Você piscou e já tem panetone no supermercado

Você piscou e já tem panetone no supermercado

Um passeio de final de ano com as duas principais datas de compras: Natal e Black Friday (BF).Perdeu a última? Abra em uma nova guia e volte aqui.


Black Friday

A data, que é originalmente estadunidense, chegou ao Brasil há 13 anos e gradualmente ganha mais espaço no mercado brasileiro como um momento de boas oportunidades de compra. 

Tudo pela metade do dobro

Esse truque já não funciona mais. Pesquisas indicam que pelo menos 72%  começam a analisar os preços dos itens que pretendem comprar com pelo menos um mês de antecedência. Outro dado que respalda essa ideia é que 60% indicaram que compraram produtos já planejados na BF e que tiveram bons descontos, sendo apenas 15% compras de produtos que não tinham interesse, mas tinham ótimos descontos (a Classe A é a principal nessa resposta).


Cenário Tupiniquim:

Nos EUA, a data ocorre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, uma data bem comercial no país. Por isso, a data funciona como uma liquidação dos produtos que "sobraram" do feriado. Já no Brasil, essa data é uma oportunidade para compras que os clientes já desejam e estão aguardando bons descontos (85% costumam comprar presentes para si mesmos), ou para adquirir presentes de Natal a preços vantajosos.


Quantidade sem perder qualidade:

Em um período de muitas vendas, as chances de erros e atrasos aumentam, porém os consumidores não toleram. A BF de 2023 foi a com mais reclamações segundo o Reclame Aqui, registrando 12.141 reclamações até as 23:59 de sexta-feira (24).


Natal:

O bom velhinho sempre se dá bem no Brasil, sendo a data com mais vendas no calendário dos lojistas. Para este ano, a projeção é que sejam movimentados R$ 66.6 bilhões, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).Escolhemos algumas tendências de consumo que podem aparecer este ano:

Pequeno e com valor agregado: Na era de smartphones, smartwatches, GoPro e outros dispositivos, o valor torna-se mais significativo que o tamanho, já que esses objetos têm um grande valor agregado.

Sustentável: Presentes que têm preocupação com o meio ambiente ganham mais espaço no carrinho de compras dos clientes. Essa é uma tendência que pode perdurar o ano todo, pois cada vez mais é uma pauta dos consumidores.

Omnichannel: Os clientes preferirão fazer algumas compras em lojas físicas do que online. Na pesquisa já citada do SPC junto à CNDL, 82% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais offline, principalmente em lojas de departamento (42%) e em shopping centers (40%). E 50% pretendem fazer alguma compra pela internet, representando 81,2 milhões de consumidores.

News

O Nano separou para você os links que mais marcaram a semana:

 #tech #inovação

Ultrassom em casa direto no celular?? Temos!

A Pulsenmore revoluciona a experiência de ultrassom para gestantes com seu inovador sistema domiciliar guiado por clínicos. Basta acoplar o aparelho ao celular e tá lá o filhote. 

Não é feitiçaria, é tecnologia.


#inovação

A fabricante de pasta Barilla criou playlists no Spotify pra ajudar as pessoas a cozinhar

Para cada tipo de pasta, uma playlist que tem exatamente a mesma duração que o tempo de cozimento do seu macarrão. Com quase 320k plays, você encontra playlists como Best Song Penne de 11min. Basta ferver a água e apertar o play!

#marketing #natal

Apple mescla stop motion com live action e cria um comercial emocionante para o Natal

O filme "Fuzzy Feelings", traz "Isn’t It a Pity", de George Harrison como trilha sonora de quase quatro minutos, exibe uma mulher redescobrindo seu rude chefe sob uma nova luz. A peça destaca como a criatividade pode suavizar as relações interpessoais.

#design

De resolução de problemas a resolução de oportunidades

O designer Sanchit Soni expande o pensamento sobre como a abordagem estratégica redefine o papel do design.

Por que estamos falando disso?

Aqui, sempre falamos sobre mudanças e hoje não seria diferente. As compras natalinas são um ótimo momento para percebermos alterações no comportamento dos consumidores, especialmente no Brasil, onde o 13º impulsiona.

Percebemos algumas tendências de fora do Brasil que já se mostram pertinentes, conforme apontam pesquisas como a do SPC e CNDL que apresentamos hoje. Indicam que os consumidores brasileiros seguem tendências em conjunto com a Europa e os EUA.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de DEx01

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos