Você conhece a diferença entre MEI E ME?
Se você é empreendedor e pretende regularizar o seu negócio, você já deve ter se perguntado sobre qual tipo de empresa abrir.
MEI – Micro Empreendedor Individual → quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica. Para ser registrado como Microempreendedor Individual, a área de atuação do profissional precisa estar na lista oficial da categoria, já que o MEI foi criado com o objetivo de regularizar a situação de profissionais informais.
ME – Microempresa → De maneira bem simplificada, uma microempresa (ME) é a Pessoa Jurídica cuja atividade ou cujo porte da empresa não se enquadra como MEI. Uma característica muito importante das MEs, e que acaba sendo uma grande vantagem, é o fato delas se enquadrarem na Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Graças a essa legislação, as microempresas (ME) são protegidas e até mesmo favorecidas de modo a usufruir de certas importantes vantagens, como pagar menos impostos.
Geralmente, o MEI é a pessoa que, além de trabalhar por conta própria, é também o indivíduo que está à procura da melhor forma de começar seu negócio sem ter que lidar com tanta burocracia. No entanto, após abrir o MEI, duas situações podem acontecer: ou a empresa é pequena suficiente para continuar sendo MEI, ou ela irá crescer tanto que não se enquadrará mais como MEI.
Caso aconteça a segunda situação, o próximo passo será abrir uma ME. As microempresas também apresentam menos burocracia quando se trata de abertura de empresas, principalmente com a simplificação do pagamento dos impostos, que são feitos de forma rápida através de uma única guia.
Conteúdo também disponível no instagram: @advocacialarissafonseca
#direitoempresarial #empreendedorismo #pequenasempresas #mei #me #advocacia