Você se olhou no Futuro, ultimamente?
Warren Buffet disse certa vez: “Se hoje temos sombras é porque alguém plantou árvores.. há muito tempo”. Esse é um ótimo lembrete de que, fazendo as coisas certas agora, estamos preparando um futuro de sucesso.
Quando foi a última vez que você pensou sobre o seu futuro?
Não falo de suas tarefas de trabalho ou de coisas divertidas que você gostaria de fazer, mas do que ou quem você quer ser no futuro. Os pesquisadores fazem essa pergunta às pessoas, acrescentando: Imagine-se sendo o seu “melhor eu” – e assim prosperando e vivendo uma vida plena, saudável e feliz daqui a 1, 3 ou 5 anos. Os pesquisadores chamam a isso de o seu “melhor eu possível”. |4
E eles não só estudaram como já publicaram +30 trabalhos sobre essa questão e suas respostas – a maioria, nos últimos 8 anos. Um novo estudo, publicado em abr 2018, |1 revisou os estudos anteriores para saber se esse exercício de se ver no “melhor eu possível” foi benéfico. E descobriram que, sim, esse exercício é benéfico às pessoas de 3 maneiras:
- Aumenta o otimismo e a esperança.. Você, mais rapidamente, vê o positivo em meio às dificuldades, o estresse e a negatividade que muitas vezes nos rodeia.
- Estimula emoções positivas.. Você busca o seu “melhor eu possível”, com sentimentos positivos, como os de alegria, interesse, gratidão, motivação e paz.
- Aumenta a saúde e o bem-estar.. Todos nos beneficiamos ao nos sentirmos mais saudáveis e ao vivenciarmos um senso amplo de saúde, alegria e bem-estar.
Os pesquisadores analisam esse exercício sob diferentes ângulos. Às vezes, eles pedem às pessoas que vejam o seu “melhor eu possível” em um futuro genérico; outras vezes, pedem que concentrem a atenção em um futuro específico, e.g. como o seu “melhor eu possível” na família, num relacionamento, na atividade comunitária, no trabalho ou profissão... |2
Abaixo, alguns passos para ajuda-lo nesse exercício. Destaco os passos 4 e 5 que exploram as suas Forças de Caráter, visando ajudá-lo a pensar em caminhos que verdadeiramente podem lhe ajudar a chegar ao seu “melhor eu possível” depois que você se imaginar assim, no futuro (estes passos são cruciais e muitos pesquisadores não os incluíram).
- Defina uma data no futuro (e.g. daqui a 6 meses, daqui a 1, 3 ou 5 anos) e imagine que, nesse momento futuro, você é ou está sendo (use o verbo no presente!) o seu “melhor eu possível”.
- Imagine um cenário, com detalhes, no qual você, tendo trabalhado duro, conseguiu realizar as suas metas de vida (ou de trabalho).. Veja como você avançou em seus relacionamentos.. Você pode se ver como tendo alcançado todo o seu potencial como pessoa, como profissional, como pai ou mãe.. Como tendo atingido uma meta importante ou realizado um de seus maiores sonhos.. Atenção: Não se trata aqui de fantasias irrealistas, mas de realizações positivas, dentro de um escopo razoável, ainda que (bastante) desafiador!
- Depois que você tiver uma imagem suficientemente clara desse cenário futuro, escreva em detalhes o que você fará para alcança-lo. Escrever melhora sua auto-estima e ajuda você a criar uma estrutura lógica para ações imediatas.. para você sair do reino das idéias nebulosas e dos pensamentos fragmentados e entrar no reino das possibilidades concretas (ainda que cheias de desafios!).
- Identifique as Forças de Caráter do personagem que você é, nesse cenário futuro. (No menu do site do VIA Institute, você pode escolher o idioma da lista de Forças).
- Quais Forças de Caráter você precisa desenvolver para se tornar o seu “melhor eu possível” no futuro? (Faça teste gratuito para identificar as suas Forças de Caráter hoje e do seu “melhor eu possível” no futuro).
Pesquisas futuras
Os pesquisadores sugerem um novo exercício para avançarmos em nossos relacionamentos: Imagine o “melhor eu possível” de outra pessoa. Isso ainda não foi estudado, mas esse novo exercício pode ser algo assim:
- Imagine como é a vida de um ente querido seu, no futuro (e.g. daqui a 1, 3 ou 5 anos).
- Imagine que tudo está indo bem para essa pessoa. Ela consegue realizar grandes coisas, está feliz, progredindo na profissão, tem lindos relacionamentos e goza de boa saúde...
- Identifique as Forças de Caráter do personagem que essa pessoa se tornou..
- Quais Forças de Caráter estão ajudando essa pessoa querida a construir uma vida plena, saudável e feliz?
Este exercício pode ajudar você a “ver o que há de bom” nesse seu ente querido, além de lhe levar a apreciar mais efetivamente as suas melhores qualidades hoje. E, quando pesquisas forem feitas com pessoas que participarem desse novo exercício, será interessante sabermos quantas pessoas puderam se melhorar e ajudar entes queridos a atingirem o seu “melhor eu possível” num tempo imaginado..
Nestes exercícios acima, o acompanhamento por um coach profissional – conhecedor de Forças de Caráter – pode ajuda-lo a tornar realidade o cenário futuro e o seu “melhor eu possível” desejado.
Então, de volta a você, eu pergunto:
- Você se olhou no futuro, ultimamente?
- Você se viu em seu “melhor eu possível” nesse cenário futuro?
- O que você está fazendo, hoje, para ser o seu “melhor eu possível”?
Lembre-se:
É preciso plantar árvores hoje para se ter sombras.. no futuro!
Notas
1| Este texto é uma tradução (editada) do post An Exercise On Seeing Your Future, do Dr. Ryan Niemiec, VIA Institute blog, 18 abr 2018.
2| Para mais detalhes e resumos do que foi dito por pessoas que fizeram este exercício, veja o artigo do Dr. Ryan Niemiec (em Inglês; ver link no texto |1, acima).
3| A visualização de um cenário futuro é uma etapa chave no Hexagrama do Coaching – um modelo simples e comprovado de processo de coaching orientado a resultados, que está descrito em: FOCO, META, AÇÃO! e-book do Autor, disponível na Amazon Kindle.
4| Ver também, do Autor: Seja Você Mesmo o Seu Herói Favorito! LinkedIn, 23 Out 2017.
/..