Você já pensou sua empresa como ciclo de projetos?

Você já pensou sua empresa como ciclo de projetos?

Mostrar para os stakeholders a importância de estabelecer ciclos com começo, meio e fim.

“Crescer dói” Já ouviu isso? Essa é uma costumeira frase ouvida nos corredores do empreendedorismo, principalmente quando os desafios do crescimento se apresentam tentando frear o apetite dos empreendedores, no Brasil os desafios se apresentam ainda com requintes de maldade (risos), mas esse é papo para outra hora.

O que acontece é que diante dos desafios e das novas oportunidades que surgem no caminho é comum ver empresas mudando a rota sem planejamento ou alinhamento estratégico, o que faz com que neste momento muitas empresas percam tração ou foco do seu negócio.

O mais complexo nesses momentos é manter um norte estratégico e consistente para todos os stakeholders envolvidos: time, investidores, parceiros e clientes.

Pensando nisso eu tenho recomendado para empreendedores, assim como fiz dentro do meu business, estabelecer a empresa como projetos, sobretudo porque a empresa passa por ciclos, com começo, meio e fim; e ela é diferente em cada um deles, como veremos em um exemplo a seguir:

Projeto 1: três primeiros anos

  • Fase: Boostrapping – crescer sem alavancagem financeira
  • Preço: competitivo – brigar por sua parcela de mercado
  • Lideranças: HandsOn – líderes que colocam a empresa de pé (sócios especialmente)
  • Gestão: crescimento em detrimento de eficiência – ainda não é momento de ganhar margem com eficiência, deixar para os próximos ciclos.

Projeto 2: quatro a seis anos

  • Fase: Impulsionamento
  • Preço: Posicionamento Core – já tem o seu valor percebido
  • Lideranças: estratégicas – líderes que traçam as melhores avenidas de crescimento
  • Gestão: eficiência corrigindo os erros do ciclo 1.

Perceba que para cada ciclo é necessário um perfil diferente de atuação, o que pode inclusive exigir perfil de times diferentes para cada uma delas. Além disso, o time passa a entender a necessidade de entregar os resultados dentro dos ciclos e não procrastinar projetos essenciais para aquele momento da empresa. Encarar as jornadas por meio desses ciclos é extremamente importante para manter o ritmo de crescimento e não gerar frustação para empreendedores e investidores.

Em qual ciclo a sua empresa está?

Renan Oliveira

Insights Estratégicos | Inteligência de Mercado e Vendas Consultivas | Transformando Dados em Soluções de Negócios

1 a

Excelente visão. Mesmo pensando no potencial de mercado que a empresa pode alcançar, como se fosse aquela vontade de pisar fundo no acelerador para chegar logo na abertura que está aparecendo, pode ser um tiro no pé se você não está estruturado para atender as necessidades básicas que seu negócio precisa. Passo a passo dá pra chegar bem melhor!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos