Zona de conforto, nunca mais!
Como anda o nível de satisfação com a sua vida pessoal ou profissional?
Sente que algo não esta indo bem e virá e mexe você se pega pensando sobre isso, mas não sabe muito o que fazer ou ainda acredita que esse foco de insatisfação mais cedo ou mais tarde vai passar?
Tanto no coach, em palestras e através dos meus canais em redes sociais eu vejo pessoas insatisfeitas com os rumos das suas vidas e com medo de mudar, seja porque não querem perder o que já foi anteriormente conquistado, seja porque não sabem como fazer essa mudança.
Não importa o motivo quando você varre a insatisfação para baixo do tapete, você sede lugar a frustração e isso vira um círculo vicioso e não sai do lugar. Se você se identificou com essa situação, significa que entrou em sua zona de conforto. A zona de conforto pode ser definida como os comportamentos, pensamentos e atitudes que são constantemente repetidos quando já se está acostumado com determinada situação.
Sendo ela o representante da segurança, do previsível e, obviamente, do confortável. Você pode reconhecer que entrou em sua zona de conforto quando as atividades que exerce, em qualquer esfera da vida, já não ocasionam ansiedade ou não exigem mais nenhum tipo de risco. Neste contexto, sua performance é boa e constante, mas limitada, já que nenhuma tentativa nova (e, por consequência, nenhum erro) é permitida.
Os perigos da zona de conforto
Diversas pessoas encontram-se presas em sua zona de conforto, mas não têm consciência deste fato. O ser humano tem a tendência de buscar sempre o que é mais familiar e “fácil”, estabelecendo baixa índice de tolerância à dor e mal-estar sendo um grande linitador do seu verdadeiro potencial.. Este pensamento é limitante em qualquer área da vida, seja nos relacionamentos ou na vida profissional. O crescimento e a busca pelo sucesso e de significado demanda certa dose de risco e mudanças constantes.
Além disso, ao ficar na zona de conforto, você abre mão da maioria dos seus sonhos e aspirações. É importante que você esteja preparado para novos desafios ou mesmo enfrentar um cenário desfavorável, como uma demissão inesperada, a insatisfação de um cliente até mesmo uma doença repentina. A vida impõe situações e problemas dos quais não podemos fugir, e você deve ser capaz de dar um passo adiante em nome do crescimento pessoal, na carreira ou da família.
Afastar-se daquilo que deseja só lhe causará ansidedade e infelicidade, por isso assuma o controle da sua vida e desenvolva a sua autoliderança para que você possa se responsabilizar com a sua realidade, com o que deseja alcançar e assima de tudo com a mudança.
Como sair da zona de conforto
Uma vez ciente dos perigos da zona de conforto, você pode tomar algumas medidas para libertar-se dela:
1) Busque a ajude de um coach, ele vai te tirar desse lugar tranquilo e sem perspectivas e te auxiliará a enxergar novas possibilidades;
2) Não tenha medo da frustração;
3) Espere pelo êxito, mas esteja preparado para as falhas;
4) Procure desafios que te motivem;
5) Se não teve mudanças em sua vida profissional e pessoal, não espere resultados diferentes;
6) Desafie-se! Estabeleça novas metas e trace formas concretas de alcançá-las.