Você anda com os Batistas?! Mas, por quê?
Nos últimos dois anos tive a honra de compor a Diretoria dos Batistas Mineiros. Um tempo de boas conexões, excelente convívio e acompanhamento de importantes projetos. A Convenção Batista Mineira é resultado da cooperação das Igrejas Batistas no Estado de Minas Gerais.
Uma história centenária que garante a continuidade de homens e mulheres dedicados ao estudo sobre o livre arbítrio, mantendo a busca por um ambiente democrático que garantisse a liberdade de opinião e o zelo pela educação transformadora.
O estudo bíblico é uma das marcas dos Batistas. Uma preocupação genuína em incentivar as pessoas a se aproximarem da Bíblia e praticarem o hábito de estudar. Esta foi uma das preocupações que orientou os pioneiros em Minas Gerais, a estabelecerem a Rede Batista de Educação . As Igrejas Batistas reunidas na personalidade jurídica da mantenedora impactam a vida de muitas pessoas ao longo dos anos com ensino de qualidade e zelo pelos valores cristãos.
Chegar até este momento, e fazer parte da liderança Batista é um legado geracional. Sou Batista porque no interior no Maranhão, próximo a Imperatriz, algumas pessoas acolheram um órfão que sofrido pelas condições impostas pelo padrasto foi resgatado para um novo contexto. Aos 19 anos de idade meu pai iniciou o seu processo de envolvimento com a Igreja Batista local, e um grupo de pessoas o apoiou para que iniciasse o seu processo de alfabetização. Esta foi a mesma realidade da minha avó materna, quando em um lugarejo próximo a Caratinga, no distrito de Santo Antônio ela aprendeu as primeiras sílabas, lendo a Bíblia.
Meus antepassados, na fragilidade do contexto em que viviam foram alcançados por pessoas generosas e dispostas a estudar a Bíblia com eles. Meu pai, de analfabeto a diplomado em Teologia se consagrou ao ministério pastoral e foi um líder muito dedicado a denominação Batista. Até hoje, ainda ouço coisas novas sobre o que ele fez em seu tempo, de uma maneira muito impactante, para favorecer o desenvolvimento da Igreja Batista nas localidades por onde passou, como também para apoiar as lideranças denominacionais e os veículos de comunicação entre os Batistas, no Brasil.
Pessoas >> Famílias >> Igrejas >> Convenção Batista >> Colégio Batista
Cresci em Igrejas Batistas, aprendi sobre a Bíblia ali, e dialoguei com bons mestres que também se preocupavam em favorecer uma vida integral incentivando o desenvolvimento de aspectos para a liderança. Minha primeira função voluntária pública foi em uma Igreja Batista, como secretária da Escola Bíblica. Eu me sentia muito importante em poder servir a uma comunidade e percebi o peso dessa responsabilidade.
Aprendi a trabalhar com gerações distintas, respeitando cada pessoa como membro de um corpo, com direito a voz e voto! Hoje, congrego na Igreja Batista do Barro Preto (Belo Horizonte/MG) e sirvo na Comissão de Patrimônio e Finanças, e como membro do Conselho Fiscal da Associação Batista Bem Viver, que favorece as ações da ILPI Recanto Vida.
Ainda com 13 anos, me dispus a ser líder dos adolescentes da região, na UNABAVAÇO (União dos Adolescentes Batistas do Vale do Aço). O período da adolescência foi marcado por possibilidades, base bíblica, conexões e muitas amizades! Da região para o Estado, tive o privilégio de fazer parte do Turma de Minas, e viver bons momentos com a Jubam.
Quando chegou o momento de estudar da Federal e vir para Belo Horizonte, foram justamente as famílias Batistas que me acolheram na cidade, e me ajudaram na adaptação. Durante a vida universitária, uma turma de filhos de pastores e missionários se consolidou de maneira muito particular, estabelecendo conexões e promovendo abordagens relevantes sobre os desafios de ser filho(a) de líderes dedicados ao bem comum, e desafiados a viver uma vida de santidade, e com um ambiente familiar saudável.
Recomendados pelo LinkedIn
Finalizada a faculdade e o mestrado, um novo tempo me aproximou da Convenção Batista, quando pude assessorar o planejamento estratégico e as comemorações dos 90 anos dos trabalhos batistas, apoiando inclusive a elaboração de um livro registro que conta o relato dos peregrinos "Das Trilhas de Minas para a Estrada Real". Um tempo de desenvolvimento e aprendizado, com a oportunidade de convívio com líderes muito especiais. Das experiências valiosas, outra fase da vida se abriu e o tempo de dedicação a Faculdade de Teologia foi o meu lugar por 14 anos!
Como professora da escola de formação de pastores e líderes tive a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de muitas pessoas, ser colega de trabalho de teólogos singulares, e perceber o crescimento relevante da Rede Batista de Educação nos últimos anos. A dedicação refletida pelo empenho em promover uma formação de qualidade a cada um dos meus três filhos corrobora com a expectativa do meu marido, que também foi estudante da Rede Batista.
No meu nome, não existe sobrenome Batista. Tenho Lima, Ribeiro e Oliveira. Mas, na minha identidade, tenho o DNA Batista. Fui educada com regras parlamentares, incentivada a propor e a apoiar! Prefiro dialogar a determinar caminhos para os outros. Aceito a soberania de Deus e minha limitação em interpretar a verdade revelada, mesmo me dedicando a compreender os ensinamentos bíblicos.
Respeito as outras denominações. Mas, sou Batista! Nasci em um lar Batista, estudei para entender o que é ser Batista, escolhi seguir em uma Igreja Batista e servir a denominação Batista. Valorizo o estilo dos Batistas de missão. A educação que recebi dos Batistas me favorece na vida, diante da proposta de: autonomia, cooperação, livre-arbítrio e prática de estudos.
Fico feliz em perceber a unidade dos Batistas na busca por projetos que impactem a vida de uma maneira integral. Um tempo de paz, com foco direcionado para melhorias. Quando me chamam para compor a mesa da Diretoria e olho nos olhos das pessoas que estão dedicadas a esta função, agradeço a Deus por fazer parte deste seleto grupo de pessoas que estão unidas para algo maior, praticando o amor ao próximo, com respeito e cordialidade.
Nesta oportunidade que tive em fazer parte da liderança dos Batistas, por algumas vezes, pensei que muitos outros Batistas estão por aí, dedicados a sua vida local, fazendo a diferença no ambiente familiar, no trabalho e na igreja. Mas, eles também poderiam se envolver no fomento ao desenvolvimento das estruturas de governança para termos um ambiente suficientemente engajado como era no tempo dos nossos pais, e assim manter os esforços que foram dedicados.
Que nossos espaços de cooperação continuem a ser favoráveis a receber o engajamento de mais pessoas que buscam e zelam pela paz e pela ação potencializadora das pessoas que se dedicam a este honroso serviço! Em Minas Gerais, percebi durante os dois anos que estive na Diretoria, um ambiente complexo pela dimensão do Estado e suas particularidade, mas muito agradável, repleto de proposições, e bons resultados!
Ouse participar e se engajar a causas que possam transcender a sua própria sobrevivência. Viva para favorecer o desenvolvimento pessoal de mais pessoas. Apoie os líderes que tem construído com colaboração os novos projetos impactantes para a nossa vida em sociedade, enquanto cumprem a missão!
De fato, eu ando com os Batistas! Acho que aprendi a andar com eles... e tenho a honra de continuar os passos ao lado deles.
Professora na PUC Minas
5 mGratidão aos Batistas Mineiros, pelo privilégio de fazer parte da Diretoria da Convenção Batista Mineira, nos próximos 2 anos.
Sócio-gerente na GRD Consultores e Design de Negócios Ltda
5 mNós precisamos de pessoas de valor como vc!!! Parabéns!!!!
Consultor de Desenvolvimento de Negócios | CALFF Consultoria e Energia Ltda
5 mInspirador, Josmaria! Que Deus continue te abençoando.
Gestão Comercial | Administrativo | C - Level | Diretor | Estratégia | Gestão de pessoas.
5 mFantástico artigo, mas acima de tudo em se colocar como serva dedicada do nosso Senhor e Salvador. Parabéns!!!
CEO da Rede Batista de Educação
5 mParabéns, Professora Josmária, por sua trajetória, aprendendo e ensinando na denominação Batista em Minas. 👏🙏