VOCÊ ESTÁ COM DIFICULDADE DE SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO?
Por algum motivo, você ainda não conseguiu se recolocar no mercado de trabalho... preste atenção nos passos que vou apresentar para você dar a volta por cima e, recomeçar com força total.
Tenha bem claro seu foco de trabalho, isto é, saiba exatamente o que quer fazer e onde quer trabalhar.
Sabendo aonde chegar e tendo foco... me responda, o quão atualizado você está com relação a carreira dos seus sonhos? Algumas coisas podem ter mudado nesse tempo e podem exigir atualização.
E por isso, você deve entender quais competências técnicas e comportamentais são úteis hoje na carreira dos seus sonhos e após uma comparação com as suas competências atuais, determinar no que precisa se aprimorar e buscar cursos de aperfeiçoamento, eles podem ser fundamentais para a sua recolocação.
Feito isso, defina onde gostaria de trabalhar, quais empresas que te interessam busque se conectar com pessoas que possam te ajudar a encontrar as oportunidades.
Conecte-se a profissionais de RH e outros da área onde deseja atuar. Uma ferramenta fundamental para iniciar essas conexões e criar o seu novo network, é sem sombra de dúvidas, o LinkedIn.
Nesse momento, também reative a sua rede de contatos profissionais, aquele famoso “network” (rede de contatos de trabalho), sem dúvida nenhuma, esse é um passo importante, para VOCÊ voltar ao mercado de trabalho mais rapidamente. Afinal, pessoas que você conhece de modo pessoal ou profissional podem indicar seu nome com mais propriedade. Colegas que já trabalharam com você saberão falar sobre suas competências e sobre o quanto é possível contar com você em momentos de desafio. “Um ex-colega ou ex-chefe pode indicar seu nome para uma oportunidade e não simplesmente repassar seu currículo. Não é mesmo?
Contatos pessoais também são interessantes, porque hoje em dia esse tipo de indicação é muito valorizado pelas empresas. “Quem recomenda um amigo pode atestar que ele é de confiança. Ou seja, para começar, deixe sua rede de contatos saber que você está no mercado e pronto(a) para voltar à ativa.
Outro ponto importante... não esqueça de Preparar seu “cartão de visitas”, como costume chamar o currículo. Não adianta nada, ser bem recomendado e não estar preparado para aproveitar a oportunidade quando ela surgir.
“Seu currículo precisa ser pronto, acessível e bem elaborado, com boa apresentação, destacando os principais resultados de sua carreira e te diferenciando dos outros profissionais do mercado. Um bom currículo tem no máximo 3 folhas para profissionais mais seniores. Invista em um currículo clean e moderno, tem um modelo no meu site, você pode baixar e usar. Você encontra o link no meu perfil do LinkedIn.
Recomendados pelo LinkedIn
Outro passo, seria visitar as suas mídias sociais, não basta preparar o currículo e deixá-lo salvo no seu computador à espera de um milagre. É preciso compartilhar e manter as informações atualizadas nas mídias sociais profissionais. Sem contar que, estar ativo nas redes é também uma forma eficiente de ativar seus contatos profissionais. Cuidado com fotos, frases e nomes adotados nas redes e e-mails, já vi certos apelidos nada "adequados" para quem está tentando uma recolocação no mercado de trabalho.
Não bombardeie o mercado com seus currículos, direcione-os para as posições que realmente você tem interesse e que tenha aderência mínima de 70% aos requisitos e competências apresentados.
Prepare-se para o processo seletivo, faça os testes solicitados com brevidade e treine para fazer a entrevista.
Antes de ir para entrevista, faça uma boa pesquisa sobre a empresa, produtos e serviços, cultura, valores, concorrentes, mercado, potenciais clientes, etc. Durante a entrevista, jamais fale mal das empresas anteriores, de líderes/chefes e colegas de trabalho.
Tenha clareza de todos os requisitos, competência técnicas e comportamentais exigidas pela vaga e procure correlacionar com sua experiência, habilidades e competências e reflitas que problemas você pode solucionar na empresa e quais são os seus diferenciais.
Faça uma linha do tempo para lembrar os sucessos e os problemas profissionais que teve, e treine contar a sua história profissional.
Procure sempre dizer a verdade, pois os recrutadores são treinados para perceber quaisquer discrepâncias.
Depois dessas orientações é ter coragem, e ir frente na direção do seu novo trabalho.
O seu SIM vai chegar, não desista jamais.
Boa sorte nos seus futuros processos seletivos!
Enfermeira Intensivista
2 mMuito interessante. Muito obrigada! 🙌🙏👏
--
9 mRfds
Gerente de Logística RJ/SP na Greenpeople com expertise em Distribuição Urbana Last mille
10 mGostei muito da sua publicação e achei bem interessante suas sugestões para voltarmos ao mercado de trabalho! Obrigado pelo seu post 👏👏👏
Técnico SAV. Cimertex-Sandvik. Portugal-Aljustrel / Brasil-Vazante Manutenção Preventiva-Corretiva-Inspeção.
10 mBravo 👏🏾👏🏾👏🏾 Fantástico Maria Isabel.
Engenheiro civil | Especialista em Construção Civil | Orçamentos | Projetos | Execução de Obras | Gestão de Equipes | Perícia | Avaliação de Imóveis | Fiscalização de Obras | Planejamento | Saneamento | Autocad | Excel
10 mOlá, Maria Isabel. Tudo bem? Nos últimos dias percebi uma inércia da minha parte quando aos objetivos profissionais que possuo. Percebi que estava aguardando o que tanto almejo cair no meu colo. Tive que virar a chave e perceber que sou o protagonista da minha jornada, dessa forma, comecei a colocar em prática algumas das dicas que foram citadas nesse artigo. Obrigado por compartilhar algo tão valioso para aqueles que ainda estão em busca de realizações.