Você conhece seu público?
Ontem, no MBA de Negócios Digitais, tive uma aula muito boa com a Virginia Westphalen Moreira, sobre consumidor/público, papel e posicionamento de marca, gênero e diversidade e resolvi compartilhar um pouco do que ficou para mim.
Refletimos sobre estes temas a partir da análise de algumas campanhas publicitárias de marcas como a Thinx (for people with periods), Cover Girl (James Charles), Bic (pen for her), Risque (homens que amamos), Dove (men care), Nike (flyease), Heineken (worlds apart), entre outras. Fomos provocados a externar nosso ponto de vista, então, vamos lá ..
Bom, penso que toda empresa/marca deve conhecer seu público e isto é bem mais amplo do que saber o gênero, falo de hábitos, preferências, personalidade, etc..
Ao conhece-lo (quem consome seus produtos), penso que a empresa deve definir qual é o seu papel, como ela irá comunicar-se com seu público, qual mensagem quer passar.
E, falando como consumidora, ter este “cuidado” na mensagem ajuda no sentimento de inclusão, de aceitação do público para com a marca. Sabe quando nos sentimos representado por uma marca, pois é, isto engaja, conecta.
A verdade é que o desejo de consumir este ou aquele produto independe de gênero ou habilidade das pessoas, está muito mais ligado a personalidade de cada um.
Estas reflexões são importantes, mas o mais importante são as mudanças que elas deveriam gerar. Quando penso nisto, lembro dos tradicionais cadastros de lojas que preenchemos, sejam físicos ou virtuais, que perguntas são feitas, são as mais adequadas para conhecer o público? E nas lojas físicas, as empresas estão fazendo alguma ação para conhecer os seus consumidores e suas experiências de visitação e compras?
São aulas como esta que me motivam, pois geram aprendizado, e isto é muito valioso.
Planejamento / Criação / Marketing Industrial
6 aPerfeito, Valéria. Acabei não indo na aula e pude absorver um pouco do que foi apresentado pela Virginia, através do seu relato.