Você está preparado para o último trimestre de 2024?
Estamos chegando ao final de setembro, e a contagem regressiva para o último trimestre do ano já começou. Com ele surge a urgência de cumprir metas e consolidar resultados de 2024. O tempo é precioso!
Quais desafios ainda estão na sua mesa?
E mais importante, como você pode garantir que esse trimestre seja um sucesso? É hora de ajustar estratégias, resolver pendências e preparar o terreno para entrar em 2025 com tudo em dia.
Aqui na Sust’nReal, as últimas semanas têm sido intensas, mas cheias de aprendizado e trocas. Participamos de eventos sobre inovação e sustentabilidade que estão inspirando o futuro dos negócios. Veja mais sobre esses eventos aqui.
Também estive novamente no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA , onde conduzi uma roda de conversa sobre equidade de gênero com a Grace Lima, MSc , a alta administração representada pelo reitor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi e pró-reitor Celso Hirata , alunos e alunas, para discutir os desafios de uma instituição que permitiu apenas em 1996 que as mulheres pudessem ingressar na graduação. Foi inspirador testemunhar os relatos, as angústias e, ao final, o brilho nos olhos com esperança e determinação para construir um ambiente que melhor integre as mulheres na engenharia.
Facilitar conexões entre as novas gerações e as lideranças é algo que me enche de energia.
Foi incrível ver como o mundo empresarial e o acadêmico estão se conectando cada vez mais com o futuro sustentável e inovador que estamos construindo.
O que estar atento neste último trimestre
1. Finalização das execuções: hora de acelerar
O último trimestre do ano é decisivo para a execução das metas. Não adianta deixar ajustes críticos para o próximo ano se ainda há tempo de atuar agora. Empresas que realizam uma revisão estratégica neste período tendem a ser 20% mais bem-sucedidas na entrega de metas, segundo um estudo da Harvard Business Review . Este é o momento ideal para alinhar processos, eliminar gargalos e realizar workshops que identifiquem os desafios que ainda estão impactando o desempenho. Na Sust'nReal - sustentabilidade na vida real , oferecemos workshops personalizados para ajudar sua empresa a fechar o ano com um plano sólido de execução.
2. Alinhamento com stakeholders: clareza e compromisso
A gestão eficaz de stakeholders é um dos grandes diferenciais competitivos, especialmente no contexto da sustentabilidade. Empresas que alinham expectativas de forma clara com seus stakeholders possuem uma vantagem significativa. Um estudo da Deloitte mostra que 30% das empresas que fazem isso atraem mais investimentos e têm uma reputação mais sólida. No final do ano, é essencial revisar e alinhar expectativas com seus principais parceiros e fornecedores, garantindo um fluxo de comunicação eficaz e preparando o terreno para os próximos projetos.
3. Engajamento do time: manter o foco e a saúde mental
O desafio de manter o time engajado até o final do ano é real. Um estudo da Gallup revelou que empresas com equipes altamente engajadas têm 21% mais lucratividade, mas que o engajamento cai até 12% no último trimestre. O papel da liderança é manter o time focado, alinhado às metas e motivado para entregar resultados. Estratégias que envolvem reconhecimento, clareza de metas e uma comunicação aberta e contínua podem ser decisivas para manter o nível de produtividade até o fim do ano.
Recomendados pelo LinkedIn
Estabelecer prioridades que equilibrem curto e longo prazo, fazendo escolhas que estejam alinhadas às demandas internas e externas, bem como aos princípios e valores da sua organização, contribui para diminuir a sobrecarga que o time sente nesta época do ano. Você, como líder, esteja atento também à saúde mental de sua equipe. O apoio pode vir na forma de conversas, palestras, ou mesmo em workshops práticos de realinhamento ou construção conjunta de caminhos. Se quiser ajuda, entre em contato.
4. Conexão com os eventos globais: o que está em jogo?
Realizados nos últimos meses do ano, eventos como COP29, Climate Week NYC, e as discussões do G20 sobre a transição para uma economia circular e de baixo carbono trarão insights valiosos para os próximos anos. A urgência de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C é o principal tema, junto com a necessidade de lidar com os efeitos climáticos adversos, e com isso a necessidade de investimentos em descarbonização, resiliência climática e economia circular. Segundo o World Economic Forum , a economia circular pode adicionar até US$ 4,5 trilhões à economia global até 2030. Empresas que se antecipam a essas mudanças capturam não só conformidade regulatória, mas também novas oportunidades de crescimento. Continue conosco para descobrir mais sobre as principais tendências e desdobramentos destes eventos.
5. Preparação para relatórios de sustentabilidade: planeje agora!
Relatórios de sustentabilidade são mais do que uma exigência; são uma ferramenta estratégica que pode ajudar a fortalecer a imagem da sua empresa. Estudos da McKinsey indicam que empresas que produzem relatórios claros e concisos atraem 58% mais investimentos. Um ótimo exemplo de como isso pode ser feito de forma eficaz é o relatório da Home Agent , desenvolvido pela Sust’nReal. Este relatório foi capaz de contar a história de impacto da empresa de forma simples e direta, sem se perder em um volume massivo de informações, e ainda assim capturar o interesse de investidores e stakeholders. Veja uma prévia abaixo e acesse o conteúdo completo aqui.
Em breve: Curso de mudanças climáticas
Nosso curso “Gestão Estratégica de Mudanças Climáticas” está quentinho e quase saindo do forno. Com muita alegria, logo logo iremos divulgar este nosso primeiro curso. O seu foco é a preparação de líderes para atuar na transição dos negócios que buscam alternativas mais sustentáveis nas temáticas de emissões de gases do efeito estufa (GEE) e eventos climáticos adversos. Spoiler: inclui uma sessão bônus sobre inventário de carbono com Keyvan Macedo. Esperamos você em breve!
Conclusão: o futuro começa agora
O fim do ano se aproxima, mas ainda há tempo para garantir que 2024 seja um ano de grandes realizações. Conte com a Sust’nReal para ajudar sua organização a fechar o ano com um plano estratégico e a começar 2025 de forma consistente. Estamos prontos para apoiar você e sua equipe na identificação de desafios, no alinhamento de metas e na construção de um futuro mais sustentável e próspero.
Aproveito e deixo aqui um convite para você que tem interesse em ver mais sobre como as empresas vêm transformando seus desafios em resultados reais! No Sust'Talks #21, receberei David Schlesinger , cofundador e Chief Executive Officer da Mendelics . Nos conhecemos ainda na faculdade, num programa de intercâmbio científico no Instituto Weizemann, em Israel. Dia 1 de outubro às 12h, programa-se e participe com esse link.
Vamos juntos transformar desafios em oportunidades e construir o futuro dos negócios.
Caso você ainda não esteja inscrito, lembre-se de se inscrever nesta newsletter para receber as novidades.
Executiva de Sustentabilidade | ESG | Economia Circular | Líder de EHS | Responsabilidade Social Corporativa (CSR) | Diversidade e Inclusão DE&I | Mentora | Conselheira C101 | Membro da Comunidade Negra Forbes
3 mMas já??
Governança | Expertise as a Service | Conselheiro
3 mAndressa , observo que muitas empresas transformaram o planejamento em um ritual massacrante e teórico. Legal a forma como você conectou todas as pontas e stakeholders , para um planejamento real e pragmático.