a volta dos empregos no setor petróleo no Brasil
A volta dos empregos no setor de petróleo e combustíveis no Brasil.
Tudo indica que os investimentos no setor petróleo, no Brasil, estão voltando a acontecer e vão se intensificar em 2017, abaixo alguns motivos.
Depois da queda do preço de 140 para 27 US$/barril, estes subiram e estão aparentemente estabilizados ao redor de US$ 55 a 60/barril.
A lei que permite a entrada de capital estrangeiro na exploração do pré sal, foi aprovada no congresso, o que está atraindo grandes empresas para cá.
A Petrobras tem feito várias parcerias com empresas multinacionais, nas quais ela entra com os seus investimentos já feitos e os parceiros com os novos investimentos.
Com a venda de ativos não estratégicos e menos rentáveis, a Petrobras reduz seu endividamento e volta a poder investir no setor.
A ANP anuncia três novos leilões de campos de petróleo no Brasil, ainda este ano, inclusive com áreas do pré sal, o que vai atrair grandes investimentos, estimando se uma arrecadação ao redor de 5 bilhões de reais com bônus de aquisição nos dois primeiros e um valor superior a este no terceiro, a ser pago no início de 2018.
Mesmo com a crise, o mercado de derivados de petroleo está importador de diesel 13,7 % do total, gasolina 7,1% e nafta. No caso da nafta, os volumes se devem ao fato da Petrobras, acertadamente, ter destinado estas correntes para produção de gasolina em detrimento da nafta, obrigando as centrais petroquímicas a importarem grandes volumes. Com isto, já é prudente se pensar na construção de pelo menos duas novas refinarias, pois estas levam ao redor de cinco a sete anos para serem construídas.
veja o artigo completo no meu blog lh.sanches.blog.uol.com.br