Você já parou pra pensar que a cadeira que você ocupa pode não ser mais sua amanha!
Hoje estive pensando e resolvi publicar algo que nos fizéssemos parar para pensar, então cheguei a conclusão, porque não falar de algo tão comum entre os profissionais ativos, a acomodação profissional! (Lembrem-se isto não é uma ciência que deva ser estudada, é apenas uma opinião para levantarmos uma discussão). Qual motivo leva tantos profissionais a se acharem mais importantes que o próprio processo no qual estão inseridos? O que faz com que esses profissionais deixem de se preparar para uma possível recolocação?
Pensando nessa situação entendi que a busca por recolocação passa por isso também, quem nunca parou pra pensar por exemplo, enquanto ativo: a quanto tempo eu não atualizo meu currículo? Ou a quanto tempo eu não entro em minha conta no LinkedIn, vagas.com e etc? Claro que a rotina do dia a dia pra quem está empregado, não da muito espaço para esse tipo de preocupação mas, você já parou para pensar em quantas vagas o mercado oferece todos os dias, muitas das vezes melhores que a sua; vagas nas quais o seu perfil atende plenamente e você não toma o mínimo conhecimento? Pois é creio que muita gente se identifica com essa situação não é mesmo?
A partir daí é possível entender o quão dinâmico o mercado de trabalho é, e que nele, há espaço para todos! Então, porque trabalhar em busca de recolocação somente após uma demissão? Porque sair nessa busca incessante e desesperada, soltando currículos ao vento, se candidatando a qualquer vaga que aparece (porque esse definitivamente não é o caminho), somente quando isso realmente se faz necessário? Estar ativo e em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, faz com que você possa oferecer suas qualidades e competências aos recrutadores, além de conhecer a demanda que o mercado necessita e assim poder se preparar para atende-la, e mais importante que isso, faz com que você busque aquilo que realmente te trará realização profissional, tudo isso junto se torna atraente aos olhos dos recrutadores. Portanto penso que nossas chances aumentam muito quando passamos a oferecer soluções as empresas e deixamos de simplesmente buscar um novo emprego.
Pare, observe e verá que isso faz sentido, veja os profissionais bem sucedidos, diretores de grandes empresas, gerentes de setor ou até mesmo aquele líder que todos em sua empresa admiram, a história profissional dessas pessoas se construiu em sua maioria assim, saindo de um emprego para outro até chegarem onde estão, profissionais que não se deixaram acomodar pela condição que tinham, estavam o tempo todo atentos ao mercado e ao que ele exigia, e a partir daí sempre buscaram melhorar! Portanto olhe para si mesmo e observe, talvez o seu sonho de se tornar um profissional de sucesso está esbarrando em sua ACOMODAÇÃO!