Como alinhar a balança da frustração e da expectativa
O que nos traz frustrações e como alinhar nossas expectativas diariamente para termos uma maior satisfação e conquistas no dia a dia?
Nossas frustrações estão diretamente relacionadas com as expectativas que temos diante das situações, contextos e relacionamentos e sempre que colocamos nossas entregas e nosso coração nas relações e nas situações, nós podemos nos frustrar profundamente.
Como podemos alinhar e evitar sofrimentos com esse desalinhamento?
Essa é uma questão importante para nossa saúde mental e deve ser levada em consideração para que possamos continuar firmes e fortes nas nossas vivências diárias.
Nosso coração é enganoso e sempre nos leva a agirmos pelas emoções e por impulso e sempre que não alinhamos nosso coração com a nossa razão, nós temos uma grande tendência a nos machucarmos em toda e qualquer situação.
Quantas vezes você já se pegou querendo estar em lugares para ter a companhia de pessoas queridas e que precisou se afastar por causa de outras pessoas que as cercavam? Ou quantas vezes você se afastou de amigos preciosos para que pessoas maldosas não os prejudicasse? Nem sempre estamos perto das pessoas que verdadeiramente amamos por inúmeros motivos, e quando isso não acontece, nós nos frustramos de forma intensa e profunda e isso poderá nos trazer desdobramentos e consequências a longo prazo.
Tudo aquilo que toleramos tende a aumentar com o tempo. Hoje você tolera um pequeno desconforto ou uma afronta, e amanhã, esse mesmo desconforto poderá te sufocar, e essa mesma afronta poderá coloca-lo em risco, seja no trabalho ou na vida pessoal.
Muitas vezes, quando olhamos para trás, podemos pensar nas nossas escolhas e nas decisões que tomamos ao longo da nossa jornada, e sempre que a reflexão é profundamente feita, podemos ver que todas as vezes que tomamos decisões baseadas no que sentimos ou no impulso do nosso coração, deixando a razão de lado, é quando mais nos arrependemos a longo prazo.
Aquela amizade que deixamos para trás, para poder cumprir com nossos padrões de responsabilidade familiar, ou aquele trabalho que brilhava nossos olhos, para podermos estar presente ou confortar aqueles que equivocadamente achamos que precisam de nós. E assim, nosso tempo se vai, nossa vida se enlaça em conceitos e pensamentos dissociativos, e ao longo do tempo, vemos o quanto nossas expectativas de construir um mundo melhor no meio de escombros nos leva a uma intensa e profunda frustração.
Assim, é preciso reconsiderar nossa jornada, nossos conceitos e nossos pensamentos, compreendendo que as pessoas são responsáveis por suas próprias escolhas, e que nós, responderemos por nós mesmos no final de nossa jornada e não pelas decisões das outras pessoas.
As frustrações aparecem sempre que nosso alinhamento é desfeito, invalidado ou desalinhado com as colheitas da nossa realidade, seja na vaga que tanto almejamos, no grupo que lutamos por pertencer e fazer parte, na família que orgulhosamente apresentamos, ou nas nossas escolhas em uma atuação profissional ou social.
Por isso, compreender como nos sentimos, o que nossa intuição diz, e o que temos nas mãos em relação a ferramentas e conhecimentos são fundamentais para alinharmos nossas expectativas e para construirmos um futuro melhor, mais significativo e prazeroso ao longo do tempo.
Sempre que nossa imaginação estiver além do real, nossas expectativas estarão acima do que nível tangível, e sempre que nosso contexto for desfavorável, nós nadaremos no mar das possibilidades com uma âncora presa em nossos pés, que nos farão nadar e nadar e sempre voltar para o mesmo lugar. Porém, a cada nado e a cada passo, nós vamos nos transformando e é nesse ponto que precisamos refletir, sobre quem nós somos a cada minuto e como estamos a cada fase.
As expectativas são feitas de acordo com padrões de pensamentos e metas definidas em nossas mentes, e os resultados são medidos de acordo com resultados obtidos e evidências que nos fazem saber que chegamos onde gostaríamos, e não apenas de acordo com o que sentimos ao alcançar essas metas e objetivos.
Recomendados pelo LinkedIn
Aí está o gargalo ou o gap desse desalinhamento, é por isso que precisamos considerar sempre o passo a passo do que queremos construir e o que é humanamente possível de ser alcançado com as habilidades que temos e o tempo necessário para ser alcançado por qualquer ser humano que tente alcançar as mesmas coisas que nós, com o mesmo contexto que nós.
Isso nos ajudará a alinharmos nossas expectativas conforme a realidade, aceitando o que não podemos mudar e lutando para desenvolvermos e melhorarmos nas coisas que podemos mudar e transformar, essa é a chave!
Quando você define objetivos de estudos, novos padrões, novos patamares, novos relacionamentos, novas conquistas, você precisa deixar coisas para trás, renunciar muitas coisas que você ama, e estar aberto para coisas novas em sua vida, nem todos acompanharão você ao longo do caminho, e muitas pessoas se encontrarão com você no meio da jornada.
Cada um de nós corre contra o tempo, caminha em direção as oportunidades e busca as melhores possibilidades, e no meio dessa jornada, muitas coisas se vão, outras vem, algumas permanecem, e outras não chegarão. Não conseguiremos vivenciar tudo, mas precisamos buscar aquilo que faça sentido diante da nossa jornada e das nossas escolhas.
Amigos queridos ficarão nas nossas lembranças, e muitos deles, nem lembrarão da nossa existência ao longo dos anos, e isso faz parte de nós e de quem nós somos. Assim também, muitas vezes nós lembraremos das pessoas com sorriso ou lágrimas nos olhos, também nos lembraremos das fases boas ou ruins que vivenciamos e tudo isso deverá fazer parte da nossa memória para estarmos firmes em nossa jornada, seja ela qual for, para sabermos que cada passo valerá a pena e para lembrarmos do por que nós lutamos e buscamos caminhar onde está nosso propósito e chamado.
''Quando você estiver a ponto de desistir, lembre-se do que trouxe você até aqui'' (frase de Achiles Jr).
Assim, vamos imaginar uma balança em que os objetivos da expectativa está em um lado e o oque temos e somos em relação a nossas habilidades do outro, e vamos alinhar nossa autocobrança, para saber as pessoas erram tentando acertar e que nossa vida é feita de tentativa, erros e acertos, e que ao longo do caminho, muitos aprendizados virão, tanto dos acertos quanto dos erros.
Sempre aprendemos com todas as experiências que vivenciarmos, e isso é um presente divino em nossas vidas! Através desses aprendizados é que nosso caráter é lapidado e nossa jornada contabiliza que tudo está valendo a pena.
Mais do que a velocidade ou a intensidade, vale quem somos ao longo do caminho.
''Jesus venceu no deserto e Adão padeceu no paraíso'', então, alinhe suas expectativas e suas frustrações conforme o lugar e o contexto em que estiver, sem se cobrar além do que é humanamente possível de ser feito.
Reconheça que Deus está com você em cada passo, te guardando, protegendo e dando o necessário para os próximos passos e assim, tudo ficará mais equilibrado e suas expectativas estarão proporcionais com a sua realidade, e consequentemente, você alinhará suas expectativas e frustrações de forma coerente com a realidade.
Gratidão e uma vida plena!
Sandra RZ Bertotti