Você já ouviu falar sobre Edutainment?
Edutainment é um termo que descreve um tipo de conteúdo educacional que oferece oportunidades de aprendizado por meio de atividades divertidas. Sua origem vem dos anos 80 a partir da iniciativa do mercado de produtos de entretenimento de fornecer também possibilidade de desenvolvimento educacional em seus produtos. Ao contrário de outras abordagens educacionais, o Edutainment não se limita à sala de aula e pode ser usado também em casa, no contra-período escolar ou em outros lugares onde as crianças passam o tempo fora da escola.
O termo edutainment foi cunhado pelo psicólogo e autor americano Edward W. Kellogg em seu livro "The Art of Teaching" (1897). Em seu livro, o autor a definiu como "a arte de transmitir conhecimento útil por meio de métodos interessantes".
Sabemos que os alunos aprendem através de suas experiências e interações com o mundo ao seu redor. Nas escolas, o aprendizado do tipo "informacional" é aplicado na maioria do tempo e envolve o conhecimento de fatos e detalhes que são aprendidos por meio da observação e interação com o assunto em questão.
Entretanto, em contraste à essa forma de ensino, os alunos também podem aprender de maneira "experencial", quando estão diretamente envolvidos em fazer algo relacionado ao que está sendo ensinado por um instrutor ou treinador. Por exemplo, se você está aprendendo sobre plantas, por que não pegar um pouco de terra da sua horta e plantá-la em vasos ou numa horta para que você possa observar seu crescimento ao longo do tempo? Ou então o professor dar uma tarefa de produção de um texto sobre como cultivar vegetais usando sementes do seu jardim em que o aluno pode experimentar diferentes tipos de sementes até encontrar uma que cresça melhor em sua área!
Enquanto o primeiro tipo de aprendizado requer mais foco na memorização e recordação (por exemplo, memorizar fatos sobre plantas), na abordagem “experencial” há mais espaço para descobertas individuais e formação de memórias não só relacionadas aos conceitos, mais a todas as sensações e compreensões envolvidas na atividade.
Existem muitas possibilidades diferentes de aplicação de edutainment disponíveis hoje e cada um tem seu propósito único dentro da sala de aula ou ambiente doméstico. Alguns exemplos incluem:
Recomendados pelo LinkedIn
Mas como começar a realizar projetos de edutainment em sua escola? O primeiro passo é dar uma olhada nos recursos que você tem disponíveis. Existe uma biblioteca? Um laboratório de ciências? Um laboratório de informática? Quais espaços podem proporcionar as melhores experiências lúdicas para os alunos?
Se você tiver acesso a esses recursos, poderá começar a pensar nas atividades! Você deve certificar-se de que os materiais usados são apropriados para alunos de todas as idades e habilidades, para que todos possam aprender com eles. Aqui, vale a pena pesquisar quais atividades os alunos mais gostam de fazer fora da escola e tentar se aproximar de sua rotina externa de diversão, trazendo-a para o contexto educacional.
Caso não haja muitos recursos disponíveis em sua escola, talvez seja hora de mudar de cenário. Se a ideia do seu projeto de educação e entretenimento for muito avançado para o seu currículo atual, talvez seja melhor repensar sua proposta e dar uns passos atrás, simplificando o projeto mas garantindo a diversão dos alunos.
Em nossa experiências temos visto que toda escola tem muito potencial para ser uma plataforma de entretenimento educativo. É hora de começar a pensar em como tornar o aprendizado promovido na sua escola mais divertido e envolvente, para que todos possam se beneficiar dele. Se precisar de ajuda, a Alice Education está aqui para ajudar!