Você está errando na divulgação pela Internet? 4 Dicas de Marketing Digital
Fico perplexo ao ver empreendedores errando no processo de venda na internet! Se voltarmos no tempo, especificamente em 1898, veremos como o St. Elmo Lewis criou uma metodologia que ajudava equipes de vendas simplesmente a venderem mais. O chamado modelo AIDA entendeu profundamente o processo de decisão do consumidor, ajudando inúmeras empresas a lucrarem na relação com seus clientes.
Até hoje, a chamada "fórmula mágica" para gerar vendas se fundamenta na abreviação AIDA, iniciais para (A)tenção, (I)nteresse, (D)esejo e (A)ção. Estas seriam as fases que um cliente precisa amadurecer gradativamente até tomar a decisão de comprar um produto ou serviço.
Trazendo essa discussão para os dias atuais e principalmente para a realidade do marketing digital, percebo que muitas empresas concentram suas estratégias nas ferramentas e esquecem que antes de qualquer venda, é necessário ganhar a atenção do potencial cliente.
Empresas de pequeno e médio porte costumam encarar os desafios de consumidores que não conhecem a marca, não consideram os produtos e muito menos estão inclinados a comprar. Reconhecer as barreiras é tão importante quanto acertar na ferramenta de divulgação. Não é por acaso que plataformas como Google e Facebook utilizam conceitos semelhantes do AIDA na publicidade on-line.
Portanto, confira algumas dicas de marketing digital para as 4 fases do funil de vendas:
1. (A)tenção
Utilize visuais atraentes com cores fortes e imagens de alto impacto para chamar a atenção. Inclua sempre informação de fácil entendimento e construa páginas que carregam rápidamente no computador ou celular para evitar uma possível evasão do usuário no site. Obviamente, não poderia esquecer da inserção de um "Call To Action" (CTA) - chamada para ação - estimulando o cliques em botões como "COMPRE", "CADASTRE-SE" e afins. Importante lembrar também dos posts na redes sociais que nem sempre precisam chamar a atenção com abordagens diretas e tradicionais de vendas, mas utilizam de algumas "licenças poéticas" para comunicar neste ambiente. A principal dúvida mental nesta fase: "Opa! O que é isso?".
2. (I)nteresse
Nesta fase, é preciso tirar o usuário de cima do muro e fazer com que ele se interesse pela oferta. Utilize títulos atraentes e textos complementares para instigar ainda mais o interesse. Não é coincidência vermos pela internet diversas postagens com "Links-Iscas" simplesmente para fazer você parar e se interessar pela leitura.
Após o clique de um anúncio ou postagem, é necessário construir páginas especiais (Landing Page) que destaquem a sua mensagem. Este tipo de página é considerada uma das estratégias mais eficientes, pois evita a dispersão da atenção que ocorre em poucos segundos pelo visitante da página. Lembre-se que a principal dúvida que paira no ar nesta fase é: "Será que vale a pena?".
Reflita! "O que precisa ser dito para provocá-lo a se interessar?" - Rodrigo Chagas
3. (D)esejo
O usuário já passou pelas etapas anteriores e agora é a "hora da verdade", esta "verdade" depende de um argumentário forte de convencimento da pessoa em seu site. É aqui que profissionais de marketing e vendas se debruçam nas famosas taxas de conversão de visitas do site para lead (cadastro) ou compra on-line. Indicadores de confiança melhoram a taxa de conversão e podem fazer a diferença entre conquistar mais uma venda e o fracasso. Portanto, utilize recursos como: depoimentos, selos de qualidade, portfolio de clientes, garantias, social proof (prova social - arma poderosa). Todos são recursos de extrema importância para agregar valor a sua marca e passar segurança ao consumidor. Principal dúvida mental nesta fase: "Uau!!! Tenho interesse, mas preciso de mais informação para ter segurança em comprar".
4. (A)ção
A última etapa é a ação, carinhosamente conhecida por Conversão. É aqui que o usuário deixa seus dados de contato (lead/cadastro) ou efetua a compra em tempo real. Portanto, sempre que possível trabalhe com formulários curtos e dê opção ao seu futuro cliente a contata-lo pelo meio mais conveniente para ele. Facilite a vida dele e realize estudos de usabilidade (UX - user experience) na página para saber exatamente onde está errando. Principal dúvida mental nesta fase: "O que eu faço agora? É muito demorado o cadastro? O que vão fazer com meus dados? Será que é seguro?".
Agora que você já sabe um pouco mais das técnicas do marketing digital para conquistar clientes com mais eficiência, sua próxima preocupação será o pós-venda / manutenção de clientes com ações de encantamento, mas falaremos deste assunto num outro post. =)
Até a próxima!!!
Comunicação Corporativa l Gestão de Crise e Reputação l Comunicação Interna l Comunicação Integrada l Assessoria de Imprensa l Gestor de Comunicação l Gestão de Orçamento e Contratos l Gestão de Fornecedores l Eventos
5 aMuito bom!!👏🏻👊🏻
Transformação Digital | Soft Skills | Gestão | Ética | Liderança | Metodologias Educacionais 🖤 Jesus | Família 🚀 P&D Play Escolar Empresa Credenciada SEBRAE PR
7 aQue bacana meu caro! Parabéns! Didático e eficiente!
Driven by Purpose
7 aMuito bem colocado Rodrigo
Diretor Pedagógico e de Ensino da Rede na Colégio Intellectus | Pedagogo | Referência Nacional em Educação Especial | Diretor Geral |
7 aÓtimo artigo Rodrigo Chagas. Fantástico, principalmente para empreendedores que são nativos de áreas técnicas e precisam movimentar a parte comercial. Obrigado pelas dicas.
Especialista em Marketing e Branding, Economista, Conteudista e Professor. Criativo e Bem Humorado | Estratégias Inovadoras para Resultados Impactantes
7 aMuito bom. Parabéns.