Você empreendedor, sabe o propósito do seu negócio?
Propósito: A gente sabe realmente o significado dessa palavra?
Bem, muitos dirão que sim. Mas acredito que não basta apenas saber, é preciso sentir.
Tudo começa pelo propósito. Não se trata apenas de missão, visão e valores, é uma camada mais profunda.
Por que que você está montando essa empresa? Ela vai fazer diferença na vida das pessoas? Isso te inspira? Você é bom nisso? Essas são as perguntas são cruciais para definir o propósito do seu negócio. A partir daí, os próximos passos serão mais fáceis, pois serão pautados no propósito. Começar por aí é esclarecedor, acredite!
Há pouco menos de um ano, uma amiga que estava começando o seu negócio me procurou pedindo auxílio com dicas de marketing, posicionamento, comunicação, etc. Perguntei a ela qual era o motivo pelo qual ela estava abrindo aquela empresa e a resposta foi que ele tinha decidido se dedicar mais a maternidade já que a filha estaria junto dela se ela tivesse o seu próprio negócio, vendendo queijo de Minas feito pela mãe.
A história é muito bonita que envolve o empreendedorismo, família e tradição e o propósito dela vai muito além de vender queijos.
Bem, o queijo. Ele está presente em tantos momentos do nosso dia a dia. Seja no café da manhã, seja numa lasanha para o almoço, naquele lanche saboroso à noite e até mesmo numa porçãozinha para saborear com os amigos, na sexta-feira. Todos esses momentos famílias se juntam a mesa.
O propósito do negócio dela é contribuir para tornar aquele momento de confraternização mais saboroso com produtos mineiros de qualidade feito com amor e dedicação. Percebe a diferença? E assim nasceu o Marina Mineira, com um futuro promissor pela frente.
Muitas empresas estão se reinventando agora nesse momento de caos. O que elas estão fazendo para suavizar a vida de seus clientes em meio ao isolamento, ao medo e a incerteza do futuro?
Você que tem o seu negócio, reflita o que a sua empresa entrega de valor. Não é só vender, é sentir o impacto que ela gera na vida do seu cliente. Se preciso, corrija rotas, refaça estratégias, se reinvente. Não há nada de errado nisso. Talvez você se surpreenda com o que vai encontrar, quando decidir revisitar.
Vender sapatos femininos? Não. É empoderar a mulher com estilo e beleza em sua caminhada. Vender carros? Não. É dar o poder de escolha como você quer se locomover com segurança e conforto, seja qual for o seu caminho.
A gente gosta de empresas assim, que tenham causa, que resolvam dores. Mas que também saibam comunicar de forma genuína e clara. Reflita o seu propósito e faça com que ele chegue ao seu cliente.
E a única certeza que temos daqui para frente é que o mundo será diferente e você pode dar o primeiro passo para fazer a diferença com o seu propósito.
Consultora comercial - Atendimento ao cliente -Marketplace
4 aPropósito é isso! Ótimo texto Cá.
Coordenador Corporativo de Compras | Fadel Transportes e Logística - MBA Controladoria Empresarial
4 aÓtimo Cami. Excelente artigo. Parabéns!!!!
Analista de Negócios | Analista de Processos | Product Owner | BPM
4 aMuito bom Camila! Parabéns pelo texto, nos faz refletir sobre o propósito dos negócios, que é o que realmente o faz crescer.
ARGOUD REPRESENTAÇÕES - HÁ 23 ANOS
4 aExcelente !!!
Projetos PMI | ITIL | Network Infrastructure & Security | Cloud Computing
4 aCamila Pereira , Um ótimo texto...leitura leve e mensagem clara.... Continue assim criando bons conteúdos.... Parabéns !!!!