Você improvisa bem na hora de falar em público? Cuidado: você pode estar fazendo do jeito errado!

Você improvisa bem na hora de falar em público? Cuidado: você pode estar fazendo do jeito errado!

Se você só improvisa, você comunica errado

Pense rápido: você é chamado para participar e conduzir uma reunião na semana que vem. A reunião é extremamente importante para você e o seu negócio e o assunto que irá tratar é do seu conhecimento, algo que domina bem. O que você faz: confia na sua experiência e na hora “H” fala de improviso para passar uma imagem mais natural ou dedica uma parte do seu tempo para se preparar, pensar no que vai dizer, estudar as possibilidades e até traçar estratégias de abordagem para essa reunião?

Pode parecer estranho, mas boa parte das pessoas quando questionadas dessa maneira confia apenas na sua capacidade de improvisar e vai para um momento decisivo como esse apenas com aquilo que ela acredita ser capaz de fazer. Aliás, muitos dos executivos de grandes corporações que atendemos relatam que confiam mais no instinto e capacidade de improviso do que em uma boa preparação.

É comum ouvirmos o seguinte relato: eu estava sem tempo, então, eu preparei a minha apresentação ou o conteúdo do que precisava falar no avião a caminho da reunião. Foi tudo feito de última hora.

Nada contra quem é bom de improviso, aliás, essa habilidade ajuda muito em situações que requer boa capacidade de pensamento rápido. Porém, só é bom de improviso quem antes se dedica a uma boa preparação. Isso pode parecer contraditório, mas não é!

Veja o caso dos humoristas de standup comedy, conhecidos por serem excelentes na arte de improvisar. Saiba que nenhum improviso deles é uma sacada de última hora. Até para improvisar eles se preparam, planejam e até estudam o que dizer em determinados momentos. O que faz sua arte ser tão genial é que eles estão tão bem preparados que quando falam, fazem parecer que a piada foi improvisada.

Portanto, como sua reunião é certamente mais decisiva do que uma piada de standup comedy por que não se dedicar e preparar o que você vai dizer na hora “H”? Por que não reservar um espaço na sua agenda para treinar a sua próxima apresentação e mapear possíveis estratégias de abordagens para aquela negociação?

Alguns dos mais celebrados executivos mundiais, mesmo tendo uma habilidade quase nata de improvisar e de se comunicar bem costumam dedicar horas e até dias somente para planejar o quê e o como dizer a mensagem. Um dos exemplos mais clássicos era Steve Jobs que sempre antes de qualquer lançamento da poderosa Apple costumava treinar em detalhes tudo que iria falar. Não por isso, esses eventos além de concorridíssimos eram tidos como exemplos de excelentes apresentações. E se você reparar bem, ele parecia tão natural ao falar que tínhamos a impressão de que estava improvisando.

Dedique um tempo para rascunhar suas ideias, criar um bom roteiro, pensar na forma de iniciar a sua conversa e até treinar isso antes do momento decisivo. Certamente, isso trará mais tranquilidade à você, mais conhecimento sobre o assunto ainda que domine muito bem o que vai falar e evita situações de nervosismo e ansiedade!

É isso que fazemos todos os dias para personalidades, executivos, empresa e pessoas que buscam melhorar sua forma de se comunicar. Se você também quer mandar bem no improviso comece se planejando e se preparando para fazer isso bem feito!! 

Excelente artigo Eloi! Grande abraço.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos