COMO? COMO? COMO?

COMO? COMO? COMO?

No livro "Poder Sem Limites" do maior fenômeno mundial do autoconhecimento, Tony Robbins, é asseverado de maneira singular que: "A situação atual de uma pessoa é o reflexo das coisas em que ela acredita", ou seja, se você congelar a sua vida hoje e analisar de maneira honesta tudo o que aconteceu de bom ou "não tão bom assim", perceberá que é o resultado das suas crenças desde tenra idade, validado pelo seu livre-arbítrio, nem mais, nem menos.

Exemplificando, se o seu casamento está uma porcaria, ele é apenas um reflexo das suas próprias escolhas no que concerne a relacionamento conjugal; se você não consegue sair das dívidas, é porque está alimentado de sentimentos de pobreza, inseridos na sua mente em algum momento da sua jornada neste planeta; se você trabalha trabalha trabalha, não vê nenhum progresso e não consegue proporcionar nada para a sua família é porque a escassez está impregnada na sua alma.

Aliás, fazendo um pequeno hiato, tem uma frase do Ph.D, escritor e conferencista Paulo Vieira que chama a cada um de nós no âmago da racionalidade ao mencionar: "Está tudo bem! Está tudo certo! Cada um tem a vida que merece!".

As comunicações que geramos no dia a dia, os pensamentos, os sentimentos, acrescidos do forte impacto emocional, criam os edifícios das crenças que estão fincados nas nossas mentes e podem ser positivas, nos levando ao próximo nível, ou negativas, tornando as nossas vidas sem motivação, metas e objetivos, o famoso "deixa a vida me levar, vida leva eu".

Ai você deve estar indagando: Ok! Isso eu já sei! Quero saber o que tenho que fazer para reverter as minhas dificuldades de relacionamento, escassez de dinheiro, dificuldades na profissão...?

É óbvio que comunicar diariamente positividade e nutrir mente e espírito com livros edificantes, cursos, palestras, treinamentos, filmes... nos coloca em outro nível de entendimento. É a denominada imersão para alteração de crenças limitantes.

Porém, o núcleo do meu texto prende-se em algo a mais, ou seja, em aprender a fazer a pergunta certa, uma vez que isso é fundamental para nos colocar frente a frente com nossas vicissitudes de maneira inteligente e resoluta.

Portanto, afaste-se do "por quê" principalmente em se considerando que essa forma de indagação mascara a realidade. "Por quê meu casamento está uma porcaria?" trarão justificativas de que o marido/esposa não coopera, é egoísta, é machista, é feminista... "Por que não consigo sair das dívidas?" ocasionarão desculpas de que a culpa é do governo, do PT, do Temer, da alta do dólar, do desemprego..., ou seja, o "por quê" busca culpados, transfere responsabilidades e nos mantém na zona de conforto.

Ao invés disso, pergunte utilizando o "COMO?" que procura respostas maravilhosas e, como diz o velho ditado: "quem procura acha!". 

O "COMO ?" é sinônimo de solução. Utilizando os mesmos exemplos acima e alterando-os por questionamentos eficazes: "Como devo agir para melhorar o meu casamento?"; "Como tornar a porcaria do meu casamento em uma união maravilhosa?; "Como vou me organizar para quitar minhas dívidas?"; "Como devo agir para não contrair mais dívidas?"; "Como devo proceder para melhorar na profissão, como e o que devo estudar?

Perceberam a diferença entre o "por quê" e o "como"?

Buscar culpados é arrumar desculpas, então, se esse é o seu caso, continue se acabando, se afundando sem solução com os "por quês" na sua vida; agora, se realmente quer resultado positivo, concentre sua energia no presente, no aqui e agora, ao que pode e deve ser feito neste momento

No mais, como você vai colocar em prática o que acabou de ler para alterar o que não agrada ou não cabe mais na sua vida? Como? Como? Como? 

Fiquem com Deus e até o próximo texto!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos