Você aceita um convite inesperado?

Você aceita um convite inesperado?

São poucas as pessoas que respondem a um convite assim. Por desconfiança. Temor, talvez. É natural. Principalmente se vier de alguém desconhecido.

Na viagem que fiz à Espanha, em 2011, fomos surpreendidos por uma senhora em uma rua de Madrid, que nos convidou para almoçar em sua casa. Estávamos caminhando num grupo de oito pessoas, perto do horário de almoço, quando cruzamos com ela. Trazia uma sacola com um pão dentro. Perguntou se não queríamos almoçar, já informando o prato: macarrão.

Os meninos se adiantaram, aceitando de pronto, mas uma das meninas ficou com medo. Fiquei também com receio, era uma situação inusitada, mas acabamos aceitando.

Ao entrar no prédio, perguntei se ela morava sozinha (pra medir o grau de perigo...). Respondeu que eram só ela e o gato.

O prédio antigo, embora bem conservado, era escuro... e remetia a filmes como O Bebê de Rosemary... (a desconfiança partindo para o terror...rs)

Ela subiu sozinha no elevador, pequeno para tanta gente. Subimos pela escada.

Chegando ao apartamento, havia uma travessa de macarrão no forno, incrementado com vários ingredientes, demonstrando que ela pretendia mesmo convidar alguém para o almoço. Se não fosse este grupo, seriam outros jovens da JMJ (Jornada Mundial da Juventude). Madrid estava cheia deles, um milhão e meio no total, que foram à cidade para o encontro com o Papa Bento XVI.

Comemos bem (os meninos repetiram), tivemos refrigerantes como acompanhamento, melão geladinho como sobremesa (ótimo para um calor de 40 e poucos graus) e ainda chocolates. Quase acabamos com os chocolates da Rosa Maria. Este era o nome dela.

Na despedida, ela pediu que rezássemos pelo seu irmão, que era esquizofrênico. Neste momento entendi o gesto dela, que a princípio causou desconfiança. Era só uma pessoa sozinha, cristã, que queria fazer parte daquele evento de alguma maneira, que gosta de compartilhar, que se doa de alguma forma e que acredita na fé que pode curar.

Aquele almoço fez bem a todos.

Ao aceitarmos o convite, melhoramos o dia da Rosa Maria.

E também o nosso.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos