Você está "na correria"?
Constantemente quando converso com colegas e amigos, ouço a expressão: "Tô na correria". Parece que virou uma regra, ou "moda". Moda triste, não é? Afinal não devemos normalizar a falta de tempo e a "correria". Você sabia que a “correria” pode causar falta de conexão com o próprio corpo, com os próprios processos e necessidades e também com as pessoas à nossa volta, levando ao embotamento de emoções e à surdez emocional? É tempo de parar, refletir e modificar essa dinâmica tão nociva à nossa saúde emocional, psíquica, física e relacional.
Numa das épocas mais “corridas” da minha vida, eu estive bastante desconectada de mim mesma e me mantive em uma fuga inconsciente sobre reflexões e decisões importantes que eu precisava tomar. Preste atenção nessa minha experiência e avalie honestamente se você também não está “na correria”, em uma condição parecida com a que eu vivi.
Uma situação que acompanhei também com atenção, foi no período da pandemia, quando as pessoas se viram obrigadas a estar em casa. Muitos divórcios aconteceram e não foi por causa da convivência exacerbada. Quando as pessoas estão empenhadas e envolvidas emocionalmente, elas dão um jeito.
A grande questão naquele período, foi que muitas pessoas que podiam usar o trabalho como desculpa para não estar em casa, deixaram de ter essa justificativa, assim, precisaram se haver com as questões. Mais um alerta aqui: será que você vive mais conectado com o trabalho porque não gosta de voltar para casa?
Eu adoro o meu trabalho e sei que justamente por isso, sou mais suscetível a extrapolar os meus limites. Não só eu, claro! Você também! Esse então é outro aspecto a considerar. Tudo bem amar o trabalho, mas faça uma avaliação sobre as outras coisas e pessoas que você ama e coloque na balança. O painel de controle do livro “Design your life” pode ser um bom começo. Compartilho a imagem abaixo! A ideia é que você avalie cada uma dessas 4 áreas do seu painel! ;) E cuide das que lhe aprecem mais críticas!
Está tudo bem querer ser bem sucedido (de acordo com seus critérios), mas atente-se ao fato de que querer resultados financeiros às custas da sua saúde e das suas relações não é uma boa escolha. Uma hora a conta chega e o pagamento não é em dinheiro! E mais, diversos estudos indicam os benefícios das pausas, inclusive, para a geração de ideias e o incremento da produtividade.
Recomendados pelo LinkedIn
Ao fazer uma avaliação bastante criteriosa e honesta, verifique se você sendo líder, está delegando e confiando pouco no seu time. Avalie se você criou paradigmas, ideias equivocadas como: “é preciso trabalhar duro”, será? Tenho constatado que é preciso trabalhar de forma inteligente. Muitas pessoas que gastam horas e horas no trabalho, o fazem por falta de planejamento, falta de definição de prioridades e distribuição inadequada das atividades. Será que está acontecendo com você?
Por fim, sei que ao fazer sua avaliação, pode perceber que está realmente sobrecarregado(a) porque está faltando braços na sua equipe, ou porque o volume de trabalho aumentou devido a um projeto específico ou crise. Verifique qual é a possibilidade de que essa situação se modifique. Você pode chegar à conclusão de que talvez seja hora de se abrir para o mercado e buscar novas oportunidades que lhe permitam maior qualidade de vida.
Sabemos que há momentos em que precisaremos nos dedicar mais mesmo, às vezes essa fase se prolonga por mais tempo, especialmente se você estiver empreendendo. Mas atenção: uma hora a conta chega! Não se desligue totalmente das suas necessidades de descanso, pausa e interação genuína com as pessoas que você ama.
Espero que neste feriado, você possa refletir sobre sua "correria" e voltar sua atenção às suas necessidades de conexão tão vitais. ;)
Ah! E cuide para que o seu descanso, sua pausa tenha qualidade! De preferência, longe do celular e das redes sociais!
Deixo aqui um post do LinkedIn Notícias que me motivou a escrever esse pequeno artigo e complementa nossa conversa!
Gente | Desenvolvimento de Lideranças | Treinamento Corporativo | Avaliação de Desempenho | LMS | Headcount | Cultura Organizacional | Gestão de indicadores | KPI | Desenvolvimento de Competências | Gestão de Clima
9 mAchei super pertinente para o momento atual, onde a empatia e a saúde emocional precisa começar por nós mesmos.
Muito bom! Obrigada!