Você precisa de 12 segundos consciente
“Toca o despertador, pulo da cama no susto preocupada com tudo o que tenho que fazer, o que deixei de fazer ontem e antes, acordo as crianças, insisto para se apressarem, grito que já estamos atrasados para a escola, conecto em uma reunião, e mais outra reunião, mais outra, fico nervosa, almoço qualquer coisa correndo, continuo o dia emendando uma coisa na outra, reajo mal em uma reunião, me arrependo e fico remoendo sobre qual deveria ter sido minha reação, chego no final do dia exausta e com sensação de que fiquei devendo, preciso de mais umas 5 horas pelo menos...”
Você já sentiu algo assim? Vivemos muitos dias em piloto automático, ocupados com milhares de tarefas, enquanto a nossa mente vai ruminando fatos passados ou se preocupando com o futuro. Deixamos de perceber as coisas que são mais importantes para nós, e nesta situação fica muito difícil ter impacto positivo através da nossa liderança.
Por isso a nossa série de 12 práticas de Liderança* começa com a “Ancoragem no Presente”, a primeira ancoragem para desenvolver a sua Liderança Pessoal, cultivando uma mente calma e ganhando clareza, características fundamentais para melhorar a sua autoconsciência, que por sua vez é a base da Inteligência Emocional.
A autoconsciência permite que vejamos nós mesmos de forma mais objetiva, examinando nossos pensamentos e emoções sob a perspectiva de uma terceira pessoa, não nos deixando levar por eles. Para isso é necessário ter uma atenção estável, clara e sem julgamento. Há uma habilidade chamada “flexibilidade responsiva”, que é um nome sofisticado para a capacidade de pausar antes de agir. Se você passa por um forte estímulo emocional, ao invés de reagir imediatamente, você decide fazer uma breve pausa consciente. Esta pausa te possibilita a escolha de como responder naquela situação. Como disse Viktor Frankl: “Entre o estímulo e a resposta, há um espaço. Neste espaço mora a nossa liberdade e o nosso poder de escolher nossa resposta. Na nossa resposta mora o nosso crescimento e a nossa felicidade.” O que uma mente calma e com clareza faz é aumentar este espaço para nós.
Uma forma de treinar esta qualidade de atenção é a Ancoragem no Presente, usando a respiração como uma âncora, para te trazer de volta ao momento presente, de volta ao aqui e agora. Para isso, você pode praticar uma pausa consciente de apenas 12 segundos: inspira em 1, 2, 3, 4, 5 segundos, e expira em 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 segundos. Por mais corrido que seja o seu dia, você tem 12 segundos para esta prática. Entre uma reunião e outra, é uma forma breve de limpar a mente e recomeçar com uma nova perspectiva. Ao perceber algum gatilho emocional, funciona como uma pausa para você evitar de reagir no impulso e poder escolher a sua resposta. Qualidades essenciais para liderança.
Há inúmeros estudos científicos que comprovam que a respiração consciente, devagar e profunda ajuda a baixar o stress, reduzir os batimentos cardíacos e pressão do sangue. Quando você coloca a sua atenção intencionalmente na respiração, você está ancorado no presente pelo tempo de duração da respiração. Para sentir arrependimento, você precisa estar com a mente no passado; para se preocupar, você precisa estar com a mente no futuro. Logo, a Ancoragem no Presente é a primeira prática que contribui significativamente para a sua Liderança, com uma implicação direta na sua habilidade de acalmar o corpo e a mente, sempre que necessário.
Imagine que acontece uma situação crítica de crise no trabalho, as pessoas do seu time estão sem saber o que fazer, e você consegue se acalmar e pensar claramente. Pensar com clareza sob pressão é uma característica fundamental dos melhores líderes. Uma forma de treinar e desenvolver esta habilidade envolve prestar atenção, intencionalmente, no momento presente, sem julgamento. O quanto mais você usar a sua respiração como âncora, mais você fortalece as partes do seu cérebro que são necessárias para a atenção e controle executivo, principalmente o córtex pré-frontal.
A Ancoragem no Presente, traz para a realidade do nosso dia a dia corrido, benefícios de práticas meditativas milenares, combinadas com estudos cientificamente comprovados e aplicados por cada vez mais pessoas. Se você quiser ir além, vale a pena se aprofundar em conhecer mais sobre Mindfulness, que de acordo com Jon Kabat-Zinn é “prestar atenção de uma forma específica: intencionalmente, no momento presente e sem julgamento”. Thich Nhat Hanh define Mindfulness como “manter a consciência viva à realidade presente”.
Logo cedo quando acordo, eu pratico a Ancoragem no Presente por 12 segundos, intencionalmente presto atenção na respiração e falo para mim mesma: “um novo dia, uma nova vida, tudo é possível”. Isso me ajuda a sair do piloto automático e praticar liderança consciente nas várias áreas da minha vida, buscando a presença intencional nos momentos mais importantes para mim.
Recomendados pelo LinkedIn
Pratique a Ancoragem no Presente ao longo do seu dia, se permitindo pausas de pelo menos 12 segundos, usando a sua respiração como âncora para voltar ao momento presente. Faz o teste e me conta: qual o impacto da #primeiraancoragem para a sua Liderança Pessoal?
________________
Texto inspirado nos conceitos do livro “Search Inside Yourself” de Chade-Meng Tan.
*Este é o primeiro artigo da série 12 práticas de Liderança, um modelo que criei misturando minha experiência com estudos e reflexões:
Vamos navegar juntos? Toda quinta aqui no LinkedIn. Escreva seu comentário, compartilhe suas reflexões e marque alguém que pode gostar de ler!
________________
Foto: clicada hoje por mim, ancorada no presente por 12 segundos observando a beleza dos ipês amarelos espalhados pela cidade.
Customer Collaboration Director
3 aÓtima primeira reflexão! Ancoragem no presente é com certeza fundamental para viver de forma consciente. Quanto a técnica dos 12 segundos, gostei bastante da ideia. Hoje em dia acordo e medito na seguida, mas vou incluir esses 12 segundos na abertura e conto depois os efeitos. Obrigada pelo artigo!
Sales Intelligence Manager na Mondelēz International
3 aÓtima reflexão Ju! Hoje trabalhamos muito no automático, trabalhamos muito sob pressão e poucas vezes “temos tempo” de parar para respirar, porém cabe somente a nós nos darmos esse break para que possamos realmente utilizar da melhor forma tudo que construímos na nossa mente e o que nós realmente queremos colocar em prática! Obrigado pela dica e com certeza vou aplicar no meu dia-a-dia.
Branding | Digital Marketing | Public Relations
3 aVou praticar isso!
Comunicação com impacto para transformar marcas e pessoas | Consultora | Mentora | Conselheira | Mestre em Comunicação pela UMESP
3 aAdorei esta reflexão e faço a conexão de como estar com a mente presente, atenta aos fatos e não às interpretações, reflete na expressão das pessoas, com uma escuta ativa resultando em uma comunicação assertiva! 12 segundos de respiração consciente para estar presente! Amei!
Chade-Meng Tan, te agradecemos por conectar ensinamentos dos mestres Jon Kabat-Zinn e Daniel Goleman. Se mudamos o padrão habitual da nossa mente, podemos mudar as nossas atitudes e emoções, cultivando uma #mentecalma e desenvolvendo habilidades fundamentais para a #inteligênciaemocional.