X, antigo Twitter, fecha escritórios no Brasil

X, antigo Twitter, fecha escritórios no Brasil

Na última semana tivemos mais um capítulo da novela entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo tribunal federal, e o bilionário Elon Musk, dono da rede social X, antigo Twitter.

A briga entre os dois se acirrou em abril desse ano, quando Musk questionou em uma publicação do ministro Alexandre o porquê de "tanta censura no Brasil", além de indicar que iria descumprir ordens judiciais brasileiras a respeito de bloqueios de alguns perfis do X, feitos pelo STF.

Nessa ocasião foi a primeira vez que Musk comentou que provavelmente teria que fechar o escritório da rede social X aqui no Brasil.

Após esses ataques direcionados, Alexandre de Moraes determinou a inclusão do empresário como investigado no inquérito que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas e seu financiamento.

Essa briga acabou piorando devido ao cenário político Brasileiro, sendo que os setores mais a direita adotaram Musk como alguém que luta pela liberdade de expressão, em contra partida a esquerda apoia Moraes por proteger a democracia Brasileira e da necessidade de uma regulação das redes sociais.

Semana passada os ânimos voltaram a esquentar, em um comunicado assinado pela equipe global de assuntos governamentais do X, informa que: “Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”

A nota segue informando que: Como consequência, “para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil”, anunciou a empresa. A nota termina informando que a empresa está “profundamente triste” e que foi “forçada” a tomar essa decisão. E que “A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes”.

A rede social X mantinha cerca de 40 colaboradores no país. Vale lembrar que chegou a ter mais de 100 pessoas, porém após a aquisição da plataforma por Elon Musk, em 2022, a empresa fez sua primeira demissão em massa.

Na prática, a princípio, não teremos grandes mudanças no funcionamento da rede social aqui no Brasil. 

Nesse mundo on-line, as redes sociais cada vez mais ganham força, com poder de afetar o nosso mundo off-line.

Um abraço e até a próxima!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos