Você é responsável pela preservação ou destruição ambiental.
É sabido que a humanidade foi capaz de impactar e causar mudanças no meio em que vive por meio da conduta pessoal e coletiva, independente do grau e território, em prol do atingimento de um objetivo específico. Sendo este proposital ou não. Estas são realizadas de forma consequente à subsistência humana, haja vista a utilização de recursos ambientais para tal. É legítimo o uso de recursos para esse fim. Contudo há um limite estabelecido, porém infelizmente dificilmente identificado por alguns: o bom senso atrelado ao comportamento pessoal.
O comportamento humano é originário a partir da cultura local e experiências vividas. Desta forma as individualidades são formadas para compor a sociedade. Desde o descobrimento do Brasil, os recursos naturais são utilizados para o atendimento das demandas pessoais. Porém, nas últimas décadas houve a intensificação do uso dos recursos ambientais concomitante à insuficiência e, em alguns casos, a imperícia na recuperação do ambiente natural resultando na degradação ambiental capaz de impactar a geração atual e futura.
Curioso é avaliar a falta de entendimento de muitos neste conceito: a noção da proporcionalidade das ações realizadas ao meio ambiente. Em alguns casos, a incompreensão é sustentada pelo empenho à satisfação de desejos pessoais em detrimento da comunidade, ora através do recebimento de montantes financeiros ora por meio de reconhecimento público. Dentro deste aspecto, o negacionismo da qualidade do cenário pode ser um suporte ou justificativa ao ego humano e consequente vontades pessoais. Impactante e destrutivo seria negligenciar as mudanças ambientais que são realizadas pela humanidade, pois definitivamente podem repercutir em alterações bióticas e impactos aos compostos abióticos.
Cabe ressaltar que o meio ambiente é uma miscelânea de compostos bióticos (fauna, flora e humanidade) e abióticos (recursos minerais e hídricos por exemplo). Este fato demonstra a integração dos compostos físicos, químicos e biológicos em busca da estabilização através de uma estrutura harmônica entre cada integrante. O meio ambiente é capaz de restaurar um cenário por si, desde que não haja a interferência humana ou que ela seja inferior a capacidade de suporte ambiental. Nesse ínterim é possível constatar que a humanidade desempenha um papel fundamental no meio ambiente: como um agente impactante neste. Fato é que o meio ambiente é atrelado aos aspectos sanitários, religiosos, e de ofício. Para tanto, zelar pela coletividade através da reflexão e ponderação das ações individuais são determinantes para preservar o meio ambiente e consequentemente a sociedade humana.
Artigos relacionados:
- This article will help you to write a great environmental report.
- Estimativa da quantidade de poluentes atmosféricos formadores de chuva ácida na safra de cereais brasileira e nos 3 maiores aquíferos do Brasil.
- 7 Artigos da Constituição Federal que versam sobre o meio ambiente e você não sabia.
- Auditoria ambiental em hospitais: uma visão de sustentabilidade sobre a central de atendimento às pessoas com COVID-19.
- Se você trabalha no setor de meio ambiente, precisa aprender esses termos.
Sobre o autor:
Mestrando em química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e engenheiro ambiental pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Coleciona experiências nas atividades extracurriculares: empresa júnior de consultoria ambiental (2019/2021), iniciação científica no campo da ecotoxicologia marinha, cujo trabalho foi realizado na UFRJ (2019/2020), monitor voluntário de ciências ambientais na UVA (2018) e analista de projetos, analista de pesquisa e desenvolvimento e diretor de pesquisa e desenvolvimento na organização internacional de empreendedores universitários - ENACTUS (2017/2018). Estagiou na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro no setor de monitoramento e fiscalização ambiental (2018/2019). Possui experiência em monitoramento ambiental, SGA, licenciamento ambiental, relatórios, planilhas e apresentações.