Whey Protein: A história.
Whey Protein foi descoberto como um subproduto da produção do queijo a mais de 30 anos (década de 1980) . O queijo é feito de leite que contem dois tipos de proteína: caseína e whey.
O whey protein até então não tinha valor nenhum, era considerado sobra da produção do queijo, até que um belo dia algum cientista curioso decidiu examinar mais a fundo essa substância. Então descobriram que o Whey Protein estava carregado de proteínas de alto valor biológico, similar a proteína do leite materno(humano), mais similar do que qualquer outra proteína disponível. O Whey dissolvia muito bem na água, era digerido muito fácil e continha um leque amplo de aminoácidos muito melhor do que a proteína do ovo, que até então era a mais famosa.
Só que havia um grande problema inicial na extração do Whey: Na sua forma bruta ele continha muito colesterol, gorduras e principalmente lactose. A alguns anos atrás, dois novos processos foram desenvolvidos para extrair a forma mais pura de whey em meio as suas impurezas. Este processo se chama Micro-Filtragem(onde as proteínas são separadas por um filtro microscópico de membranas) e Troca Iônica(onde as proteínas são extraídas por através da sua carga elétrica). Ambos os processos garantem uma maior pureza ao Whey protein e também, os mesmos, são os responsáveis por encarecer o preço do produto final do Whey no mercado.
Fonte: Blog Hipertrofia.org
Bacharelado | UniCesumar
9 amuito interessante as matéria super gosto muito bom parabéns ....