Você já descobriu o seu propósito?
Você já descobriu o seu propósito?
O propósito, representa o sentimento das pessoas de quererem fazer parte de alguma coisa muito maior do que elas próprias. Para sentirem felizes as pessoas, devem fazer algo importante, fazer o importante bem-feito e fazer a serviço de uma causa maior.
O que te faz levantar cedo todos os dias?
Muitos podem pensar “preciso ganhar a vida, sustentar minha família, ganhar dinheiro”, mas será que é só isso!
As pessoas que tem propósito de vida tem mais energia, disciplina, consistência, vivacidade e “sangue nos olhos”, porque elas têm um propósito que às move adiante.
É tão difícil encontrar um propósito, porque às vezes a nossa trajetória é definida por circunstancias de vida e a nossa profissão acaba transformando-se em martírio. Por muitos anos ficamos correndo atrás do próprio rabo, pensando: “se eu fizer uma determinada coisa vai me deixar feliz e vai dar tudo certo”!
As pessoas que vivem por lucro ou pelo salário para manter um emprego, geralmente não tem o mesmo vigor e disposição do que as pessoas que tem propósito. Passam a vida mudando de emprego, pulando de galho em galho. "Ficam presos atrás da história para sobreviver".
Mas se você ainda não encontrou um propósito, não tem problema, porque a maioria das pessoas não sabe o seu propósito de vida.
"A grande sacada é ter consciência no que você quer para a sua vida, mas antes de executar você precisa se autoconhecer".
O autoconhecimento, segundo a “psicologia”, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independentemente de serem positivas ou não.
Não sei você, mas nos meus momentos de pausa, tenho vários insights de reflexão e criatividade. Os meus grandes insights vêm com a corrida e com a leitura, onde eu estou focado. Daí consigo resolver um problema que não encontrava solução.
Mas os momentos de insights podem vir com o silêncio, com a música, com a culinária ou até mesmo com alguma coisa que você realmente goste de fazer.
É esse ponto onde eu queria chegar!
Todos nós temos alguns talentos e esses talentos não podem ficar escondidos. Às vezes a gente pensa que aquilo que fazemos de “graça” ou de “coração” não tem valor. Daí que está o engano, podemos ganhar dinheiro fazendo alguma coisa que realmente nos deixa feliz. Pense e reflita!
Outras dicas interessantes que descobri com a vida:
1. Saia do “piloto automático”, ou seja, daquela rotina repetitiva. Na rotina a gente dificilmente encontrará um propósito. Quebre o padrão. Utilize caminhos diferentes, visite locais diferentes, assista filmes, documentários, séries diferentes, leia livros diferentes, enfim, faça coisas diferentes, pois pode fazer a total diferença.
2. Fuja de grupos de pessoas que “te colocam para baixo”, que não acreditam que a sua mudança pode dar certo! Fique perto de pessoas que querem “mais”, que tem vontade de viver a vida e de contar histórias com orgulho.
3. E por fim, se questione. Muitas vezes adoramos o que fazemos, mas não gostamos do nosso chefe ou até mesmo da empresa que trabalhamos. Não temos aquele “Fit cultural”, ou seja, aquele alinhamento que temos com os valores da cultura e a missão da empresa.
"Podemos dizer que a única coisa que é para “sempre” é de que nada é para sempre".
Não tenha medo de escolher o novo. Não estou dizendo para você largar o emprego, mas em pensar qual é o seu próximo passo para testar alguma coisa de que você realmente gosta de fazer. De que as pessoas dizem que "você faz muito bem e se sente feliz fazendo".
O meu propósito é ser uma pessoa melhor a cada dia, buscando superar a minha própria melhor versão, compartilhando conhecimentos, servindo pessoas, desenvolvendo talentos e contribuindo cada vez mais para um mundo melhor.
Marketing | Produção de Conteúdo | Mídias Digitais | Corrida | Palestrante
4 aDescobrir o propósito é dar espaço para a intuição e acreditar nas próprias habilidades. Foco, dedicação e muito trabalho, mas vale a pena, Giuliano Brasil Graciolli.
Gerente de Negócios / Relacionamento com cliente
4 aMuito bom, com certeza muitos ainda não sabem o que querem... Visto a quantidade de farmácias que temos.