Você sabe quais são as etapas necessárias para ter a produção de uma vacina?
O que estávamos querendo há semanas, finalmente conseguimos: as vacinas contra o SARS-CoV-2 estão a caminho para o Brasil. A União, estados e municípios estão correndo para elaborar projetos para compra de vacinas de vários laboratórios (independente da aprovação da Anvisa) com o objetivo de controlar os casos. Sim, existe muita pressão interna nisso!
Quando falamos sobre produzir uma vacina, saiba que primeiro a vacina é um medicamento sujeito a prescrição médica. Isso mantém a segurança do uso do produto, e portanto obrigatoriamente receberá tarja vermelha sem retenção de receita. Mas vamos falar sobre isso no próximo artigo.
O Planejamento e Controle de Produção, conhecido como PCP, é um sistema de gerenciamento de produção, cujo objetivo é facilitar o planejamento e a criação de padrões para o fluxo de trabalho visando atingir os melhores resultados.
O processo industrial é rigoroso. Ele abrange várias etapas no formato parecido com de outras apresentação (formas farmacêuticas): comprimidos, líquidos, injetáveis, adesivos, etc. O primeiro passo é planejar e programar as etapas de produção, pois cada insumo, equipamento e pessoas devem ser aplicadas de forma inteligentíssima para não comprometer as próxima etapas. Os procedimentos são documentados e muitas vezes padronizados e certificados para assegurar a repetitividade do processo para a produção de um novo lote dentro do padrão estabelecido. Vale lembrar ainda que a vacina é um medicamento injetável, então o processo prioriza muito a esterilidade do produto final. Mas antes disso, cada insumo é analisado um por um, que é o controle de qualidade. E aí, o insumo recebe um cadastro para dizer que será ou não utilizado.
Assim que todos os insumos foram analisados, é hora de produzir o concentrado. Sim, é a etapa de produção do principal componente da vacina que será o princípio ativo. A principal forma de produção é o cultivo viral. - Ah Gabriel, mas não é cultivo celular? - Nem sempre. Sabemos sim que os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Porém, o vírus não é considerado um ser vivo por não ter qualquer atividade metabólica fora da célula, por não captar nenhum nutriente, nem utilizar energia ou realizar qualquer atividade biossintética fora da célula hospedeira.
Voltando ao assunto, no Brasil o cultivo viral é feito diretamente em ovos embrionados de galinhas saudáveis, enquanto o cultivo bacteriano é feito por fermentação de insumos conjugados a substâncias ativas. Assim que o cultivo está concluído, são feitos testes químicos, físicos, biológicos e microbiológicos que duram por cerca de um mês e quinze dias. Os resultados então são protocolados e recebem certificação e finalmente armazenados sob refrigeração.
Para prosseguir a formulação, adiciona-se componentes com objetivo de diluir e estabilizar o concentrado para obter a fração ideal. Essa fração é a quantidade que será aplicado em um humano. Só que tudo isso aí sai a granel. Os lotes seguem os estabelecidos na PCP - Planejamento e Controle de Produção por ordem de produção. Este lote tem um tamanho padrão determinado pela capacidade do recurso utilizado no processo de liofilização ou pela duração do ciclo de envase. Ou seja, ou o produto é envasado da forma como está, ou coloca ele em baixas temperaturas até virar uma pastilha em pó. Todos os equipamentos para essas atividades são realizado em salas especiais (classificação 10.000), com toda a temperatura, umidade, pressão e presença de microrganismos controlada, com pessoal capacitado, sendo que apenas estes terão acesso permitido a esta sala e que utilizarão os equipamentos especiais para as atividades de formulação.
Os processos finais de produção seguem com o envase, que é a transferência do conteúdo a granel para frascos de vidro. Esse lote fica sob um tanque de aço, com uma data planejada conforme a PCP, e então envasado. - Gabriel, não pode ser em outro dia? - Não, pois existe uma ordem de produção toda planejada. O setor de almoxarifado precisa estar pronto nesse momento, pois precisará fornecer frascos, tampas e rolhas para o envase dos lotes, todos esterilizados previamente a 300º C na sala classe 10.000.
E aí, são colocada as tampas de alumínio, diferente das liofilizadas, que são envasadas pelo liofilizador, que em certos casos necessita de uma segunda liofilização a -50º C. O processo de envase dura entre 3 a 6 horas, enquanto a de liofilização de 40 horas até 160 horas pois ainda necessitará de vácuo para retirar todos e qualquer vestígio de umidade. Obtendo o produto liofilizado, são transportados e distribuídos seguindo o PNI depois de tudo concluído, pois ainda o lote precisa ser rotulado e embalado.
Independente da apresentação, o produto final deve receber o rótulo constando a identificação do produto, o número do lote individualmente, a data de fabricação e a data de validade, além de outras informação obrigatórias como o fabricante, o farmacêutico responsável e seu número de registro do CRF (Conselho Regional de Farmácia) do estado de atuação, 0800 e assim por diante. Cada lote deve ser rotulado individualmente para evitar mistura entre um lote e outro e assim receber rotulagem com lotes errados. Após isso, uma parte do lote é transportado por uma esteira até totalizar um cartucho sendo 50 frascos divididos em 5 blísteres com 10 frascos em cada um. Logo após são acondicionados em caixas de papelão com 20 cartuchos (1.000 frascos) até o almoxarifado em quarentena enquanto aguardam conclusão dos testes de controle de qualidade (que são parecidas com que é feito com os insumos, matéria-prima e subprodutos).
E finalmente, com uma boa logística, o produto final é distribuído para a população e assim iniciam-se as vacinações conforme o plano de imunização. Gostaria de dizer que, devemos sim valorizar muito o Butantan, pois ali vemos empenho total desde sempre das pessoas (agentes de cuidado), não foi para apenas a produção da vacina contra coronavírus, mas de outras vacinas que recebemos e outras ações educativas, projetos de mestrado e doutorado que saíram do papel e chegou até nós.
Vamos valorizar o que é nosso!!!!
Um forte abraço a todos e feliz ano novo!
Analista de implantação | ERP | SQL | Power BI | Excel | DAX
4 aSeu elogio ao Instituto Butantan (que estendo à FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) é pertinente e justo - que instituições! Fundamentais ao país, por mais de um século, Gabriel Paredes, Esp)! Gostei do esclarecimento sobre o processo. Nos últimos meses, além de "especialistas em futebol", todo brasileiro começou a "palpitar" sobre a produção de vacinas. Sua descrição da cadeia para que a vacina chegue até os pontos de distribuição ajuda a nos situar sobre a complexidade do processo, inclusive no que diz respeito ao tempo necessário para a fabricação.
Especialista em Aquicultura e Piscicultura | Consultor técnico | Pesquisa e Desenvolvimento | Técnico comercial | Gestão de projetos
4 aMuito bacana Gabriel Paredes, Esp. Ótima explicação.
Financeiro I Crédito I Cobrança I Contas a Pagar I Tesouraria
4 aÓtimo artigo, parabéns Gabriel Paredes, Esp
Gestora ambiental | Supervisora ambiental | Coordenadora ambiental | Gestão ambiental | Meio ambiente | Sustentabilidade | Educação ambiental | Licenciamento ambiental | Gerenciamento de resíduos
4 aMuito bom, Gabriel Paredes, Esp
Operações | Engenharia | Aeronaves | P&D | Engenharia de Produto | Desenvolvimento de Produtos | Engenharia Eletrônica | Testes | Ensaios | Manufatura | Customer Service
4 aExcelente matéria Gabriel Paredes, Esp., parabéns por compartilhar.