Você pode não trabalhar com vendas, mas precisa saber vender

Você pode não trabalhar com vendas, mas precisa saber vender

Frequentemente eu ouço a frase “não, vendas não é pra mim”. E na verdade, quem diz isso são pessoas que não trabalham com vendas mesmo, seja um biólogo, químico, arquiteto, professor, atleta, entre outros. Pessoas que já definiram sua profissão e seu propósito, e entendem que vendas não é a praia delas.

Muitos não conseguem se imaginar exercendo a função de vendas, seja pelo “eu não tenho talento pra isso”, até aquela imagem que temos em nossa mente de um “vendedor chato”, que quer arrancar o nosso dinheiro a todo momento, e jamais queremos ser esse cara.

Talvez você pense que vendas não é importante, que não é pra você. Mas e se eu te disser que você já foi um vendedor em vários momentos de sua vida

Todos nós somos vendedores

Em vários momento de nossa vida nos relacionamos com outras pessoas, certo? Certamente dentro desses relacionamentos, temos várias questões a serem “negociadas”, tais como:

  • Qual filme assistir;
  • Onde jantar;
  • Qual comida devemos comprar para o almoço;
  • O seu ponto de vista a respeito de um assunto;
  • Onde passar as férias;

Todas essas questões exigem de você uma certa empatia, persuasão e uma boa comunicação. Ou seja, em vários momentos da vida estamos negociando.

Se olharmos para o ambiente profissional, isso fica mais visível ainda. Como você vai convencer alguém que a sua empresa é melhor? Como conseguir um emprego? Como vender o seu produto ou serviço? Como implantar uma nova metodologia na empresa? Como conseguir mais clientes? Como pedir um aumento para o seu chefe? Negociando e vendendo.

Agora que você já entendeu a importância de saber vender, separei alguns pontos que são importantes quando se trata de vendas.

Seja Paciente

Vender é um processo longo e demorado. Quanto maior o negócio, mais tempo para a decisão e efetivação, e maiores serão as dificuldades. Porém, você deve encarar isso como algo positivo. Com mais tempo, você poderá construir uma base sólida de argumentos para vendas, até porque você terá uma relação mais duradoura com seus clientes.

Lembre-se: Vender não é uma corrida rápida, é uma maratona.

Faça do sim, a melhor escolha

Para fechar uma venda, é necessário colocar em prática um conjunto de habilidades. Na maior parte do tempo você não estará vendendo, mas cultivando relacionamentos, ouvindo as necessidades, dialogando, investigando novas soluções, entre outros. Se tudo isso for feito de forma natural e correta, o “sim” do seu cliente será sempre a escolha lógica e inteligente.

 Aproveite todas as oportunidades

Uma chamada fria, por exemplo, não deve ser vista como perda de tempo. Isso significa que você acredita que há uma oportunidade real, além de ser apenas o primeiro contato com a empresa ou indivíduo.

Quando um bom vendedor identifica um cliente em potencial, ele não hesita e utiliza tudo o que sabe na tentativa de fechar a venda. Isso é fundamental para que você atinja o sucesso. Se não fizer isso, poderá perder muitos contatos e até manchar sua reputação.

Conheça seus clientes

Um bom vendedor sempre sabe muito bem com quem ele está interagindo: Qual a necessidade do cliente? Quais são suas dores? Quais são seus desejos e motivações?

É imprescindível que você saiba o máximo de informações do cliente antes de abordá-lo. Assim, você conseguirá desenvolver uma estratégia que faça sentido e seja efetiva.

Saber vender e negociar é útil em diversas áreas da nossa vida. Estudando mais esta técnica nós conseguiremos ouvir melhor as pessoas, criar empatia, construir relacionamentos e várias outras habilidades úteis.

Matheus Pereira

Desde o início de 2018, atuo como produtor de conteúdos home office.

Você pode visitar entrar ou contato ou visitar o meu site para conhecer um pouco mais do meu trabalho.

Bons negócios e até o próximo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos