Você integra uma equipe de alta performance?
Uma coisa é certa, para os gestores de pequenas e grandes empresas, sejam estes considerados chefes, líderes ou mentores, quando se trata de desempenho, a busca é clara e objetiva: construir uma equipe de alta performance.
Mas afinal, o que é uma equipe de alta performance e como é possível identificá-la?
Deixo aqui, a minha conclusão acerca deste tema após longos anos de conhecimento adquirido, de prática gerindo pessoas e comandando equipe.
Em linhas gerais, existem algumas características muito procuradas por estas empresas no momento de uma contratação, e que definem um profissional apto a integrar uma equipe de alta performance.
O profissional deve trabalhar com o máximo de planejamento possível, ter controle sobre os cronogramas elaborados e, constantemente, revisar suas metas assim como as metas de toda a equipe.
Este mesmo profissional deve ter ciência de suas responsabilidades e do impacto causado no todo, sendo assim, deverá demonstrar cooperação com ações adjacentes de responsabilidade dos seus pares.
No mais, profissionais que almejam integrar uma equipe de alta performance, devem ser inquietos frente a busca de novos métodos de executarem a mesma tarefa, visando ser não somente eficaz, mas principalmente eficiente, a fim de melhorar a margem de lucro, reduzir custos e consequentemente agregando valor à sua entrega. Para tal feito, será de grande valia estar em constante atualização, de modo a ser capaz de propor soluções “assertivas” à equipe, sempre que necessário.
Recomendados pelo LinkedIn
Já uma equipe de alta performance, por sua vez, é aquela que por meio destes profissionais engajados e com perfis complementares, se tornou capaz de realizar efetivamente suas entregas em quantidade e complexidade além dos esperados, ou seja, de modo significativamente acima da média. A colaboração mútua entre os seus membros faz com que as atividades sejam realizadas de maneira fluida, não evidenciando gargalos permanentes que travem o processo.
Ao falarmos de equipe de alta performance, devemos ter em mente que: a boa comunicação é essencial, o fluxo de informações pertinente ao trabalho é simples e objetivo e, se tratando da rotina destas equipes, a otimização do tempo é regra, uma vez que o foco está em atingir os resultados almejados sem que haja desperdício do tempo com atividades que lhe não agregam valor.
A burocracia existe, mas é restrita aos registros necessários, não há espaço para “perfumaria”. No entanto, para que isso se torne viável, a orientação para atingir os resultados almejados é fundamental.
Sendo assim, ao comparar uma equipe de alta performance com uma equipe convencional, concluo que a maior parte das decisões tomadas dentro desta primeira deve ser tomada a nível da operação, que a gestão deve ser focada em definir padrões e estabelecer fluxos decisórios novos, assim como em preparar cada um que compõe esta mesma equipe para ter capacidade e autonomia para a tomada de boas decisões.
No entanto, uma equipe somente atingirá este patamar de desenvolvimento caso a empresa em seu nível máximo compreenda que o seu bem de maior valor se concentra em seus colaboradores.
Colaboradores estes que engajam e agem como donos!
Dito isso, as próximas palavras me fazem todo o sentido: a gestão de uma equipe deve ter como finalidade “se tornar dispensável”, afinal, o que agrega valor ao trabalho é a operação em si, e não o que a antecede.
Desenvolvimento Analitico | Liderança e Gestão | Pesquisa e Desenvolvimento Farma
2 aExcelente reflexão Rodolfo Ortigara, obrigada por partilhar!
Especialista em Validação de Sistemas Computadorizados | LIMS | SQL | KSD | PSM I | Kanban | Scrum Master | BlackBelt | Python | Treinamentos | Desenvolvimento Analítico | HPLC | ICP
2 aRodolfo Ortigara, bem colocado. Assim como os gestores, os colaboradores também devem pensar assim. Como integrante de uma equipe, sempre entendi que meu papel é deixar todo meu conhecimento e capacidade a disposição da empresa, e transmitir aos meus colegas, e desta forma sempre ter alguém para me substituir. Esta é uma excelente forma de estar liberado para avançar na carreira. Evita-se assim o comum problema de não poder ser promovido por na ter ninguém para assumir o cargo atual.
Mais de 30 anos de atuação na Gestão de Plantas Industriais em empresas farmacêuticas.Start-Up e Gereciamento de plantas
2 aMuito bom Rodolfo , compartilho deste pensamento!!!!
Director, PD/RA/PM | Catalent Pharma Solutions Brasil
2 aÓtima reportagem !! 👏👏👏
Diretor Industrial
2 a"compreenda que o seu bem de maior valor se concentra em seus colaboradores" Perfeita colocação no texto Dr. Sem que isso ocorra nenhum planejamento ou atividades irão sair acima do esperado.