Você não é LOUCO de SAIR da ZONA DE CONFORTO!
As minhas ideias podem chocar muita gente! Mas pare o que estiver fazendo e preste muita atenção neste texto. Escrevi um pouco mais do que os textos deste blog, por que quero chamar atenção para esse tipo de situação.
Este é apenas um dos casos em que somos levados a seguir ideias absurdas e nocivas, e não nos damos conta disso!
Ao chegar ao final deste e-mail, você terá uma nova visão sobre a Influência Invisível que sabota sua vida!
Quem me conhece sabe que não sou muito fã de clichês! Isso por que alguns conceitos se popularizam, ganham uma legião de seguidores e são verdadeiras atrocidades... De vez em quando vocês me verão atacando essas ideias, mas hoje eu quero falar sobre uma que se repete há mais de uma década e que me traz profunda irritação. Coaches, treinadores, professores, terapeutas e até aquele amigo bonachão adoram dizer: “Você tem que sair da zona de conforto! ”
É sério isso?? Então vamos esclarecer 3 coisas sobre essa tal “zona de conforto”:
1) O Conceito é equivocado
2) Ele limita suas alternativas
3) Ele é nocivo para a sua mente
1. CONCEITO EQUIVOCADO
Eu queria muito estar agora em uma praia caribenha, com pessoas me servindo, cercado de gente bacana, enquanto a água quente do mar vem acariciar os meus pés... e sem nenhuma preocupação com o amanhã. Você não?
Você gostaria que esta cena fosse uma meta ou uma temeridade? Isso é conforto sim, e qual o problema?
Não sei quanto a você, mas MEU SONHO DE VIDA É VIVER NA MINHA ZONA DE CONFORTO!
“Ah, mas o cara lá da minha empresa...”
Calma. Então vamos esclarecer:
Se você tem contas para pagar no final do mês e não tem dinheiro para isso, seu inconsciente sabe - e por isso tanta ansiedade, depressão e outros transtornos pipocando por aí.
Por mais que você publique fotos felizes nas mídias sociais, você não está confortável! Você está vivendo um momento de ALIENAÇÃO como o andarilho do deserto caminhando em busca de um oásis e acaba se esborrachando na areia. O inconsciente sabe do problema - exceto nos casos de patologias mentais mais sérias... ok ... -, e ele cobra um preço nada confortável! Eu chamaria isso de ZONA DE ALIENAÇÃO, mas antes que você diga que só mudei o nome, leia mais um pouco.
2. LIMITA SUAS ALTERNATIVAS
Existem pessoas que trabalham insatisfeitas em um serviço, e são muito bem remuneradas. Elas não estão ameaçadas por fatores externos, e isso eu diria que é a ZONA DA MESMICE.
Alguns profissionais adoram esbravejar para sair dessa “ZONA DE CONFORTO” e buscar novas alternativas, e para cada pessoa que obteve sucesso com essa aventura, você encontrará pelo menos 50 que fracassaram! Isso por que não é só sair! Você tem que ser competente para lidar com os desafios depois!
... E não para por aí..., deixa eu contar um segredo para você: Qualquer lugar que você trabalhe, qualquer atividade que você exerça, SEMPRE TERÁ COISAS CHATAS E ENFADONHAS! Não estou rogando praga na vida de ninguém! Mas muitas vezes o que muda é que o seu foco não está no problema da mesma forma como está hoje no seu trabalho.
Sim, eu estou falando que você pode aceitar um trabalho chato e ter uma vida pessoal plena, o que pode ser muito bom também! E ainda você pode aprender a gostar da sua atividade!
No milênio passado (nossa, me senti o vovô agora), eu era gerente de marketing de uma empresa de tecnologia, e como fui vítima da lavagem cerebral dos meus professores da época, eu acreditava que marketing era e “elite” e vendas era um subemprego. Até que eu descobri que sem vender meus planos marqueteiros mirabolantes não me levavam a lugar nenhum. Comecei a estudar o processo de vendas e a persuasão. No começo era um saco! Hoje sou fascinado e apaixonado por vendas! Aprendi a gostar!
Nestes casos de ZONA DE MESMICE você PODE encontrar um PROPÓSITO maior nas suas tarefas. E a mesmice pode se transformar em encantadora!
Já viu duas encrencas, não é? Pense depois em novas opções e compartilhe conosco aqui embaixo nos comentários.
Vamos para a terceira coisa que já estou escrevendo muito!
3. NOCIVO PARA A SUA MENTE
Sim, esse conceito é extremamente nocivo! Ele cria algo que chamamos de crença limitante. Esse conceito diz para o seu subconsciente que o conforto é negativo! Que o conforto não é bom! E a sua mente, claro, aceita gentilmente sua orientação. Isso pode despertar um processo de sabotagem inconsciente, afastando você do tão sonhado conforto, e obrigando-o ao escravizante e sofrível trabalho contínuo (ou outra tarefa qualquer) para ganhar dinheiro e mais dinheiro, mas nunca conforto. Por que conforto é ruim! Você tem que sair dele!
Não vou falar agora dessa história de crença limitante por que já tem muita gente na internet falando sobre isso... Mas sabe essas coisas do tipo “não mereço tanto sucesso...”, “Dinheiro não traz felicidade...” , “só se dá bem quem bem de berço nobre...”... E outras baboseiras, que atormentam seus pensamentos mais íntimos? Mas isso é papo para outra conversa!
Já escrevi muito, mas daqui, espero que você saia com 2 grandes lições:
1) O CONFORTO é muito bem-vindo, obrigado!
2) Não se deixe levar pelos clichês! PENSE, ANALISE, QUESTIONE cada ideia! ...Inclusive as minhas!
Abraços e até a próxima!
Kleber
PS 1.: Ah, e se você quer começar a compreender um pouco mais sobre A Influência Invisível no seu dia a dia, comece pelo nosso e-book! Aproveite enquanto ainda é gratuito, baixe lá: www.mindbiz.com.br
PS 2.: Quer mais ideias para a sua vida, o seu trabalho e a sua carreira? Acompanhe nosso blog, e nos siga mídias sociais! Instagram: @mind_biz_brasil
Analista Gestão de Contratos Sênior
5 aMuito boa reflexão. Forte abraço