Você sabe qual a mais incrível e desafiadora jornada que você pode realizar?
A jornada para dentro de si mesmo em busca do autoconhecimento.
Como é possível que alguém que convive cosigo mesmo desde a chegada a esta vida não se conheça plenamente?
Quando se fala em autoconhecimento e sua importância na tomada de decisões, no estabelecimento de nossas metas e escolhas, a pergunta acima se torna óbvia, mas acredite poucos de nós realmente exercitamos o autoconhecimento.
Com mais e mais frequência, na prática do coaching, percebo que as pessoas não buscam olhar para dentro de si mesmas, com honestidade e sem medos, e responder perguntas básicas: quais os meus valores pessoais? O que me motiva para seguir neste ou naquele caminho? Qual a minha proposta básica de vida? Quais conquistas eu desejo para minha carreira? E uma série enorme de outras questões, cujas respostas poderiam até mesmo mudar os rumos da vida do individuo no sentido de tornar-se mais feliz e pleno.
Pode parecer tarefa fácil, mas nem de longe é! Se assim fosse, não haveria justificativas para tanto investimento em estudos e formação de profissionais para nos auxiliar nesse processo, e muito menos centenas de formas e práticas de se alcançar algum nível de autoconhecimento.
Por isso se você se sentiu tocado por esta leitura e sentiu que às vezes se move em determinadas direções sem saber exatamente o por que disso, não se frustre, você e mais alguns milhões de indivíduos estão com o mesmo sentimento neste exato momento.
Coragem! Dedique mais tempo a mergulhar dentro de si mesmo, este é um passo básico por incrível que pareça, mas a maioria de nós se “deixa engolir” pela rotina do dia-a-dia e vai “rolando” os acontecimentos, se ajustando à medida que o meio que o cerca o guie.
Seja protagonista de sua história! Ah... Você está com dúvidas por onde começar? Tanto tempo sem olhar pra si mesmo, deu um “medinho”? Busque ajuda! Esse medo é natural e verdadeiro, "se olhar" atentamente pode levar a descobertas que o tirem da zona de conforto, e há muitas razões para ficarmos no conforto, não é mesmo? Há um exército de profissionais bem preparados para essa tarefa, atuando em diferentes linhas e metodologias, uma que com certeza vai fazer você se sentir confortável nesse processo. Escolha um com o mesmo critério que você escolheria o médico de seus filhos, se não se identificar com o profissional, busque outro, mas não desista. Não há investimento que dê mais retorno de longo prazo do que investir em autoconhecimento.
Feliz jornada!
Autoria: Sarah Arana
Professora Universitária, Pesquisadora Científica
Personal and Professional Coach
Especialista em Gestão da Qualidade em Biotecnologia | Docência online e presencial | Apoiando Profissionais de Biotecnologia a Aprenderem Qualidade de Forma Leve e Eficaz.
5 aTenho reservado tempo para leituras que me fazem refletir sobre mim, isso tem gerado muito resultado positivo!!
Médico Veterinário
6 aExcelente texto Sarah, sigo na mesma direção que seu artigo expõem. Observo muitos profissionais de Qualidade, acessíveis, no Instagram, Linkedin, YouTube com dicas sensacionais. Você é um exemplo!!! Basta apenas que estejamos abertos para a transformação. Parabéns.