Lemann se divertindo e fornecedores quebrando...

Lemann se divertindo e fornecedores quebrando...

Enfim as pessoas estão percebendo que a cultura de exploração e moer gente de Lemann e seus dois amigos Sicupira e Teles é um desserviço à sociedade.

Nesse final de semana, Lemann estava em Miami se divertindo num jogo de tênis (e posando para foto) enquanto 6 mil micro e pequenas empresas, que têm quase R$ 1 bilhão para receber da Americanas, correm o risco de fechar, segundo reportagem do Estado de S. Paulo.

Semana passada, a Americanas notificou os shoppings que os aluguéis de suas lojas físicas não serão pagos... imagine o que aconteceria se um pequeno comerciante fizesse o mesmo.

Mas como foi o golpe daqueles que se achavam tão espertos?

Nesse vídeo de 90 segundos eu explico de maneira simples o esquema:

Mas, e quando isso começou isso? (spoiler, faz tempo)

Você sabia que a cultura tóxica dos bancos surgiu desses empreendedores? (spoiler, fundador do BTG era sócio do Lemann)

Conto isso na matéria que escrevi para o ECOA UOL:

Pelo o que se sabe até o momento, essa fraude foi o dobro do Petrolão e vai prejudicar muita gente direta e indiretamente. Segundo reportagem do Valor "Após Americanas, efeito dominó preocupa o mercado".

Diferentemente dos pequenos empresários, o trio de bilionários TEM dinheiro para resolver esses problemas (causados pela fraude) e ainda sobrariam muitos bilhões para os seus herdeiros e herdeiras... mas, parece que preferem jogar tênis em Miami...

E fica o meu questionamento: Cadê a cobrança da imprensa? Cadê o Jornal Nacional fazendo matéria diárias sobre o tema?

Termino com um trecho do meu artigo para o ECOA:

O nosso Sonho Grande não tem que ser moer colaboradores e fornecedores em busca de um lucro maior.
Fraudar é ilegal.
Explorar é inaceitável.
Ganhar dinheiro explorando deveria ser vergonhoso.
Por outro lado,
Ser ético é legal.
Colaborar é necessário.
Ganhar dinheiro impactando positivamente é muito prazeroso.

Com esperança,

João Paulo Pacifico


Ps. No meu livro "Seja líder como o mundo precisa", explico exatamente como funcionam esses tipos de liderança tóxica e materialista e dou os caminhos para a liderança humanizada e ativista (por sinal, acabei de ver que está em promoção).


Ludmilla Rossi

Dinamizo a inovação em cidades médias | Empreendedora de impacto | Cofundadora e CEO da Juicyhub | W50 | GWIM 73 | EY Entrepreneurial Winning Women™ Brasil 2020 | Sobrevivi ao câncer

1 a
Clenice Araujo

Psicóloga para empresários | Saúde Mental do Empresario, Transição de Carreira e Negócios

1 a

Quando eles compraram a Americanas fizeram uma reunião com os gerentes e informaram a todos os presentes que para eles, não interessava os sacrifícios que haviam feito pelas Americanas. Estavam zerando ali. Só importava dali pra frente. No livro eles contam com orgulho como demitiram vários gerentes que pediram clemência nos cortes de benefícios que fizeram quando entraram. Está lá no livro p quem quiser ler. Esses gerentes que ousaram pedir uma reconsideração não conseguiram nem voltar para a reunião após o almoço. Foram demitidos sumariamente. Qual o espanto do Sr Lemam está jogando em Miami?? Eles nunca se importaram com nada nem ninguém. Não vão torrar um dólar para salvar a Americanas. Como o próprio Leman prega: o dinheiro é a medida do sucesso! Doa a quem doer. Infelizmente esse é o modus operandi desse grupo.

Helio Bernardon Junior

Diretor de Operações e estratégias de Marketing

1 a

Temos alguns pontos em comum pelas suas postagens, porem quando resolve atacar o Lemann, seus comentários ficam muito parecidos com os daquele que você tinha como alvo. A crise nas americanas é um escândalo e deve ser aprofundado como deve ser, dar atenção aos fornecedores mais necessitados, mas não é crucificando os acionistas que as coisas serão resolvidas mais rapidamente. Lembrando que os Bancos são os mais agressivos e com as maiores dívidas junto a empresas. Não tenho procuração para falar em nome deles, mas discurso de agressividade sempre me incomoda. Seja de direita ou esquerda!

Myriam Marques

Gestão/Estratégia/Inovação/CHO - Chief Happiness Officer/ Planejamento/Psicóloga

1 a

Concordo!

Vilma Ferreira

Sede de novos desafios com crescimento profissional e pessoal. Universo trabalha pra nós conectar com novos rumos que surgirá e uma equipe pra somar 2025 estou pronta 🙌

1 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos