WHY MACAÚBA?
A demanda global por óleo de dendê não vai desaparecer. A mudança para culturas alternativas como soja, colza, girassol etc.., podem gerar impactos ambientais e sociais ainda maiores, devido a essas culturas precisarem de até 10 vezes mais de área plantada para se produzir a mesma quantidade de óleo. A macaúba é uma alternativa sustentável para a produção de óleo vegetal, pois é a espécie que mais produz óleo por unidade de área no mundo.
A macaúba, quando comparada ao dendê, que atualmente é o óleo mais consumido e produzido no mundo, apresenta vantagens como maior aptidão agrícola, bem como melhor eficiência no uso da água.
Enquanto que a cultura do dendê na maioria dos casos, está alicerçada na defaunação e desflorestação, a cultura da macaúba tem como pilares a refaunação e reflorestação, pois é uma espécie pioneira, ou seja, ela consegue se estabelecer em ambientes perturbados e/ou de baixa aptidão agrícola, dando condições para a sucessão e estabelecimento de outras plantas, além do mais, seus frutos são avidamente consumidos e dispersados por vários grupos de animais, sendo então uma espécie chave para um agroecossistema equilibrado e economicamente viável.
A macaúba se enquadra no conceito de florestas multifuncionais, ou seja, ela pode ser utilizada em diferentes modelos de plantios sustentáveis, dando condições para que o produtor rural se regularize quanto a legislação ambiental, tendo como incentivo uma renda extra através da exploração de seus frutos.
A fase agrícola, que vai desde a seleção dos melhores materiais a serem plantados até a colheita, bem como as etapas da pós-colheita da macaúba já estão bem avançadas. Isso minimiza os riscos para quem pretende investir na cultura.
Nossa equipe vem trabalhando a mais de dez anos com a domesticação da macaúba, com o objetivo de tornar a espécie competitiva economicamente, socialmente justa e ambientalmente correta.
Aumento a performance da sua empresa através dos dados.
10 m👍 Boa Luiz!
Head Agronegócios - Board Member GRI - IBGC
10 m👏👏👏