VOCÊ SE CONSIDERA MAIS INTROSPECTIVO OU EXTROVERTIDO?
Receber informação é fácil: basta ler um livro, assistir uma live ou ver uma aula sobre alguma coisa. Mas quando é que a gente consegue transformar esse conhecimento em aprendizado?
Os encontros Bamboo não são sobre receber conteúdo e sim, sobre ser provocado a conversar sobre o que já existe dentro da gente e transformar esse conhecimento em sabedoria. Ou seja, abrir pontos de vista para entender as diversas formas de usar esse conhecimento no dia-a-dia.
Quando a gente reflete sobre o que o que já sabe, percebe como já estamos ou não, aplicando esse conhecimento no dia a dia.
Durante alguns de nossos encontros, temos falado sobre as diferenças de SER INTROVERTIDO E SER EXTROVERTIDO. Chegamos juntos a alguns pontos de vista bem interessantes. Não há resposta certa ou errada, não há verdade absoluta. Essa é uma união de várias percepções de várias pessoas conversando, para que a gente possa refletir de forma mais aberta e ampla.
Vantagens de ser introspectivo:
Vantagens de ser extrovertido:
Desvantagens de ser introspectivo:
Desvantagens de ser extrovertido:
***
Depois de abrirmos todos esses pontos, nós conversamos sobre alguns pedidos de um grupo para o outro:
Introvertidos para Extrovertidos:
Recomendados pelo LinkedIn
Nós precisamos que vocês respeitem o nosso espaço e ritmo. O nosso processo é mais devagar e analítico.
Quanto mais vocês exigem que sejamos extrovertidos, mais temos a tendência de nos fechar.
Deixem a gente terminar o que temos pra falar.
A gente percebe quando vocês não estão prestando atenção, então, realmente, se esforcem por estarem mais presentes.
Extrovertidos para Introvertidos:
Nós precisamos que vocês sejam pacientes com a gente. Gostaríamos de aprender a ter mais calma e compreensão, mas para nós é difícil porque nossa cabeça funciona como uma metralhadora de pensamentos.
Também gostaríamos que vocês falassem mais o que pensam, para que a gente possa entender melhor e resolver as coisas, mas vejo que para isso, nós temos que dar esse espaço para vocês.
Não tenham medo de serem julgados ou de receber críticas. Elas fazem parte do processo e tá tudo bem.
Compartilhem suas ideias antes de finalizar na sua cabeça. É legal a gente construir a ideia juntos, mas pra isso ela não precisa estar pronta.
Saímos desse encontro com algumas reflexões globais:
Ninguém é só introvertido ou extrovertido. Dependendo da situação e da relação com a pessoa na nossa frente, agimos de formas diferentes.
Ficar mais atento ao nosso próprio jeito, ajuda a alcançar mais equilíbrio nessa nossa relação com a gente mesmo, com os outros e com o mundo ao nosso redor.
Pensar nas consequências da nossa forma de agir, ajuda a tornar nossa vida melhor e mais plena.
O importante é que isso não é um conteúdo passado e sim, construído em conjunto com as pessoas. A partir de provocações, cada indivíduo constrói suas próprias percepções e compartilha com os demais. A partir do que sentem e pensam, ajudam uns aos outros a ampliar pontos de vista. O resultado disso tudo? É tão amplo quanto possível, afinal, cada pessoa usa a própria sabedoria e visão ampliada, para transformar o seu dia-a-dia.
***
Sou Joyce Baena. Eu ajudo sua empresa a construir ambientes de troca e ampliar percepções para construir ambientes de confiança, onde as pessoas possam dialogar de forma leve, fácil e divertida.