Work Hard & Play Hard - Estratégia para aumentar produtividade e evitar a procrastinação
Todos procrastinamos num certo grau. Temos dias de alta produtividade, assim como temos dias de baixa, e tudo bem! Mas como lidar com as entregas importantes que deixamos para depois?
A dica que experimentei nos últimos meses de 2019 e agora trago para você é:
“Make it fun!” - Torne seu trabalho divertido. Transforme aquelas atividades indesejadas ou projetos penosos em experiências divertidas ou positivas!
Tive a ideia quando meu amigo André Servaes, fundador da Brasil Cursinhos, me contou sobre a cultura de trabalho “Work Hard & Play Hard” dos consultores da Bain & Company, uma das maiores consultorias de negócio do mundo.
Logo me veio em mente: “se os consultores da BainCompany se divertem trabalhando mais de 60 horas semanais, por que eu não posso fazer o mesmo!?”
Foi aí que comecei a aplicar essa mentalidade em diversas atividades pessoais e profissionais. A ideia era - não deixe para depois, faça agora de uma forma divertida!
Abaixo trago exemplos das mudanças que apliquei e como elas afetaram a mentalidade da minha equipe e empresa:
EXEMPLOS PRÁTICOS
- Premiação - Sempre carrego um snack do qual gosto bastante! Quando termino uma entrega relevante, o snack funciona como minha premiação pelo bom trabalho;
- Músicas - Montei playlists temáticas para diferentes tipos de trabalho. Rock para entregas rápidas, eletrônica para escrever artigos, músicas boas de cantar para trabalhos repetitivos. É muito interessante perceber o quanto melhoram minha produtividade;
- Boa companhia - Para lidar com tarefas chatas e repetitivas, de baixa complexidade (e risco), procuro convidar um colega para fazer o mesmo. Enquanto realizamos as atividades, trocamos ideias sobre projetos, ou sobre as nossas vidas. Exemplo: alimentação de planilhas, criação de relatórios, ajustes simples de sites, etc.
- Algo novo todo dia - Para manter a motivação de ir à academia, coloquei como meta aprender algo novo em cada treino. Para isso selecionei podcasts interessantes para minha carreira. Essa mudança me trouxe um grande ganho de motivação no treino. Recomendo: Cast for Closers (vendas), ResumoCast (resumo de livros), e o Mais Tempo (produtividade);
- Falar com uma pessoa querida - Quando preciso viajar para um cliente de outra cidade, ou quando permaneço muito tempo no trânsito, conecto meu celular ao som do carro e ligo para uma pessoa querida que não vejo há muito tempo. Conversamos sobre as novidades, sobre projetos e ideias, sobre a vida em geral. Torna a viagem muito mais interessante!
MENTALIDADE VIRA CULTURA
Ao passo que incentivo comportamentos e ações divertidas com o time, essa mentalidade acaba expandindo para a equipe e, até mesmo, para o posicionamento da empresa. Por exemplo:
- Na reunião semanal de planejamento, estipulamos que todos devem trazer um doce ou salgado que gostam muito. Funciona muito bem como um quebra-gelo inicial. A prática se tornou competição entre os membros do time;
- Para brainstormings em grupo, conduzo o momento como uma corrida pelo prêmio. Coloco um timer, música agitada ao fundo e trago uma premiação para a melhor ideia e para a pessoa que deu o maior número de ideias.
Percebi que o time estava explicitando essa forma de ser e agir na comunicação da marca! Em nosso site, foram adicionados elementos e frases divertidas, que cativam o leitor.
Além disso, em contato com clientes, senti um retorno positivo de pessoas que consideraram nossa marca “divertida, moderna e acessível”.
Work Hard & Play Hard
Eu e você passamos quase 1/3 da nossa vida trabalhando. Se podemos tornar essa experiência mais agradável e divertida, seremos mais felizes, com certeza.
Senti os efeitos positivos dessa mudança de mentalidade na prática, por isso resolvi compartilhar com você. Assim como eu fiz, gostaria de te ouvir, você já aplica alguma ação como essa? Seu time pratica? Conta pra mim nos comentários!
Head de Gente e Cultura | Líder de Chapter | RH Ágil | Atração e Seleção | Clima e Cultura | Experiência do Colaborador | Comunicação Interna | +15 anos na área de RH | + 6 anos como Líder de Equipes
4 aKelma Boavista f Danyelli Lima
Verbal Leader na meutudo.
4 aÓtimas estratégias Rafael! Com certeza vou incorporar algumas no meu dia a dia.
Coordenadora de Marketing
4 aSkittles e música eu continuo usando. Mas sua companhia faz falta!