Você sabe vender?
Em uma noite de sábado, em um barzinho, num momento de descontração com amigos, abordamos uma conversa sobre a área comercial, mais precisamente sobre vendas, onde surgiu a grande questão: Você sabe vender?
Bem, discutimos por alguns momentos, onde todos apresentaram suas opiniões sobre o assunto, todos aceitaram as opiniões alheias e “vendiam” suas experiências e vivências e chegamos num consenso, todos nós somos vendedores e todo mundo sabe vender, ou pelo menos deveriam.
Você que está lendo este artigo, pode pensar, não sou da área comercial, então não preciso vender, consequentemente isso não interessa, ou eu não sirvo para vendas, não sei me expressar bem e coisas do gênero. Pois bem, eu digo que isto é mentira. Todos sabem vender! Alguns melhores outros piores, mas a essência das vendas todos temos.
Vamos a alguns exemplos clássicos. Você vai a uma entrevista de emprego, o que você faz? Apenas apresentar suas qualificações? Suas experiências profissionais? Claro que não, você está indo para se vender! Calma, continue lendo, o que eu quero dizer é que você está indo vender a sua imagem, demonstrar que você é o melhor candidato para ocupar um determinado cargo que você almeja. Certo? Portanto, independente da área deste cargo, inicialmente você está vendendo a sua imagem ao entrevistador, seja de uma agência, seja para o analista de RH de uma empresa.
Ok, você não se convenceu ainda, não é? Vamos a mais um exemplo então. Agora com certeza uma experiência que a maior parte das pessoas já vivenciou, “sair com os amigos”, isso você já deve ter feito desde a adolescência. Como assim? Sair com os amigos se relaciona com vendas? Simples, você vai sair e seus pais, simplesmente negam, apresentando inúmeros argumentos para que isso não aconteça, pois é. Aí é que entra a arte da venda, Ezio, mas ainda não estou entendo o que vendas tem a ver com isso, calma, vou explicar. Quando isso ocorria ou acorre ainda, o que você faz? Aceita sem discutir? E simplesmente não sai? Duvido, a não ser que os argumentos dos seus pais sejam muito convincentes, aí eles te venderam a ideia deles para que você não saia e você comprou. (risos), pois bem, agora você deve ter percebido, você sempre busca vender a ideia de que sair com seus amigos é uma boa, por isso você também busca argumentos para tal, daí surgem as perguntas: Por que não posso sair e tantas outras, para buscar argumentos para que você consiga vender a ideia de que você saia com seus amigos. Mas Ezio, neste caso, não é vender e sim negociar, ok, mas o que é uma negociação?
Negociar nada mais é que vender a sua ideia a terceiros, não apenas produtos ou serviços. Negociar significa vender a ideia na qual ambas as partes saiam satisfeitas.
Existem inúmeros tipos e formas de venda, você vende o tempo todo, seja para a família, para os amigos, seja em ou para empresas, seja para clientes, resumindo você sabe vender sim, como já disse anteriormente, uns melhores, aqueles que usam gatilhos mentais, manipulam fatores emocionais, etc. E outros piores, que usam apenas as técnicas de comparação, do tipo “a mãe de fulano de tal, deixa sair e você não...”, “todo mundo faz ou vai...” Mas no final das contas, sim, você vende ou busca vender.
Dicas de vendas.
Vou dar algumas dicas de vendas, que podem ajudar no dia a dia.
- Seja ético e transparente; jamais invente alguma “estorinha” sobre a sua intenção, serviços ou produto.
- Não critique a concorrência, os concorrentes são bons para que você também cresça e se aperfeiçoe, criticar a concorrência nunca é o melhor caminho, de tantos motivos maléficos, vou citar apenas dois: Você já deve ter escutado o ditado popular, se alguém fala mal de outra pessoa para você, ela pode falar mal de você para outra pessoa, pois é, o princípio é o mesmo. Segundo, você nunca sabe o dia de amanhã, hoje você pode trabalhar em uma empresa, amanhã você pode estar na concorrente, neste caso, como você vai vender esse produto para os seus clientes anteriores? Pense nisso.
- Estude seu cliente. Seja ele os seus pais, avalie quais argumentos você pode usar e sabe que podem surtir efeito, o modelo comparativo nunca é o melhor, pois respostas, como por exemplo, você não é todo mundo, você já ouviu. Isso vale tanto para as vendas de suas ideias na vida pessoal como na vida profissional.
- Dê satisfações sim, ah Ezio, não sou obrigado (a), Sim com certeza não é e nem deve ser, mas o fato de você dar algumas satisfações gera mais segurança a quem você quer vender suas ideias, produtos e serviços. Não relacione isso com uma obrigação, faça isso naturalmente e verá os benefícios. Não custa tentar.
- Antes de tudo, ouça o seu cliente. Ele te dá dicas valiosíssimas sobre como vender algo para ele.
Bem, se você leu até aqui, significa que vendi bem o artigo, e viu que também que a profissão mais antiga do mundo, consciente ou inconscientemente, é a de vendas.
Gostou do artigo? De um “like”, compartilhe, pois, se foi interessante para você, pode ser para a sua rede.
Não gostou? Comente, porque a sua opinião é muito importante para nós.
Me adicione no Facebook, Linkedin, ou me envie um e-mail.
Claro não esqueçam de curtir a Fanpage no Facebook e seguir a Company page do LinkedIn
Até a próxima!
CONSULTOR DE MANUTENÇÃO E TÉCNICO ELETROELETRÔNICO
8 aMuito bom artigo. São exemplos de nosso cotidiano que nem sempre nos atentamos. Sem dúvidas será muito útil.