Você sabe aonde está?
“Muitas vezes as pessoas não conseguem chegar aonde querem porque não reconhecem aonde estão.”
Você já teve a sensação de estar perdido? Aquela sensação de não saber porque as coisas não acontecem do jeito como você sonhou? Ou ainda se sente frustrado porque, depois de iniciar um projeto e batalhar muito, você tem a sensação de que não saiu do lugar e não está mais perto hoje do teu objetivo do que estava no dia em que começou? Não se assuste. Você não está sozinho.
Muitas vezes iniciamos um negócio baseado em nosso sonho de atingir um lugar. Às vezes até conhecemos o mercado, ou temos até alguns clientes e apostamos tudo. Trabalhamos duro, nos enfiamos em tarefas, nos desgastamos correndo atrás de uma lista interminável de afazeres. Mas mesmo assim, nos sentimos perdidos e temos a sensação de não estarmos nos movendo. E é verdade. Pois não é porque estamos nos mexendo que estamos nos movendo.
Quando fiz o curso de aviação, uma das matérias que tínhamos era navegação. E isto tem sido muito útil em minha vida, principalmente em negócios, ao empreender. Quando estamos lá em cima, no avião, e olhamos para baixo, não vemos uma cidade com uma placa em cima, escrito “Bem vindo a cidade de São Paulo”. Nós temos que navegar por referências: uma estrada à direita, uma represa à frente, e então chegaremos a uma cidade pequena após 5 minutos de vôo.
Portanto, para navegar, é necessário termos referências de partida. Só então conseguiremos olhar no mapa e comparar com o que encontramos. E a partir disto então, sabermos para onde estamos indo. Ou seja, a navegação é basicamente saber aonde eu estou agora e para aonde eu quero ir. Suponha, por exemplo, que eu queria ir para o Rio de Janeiro. Para que direção eu devo seguir ? Norte? Sul? Leste? Oeste? Todas as respostas são verdadeiras. Depende de onde você começa a sua viagem.
No mundo dos negócios, não é diferente. Nós estamos no comando da nossa nave em direção ao sucesso. E precisamos assumir o controle desta nave. Não podemos dar voltas sem fim, ou correr o risco de acabar o combustível no meio do caminho. Podemos até estar voando, mas não necessariamente indo a algum lugar.
Não é raro as pessoas saberem para aonde querem ir. Mas saber como chegar lá é que é o problema. Então, se você se sente perdido, dando voltas sem atingir seu objetivo, pare agora e descubra urgentemente onde você está. Só então será possível fazer um plano de vôo, determinar as suas referências, as suas necessidades e o caminho que percorrerá para atingir o tão desejado sucesso!
Dr. Ivan Vargas Rodrigues
CEO Hope Group