Ele suspeitava que a razão disso eram os agrotóxicos que usava na plantação do seu patrão.
Até que se mudou e começou a produzir somente alimentos orgânicos, se tornou cooperado da Coperav. Suas feridas cicatrizaram e acabaram as dores de cabeça.
Certamente você se conectou com essas duas histórias.
Alice e Argeu são agricultores familiares ligados ao MST.
É justo que ambos sejam chamados de terroristas? Que sejam atacados, ameaçados por pessoas que não fazem ideia do que é a reforma agrária (prevista na legislação brasileira e implementado em vários países, como EUA e Japão)?
Há 5 anos atrás, meu amigo e ex-banqueiro Edu Moreira me apresentou ao MST. Desde então, coleciono muitas histórias e visitas a assentamentos.
Recomendados pelo LinkedIn
Desde então, já visitei mais de uma dezena assentamentos em vários estados: Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, São Paulo... E tenho colecionado muitas histórias que não cansam de me inspirar e me emocionar. Descobri um outro país que gostaria que todos conhecessem.
Não tinha como fingir que eu não via. Por isso, há 5 anos tomamos uma atitude: levar crédito para as cooperativas de agricultura familiar do Movimento.
E deu muito certo. Pela Gaia Impacto, já financiamos mais de 10 cooperativas com nosso próprio recurso e também trouxemos outros investidores.
Mas precisava ir além.
Queria muito mostrar a cada vez mais pessoas essas histórias, dando a todos a oportunidade de investir também.
Por isso, estou muito feliz que agora estamos inaugurando um novo formato, em que pessoas poderão investir a partir de mil reais em uma cooperativa do MST.
Esse próximo CRA irá financiar a Coperav, que produz arroz 100% orgânico. Durante as enchentes do RS, eles forneceram mais de 50 mil marmitas para os desabrigados (solidariedade é algo sempre presente no MST).
Se você quiser saber mais sobre essa oportunidade de ter rentabilidade (isenta de imposto de renda), gerar renda e apoiar a produção de alimentos agroecológicos, entre no site gaiaimpacto.com.br e saiba mais.
"Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor" (Desmond Tutu, Nobel da Paz).
Gratidão!
joão paulo pacifico
--
5 d, Ñp n Y
Sócia, CXO e CEO interina da Escola Atemporal | Founder Emoções em Jogo | Coach ICF e Mentora | Treinamento, Palestra e Imersão de Inteligência Emocional e Autoconhecimento | Desenvolvimento de pessoas e equipes B2B
2 mSempre me inspiro com essas histórias, João! Tenho me estimulado e tbm estimulando as pessoas ao meu redor a trazerem histórias para seus valores. Para torna-los ação, reais e não verdades que dizemos ou palavras coladas nas paredes. E quando leio suas newsletters, sinto e vejo isso. Como é bom expandir as bolhas com esse olhar compassivo e provocador. Obrigada :)
Pesquisadora e escritora
2 mBom dia, Joao Paulo! Peço-lhe um espaço na sua agenda p um papo presencial ou acesso p WathesApp - o meu é 31 994301406. Moro em Uberlândia e o que mais gostaria é de estar batendo na sua porta em Itaim Bibi p conversar. Quero lhe apresentar uma solução ambiental e etc q desenvolvo há 24 anos, sozinha a partir de 2010 com a morte do primeiro pesquisador. Acredito q só alguém como você poderia me dar uma luz sobre o q fazer. Trata-se de um novo sanitário que consome elementos da indústria tradicional na sua fabricação e gera impactos financeiros, sociais e ambientais simultâneos. Um novo equipamento de uso universal q coleta, trata, embala e põe à venda resíduos orgânicos e entrega biomassa úmida p gerar gás-energia e adubo. Já propus doação de parte nos royalties ao Estado brasileiro, mas temo que essa revolução saia tarde demais p o planeta. Esta msn é um pedido de socorro. Tânia de Lourdes Martins. Veja: www.sanitariogelado.com.
Parabéns João, pelo magnífico trabalho de divulgação do Agricultor Famíliar e de suas potências. Parabéns.
Technical Representative
2 mExcelente João Paulo Pacifico 👏👏👏. "Se você sente dor, você está vivo. Se você sente a dor das outras pessoas, você é um ser humano" TOLSTÓI, Liev