Você sabe como usar a pesquisa booleana no LinkedIn?
Você sabe como usar pesquisa booleana no LinkedIn?
A pesquisa booleana no LinkedIn serve para te ajudar a encontrar informações de forma mais precisa na Internet. Isso pode ser útil para procurar talentos e encontrar contatos e leads no LinkedIn. E até mesmo para encontrar conteúdos para comentar e interagir, sabia?
O que é a pesquisa booleana?
A pesquisa booleana no LinkedIn pode ser executada com palavras-chave e operadores como AND (E), NOT (MENOS) e OR (OU). Esses operadores combinam termos em uma mesma pesquisa.
Assim, eles a segmentam em uma base de dados e trazem realmente as informações que você precisa.
Qual é a função dos operadores booleanos?
Imagine que você tem uma vaga aberta para a gerência na sua empresa e deseja encontrar um candidato com a palavra ‘gerente’ no currículo e que não tenha trabalhado na empresa concorrente. Para fazer a busca, você pode usar o + e -.
Neste caso, o (+) determina que a palavra que segue esse operador é obrigatória. Ou seja, somente currículos que possuem essa palavra irão aparecer. Já o (-) serve para excluir essa palavra da busca.
Portanto, se alguém tiver a palavra que segue o “-”, essa pessoa será eliminada. Veja como funciona na prática: “Recursos Humanos” +gerente-NomeEmpresaConcorrente. Portanto, o que tudo isso significa?
A pesquisa acima diz que “seria legal se tivesse a expressão Recursos Humanos e que obrigatoriamente a palavra gerente deve aparecer. No entanto, eu não quero que o nome da empresa concorrente apareça.
Qual é a origem da pesquisa booleana?
A pesquisa booleana ou busca booleana nasceu na metade do século 19, com o matemático inglês George Boole. Ele criou a Lógica Booleana, com objetivo de combinar e excluir certos conceitos buscados em bases de dados.
Essa lógica usada por matemáticos evoluiu e passou a estar presente desde a programação por trás dos videogames até simples mecanismos de busca como o Google e o LinkedIn.
O nome “Busca Booleana” ou “Pesquisa Booleana” nos leva a pensar sobre uma técnica complicada e difícil de ser utilizada. No entanto, para desmentir essa fama, é importante saber que você já usou e, com certeza, ainda usa, a busca booleana.
Portanto, todas as vezes que pesquisamos algo no Google ou no LinkedIn utilizamos implicitamente os buscadores booleanos e isso acontece de forma automática.
Porém, vale ressaltar que a busca por vagas ou candidatos, por exemplo, deixa o recrutamento mais assertivo e pode levar o candidato à fase das entrevistas.
Como fazer uma pesquisa booleana no LinkedIn?
Aqui estão algumas maneiras de usar a lógica booleana ao criar as suas pesquisas:
1. Pesquisas com aspas
Ao colocar a frase entre aspas, você pesquisa por um termo exato. Veja o exemplo: “gerente de produtos”. Você também pode usar aspas se quiser localizar alguém que possua um cargo com mais de uma palavra.
No entanto, para otimizar o desempenho geral do site, evite o uso de palavras irrelevantes, como “por”, “em”, “com”, etc.
2. Pesquisas com NOT
Digite a palavra NOT (em maiúsculas) antes de um termo de pesquisa, para excluí-lo dos resultados.
3. Pesquisas com OR
Digite a palavra OR (em maiúsculas) para ver resultados que incluam um ou mais itens de uma lista. Isso normalmente amplia os resultados da pesquisa. Por exemplo, “vendas OR marketing OR publicidade”.
4. Pesquisas com AND
Digite a palavra AND (em maiúsculas) para ver resultados que incluam todos os itens de uma lista. Isso restringe os resultados da pesquisa. Por exemplo, “contador AND financeiro AND contabilista”.
Recomendados pelo LinkedIn
No entanto, é preciso fazer uma observação. Não é necessário utilizar AND se você inserir dois termos ou mais na pesquisa, pois os resultados incluirão automaticamente todos os termos.
5. Pesquisas com parênteses
Para fazer uma pesquisa complexa, pode-se combinar termos entre parênteses. Por exemplo, para encontrar uma pessoa que possua “VP” no perfil, mas excluir “assistente de VP” ou “SVP”, insira VP NOT (assistente OR SVP).
No processamento de pesquisas, a ordem de prioridade geral é:
Como a pesquisa booleana pode ser útil no LinkedIn?
Veja agora como a pesquisa booleana no LinkedIn pode ser útil:
Para o candidato ser encontrado
Se você é candidato, a pesquisa booleana no LinkedIn é importante para encontrar as melhores vagas, pois a técnica otimiza as suas palavras-chave e te destaca na rede.
Para o empreendedor que deseja achar leads alinhados ao seu negócio
A busca ajuda empreendedores a acharem leads mais alinhados ao seu perfil de negócio. Neste caso, a pesquisa é indicada para pessoas que queiram fazer uma prospecção mais ativa.
Para o recrutador que quer encontrar candidatos
Saber usar essa ferramenta gratuita te ajuda na hora de encontrar candidatos para as suas vagas.
Ainda no caso de quem é recrutador, dá para economizar tempo criando filtros para encontrar os melhores resultados para a sua pesquisa ou prefere tentar cada palavra-chave e torcer para ter um resultado relevante.
No entanto, ninguém gosta de perder tempo e por isso que a pesquisa booleana é importante. Ela traz benefícios para o processo de recrutamento e seleção. Portanto, a principal vantagem está em encontrar os melhores candidatos para vaga gastando menos tempo.
A pesquisa booleana no LinkedIn também agiliza o processo de seleção, pois como já expliquei neste post, por meio desta técnica, você encontra os profissionais certos para analisar dezenas de currículos. Sendo assim, essa é uma excelente habilidade do arsenal de qualquer pessoa trabalhando no departamento de Recursos Humanos.
Como fui encontrada pela pesquisa booleana no LinkedIn?
Em julho de 2020 recebi uma abordagem de emprego no meio da pandemia.
Na época, estava empregada. Não procurava uma oportunidade. Porém, nunca rejeitei uma conversa de recrutador. No mínimo, pedia mais detalhes e caso não fizesse sentido indicava alguém que conhecesse e pudesse se interessar.
Eu não era tão ativa como hoje, produzindo conteúdo no LinkedIn, mas já interagia. E, claro, tinha um perfil organizado e estratégico para que o mercado me compreendesse como profissional.
Foi então que não procurei ninguém e sim fui encontrada! Não teve indicação, eu não tinha a menor ideia sobre a empresa e nem eles nenhuma referência minha. Foi 100% por ter um perfil campeão de verdade!
No entanto, o perfil campeão do LinkedIn, infelizmente tem falhas. Ele induz você a fazer algumas alterações que nem sempre são as mais estratégicas. Talvez você não saiba, mas para ser campeão de verdade na rede, são necessárias estratégias que estudei e aprendi durante 10 anos.
E sabe o que é melhor? Testei e testo todos os dias estratégias e alguns recrutadores percebem e me chamam. O mesmo pode acontecer com quem procura por uma oportunidade. Pois, com um perfil estratégico e a pesquisa booleana você será encontrado (a) por bons recrutadores.
Agora que você já sabe como é importante a pesquisa booleana no LinkedIn, você poderá usá-la nas suas próximas estratégias para ser encontrado pela empresa e também usá-la para encontrar a sua vaga perfeita!
Gostou do conteúdo? Fique atento às novidades do Radar do Conteúdo!
Quer conhece mais do trabalho da Radar? Acesse aqui!
Cultura Organizacional | DHO | Recursos Humanos | Gestão de Pessoas | Recrutamento e Seleção R&S | Headhunter | HR Business Partner
3 mExcelente, bem detalhado e explicativo!
Estratégia Comercial Eysen - Hazop
3 aRealmente não sabia! Grata ESTER PIMENTA
Comunicação corporativa escrita | Redação e Estratégia de Conteúdo I Tradução (inglês <-> português) | Preparação e revisão de textos
3 aArtigo muito útil, ESTER! 😍