Zona de Conforto
Todos nós ouvimos constantemente esta frase, “você precisa sair da zona de conforto”, mas o que realmente significa sair da zona de conforto?
O que é esta famosa zona de conforto?
E principalmente como eu cheguei até aqui?
Embora cada um saiba instintivamente o que é e o que significa para si, zona de conforto embora pareça contraditório é a situação que nos acostumamos e porque não nos sentimos bem, nos faz sofrer! Mas se nos faz sofrer porque chamamos zona de conforto?
Vamos exemplificar:
Há muito tempo num país distante um monge e seu discípulo viajam pelo seu país indo de uma cidade a outra, e numa dessas viagens num certo dia já tarde, resolveram para numa pequena fazenda para pedir abrigo, já que está muito tarde, o frio se fazia sentir. O fazendeiro não tardou em conceder abrigo aos viajantes, durante o jantar numa conversa amigável, o monge pergunta:
- Vejo que tem uma bela propriedade, mas percebo que pouco se trabalha na terra, por quê?
O fazendeiro então responde:
- A mestre, temos uma vaquinha, da qual tiramos o leite, e fazemos queijo, coalhada, doces e os vendemos na cidade, com isso temos nosso pequeno sustento, humilde, mas digno!
O monge então torna questionar:
- Mas só tem esta única vaca?
No que o fazendeiro responde:
- Sim, uma única, mas é o suficiente, embora já velha, nos concede o sustento, volto a dizer, humilde, mas digno!
Terminaram então a refeição e foram se recolher, já que no dia seguinte teriam que levantar cedo pois a viagem era muito longa.
Antes do sol raiar e de seus gentis hospedeiros se levantarem, monge e discípulo puseram-se a caminho de seu destino, quando passando pelas pastagens avistaram a vaquinha do fazendeiro, o monge então olha par ao discípulo e fala: - Peque aquela vaca e jogue-a no precipício!!
Seu discípulo, embora tente dissuadi-lo percebe que seu mestre estava convicto de suas palavras e sem mais obedeceu a seu mestre.
Tempos depois monge e discípulo retornam aquelas terras, mas desta vez o monge tinha um propósito diferente, que era o de ver como estavam o fazendeiro e sua família passado um após sua visita. Logo ao chegarem perceberam que as terras estavam bem cuidadas, as plantações eram de perder de vista, e tinham vários trabalhadores se movimentando freneticamente pela propriedade, forma de cara reconhecidos pelo fazendeiro que lhes recebe de braços abertos, e os convida para passar a noite novamente na residência, o que foi aceito, e no jantar a conversa segue seu rumo, quando o fazendeiro vira-se para o monge e diz: - Mestre o senhor não vai acreditar, logo depois de sua partia nossa vaquinha morreu, caiu no precipício, isso nos deixou muito desolados e apreensivos, pois perdemos nossa fonte de renda, mas como não tinha recursos para comprar outra pus-me a trabalhar na terra, como a propriedade é grande chamei algumas pessoas da cidade para ajudar-me no trabalho, e nossas colheitas aumentaram de tal forma que prosperidade se faz presente como pode ver pela casa, outrora humilde, hoje mais bem acabada, temos empregados, todos muito bem pagos que nos auxiliam nos trabalhos, sua visita naquele dia nos abençoou!!
Embora o fazendeiro não soubesse que tinha sido o mestre o causador de tal fatalidade à vaca, ele reconhecia nele um portador de bençãos.
E qual a moral da história?
A vaquinha era a zona de conforto do fazendeiro, ou seja, ele não se preocupava em cuidar da terra, em ter oportunidades, se contentava com o pouco que tinha, mas quando se viu sem a vaca, pôs-se a trabalhar na terra e com isso começou a ver sua realidade mudar!!
E quantos de nós não tem sua vaquinha?
- Você está fazendo um curso para simplesmente deixar seus pais felizes? Embora sua vontade era de cursar outro?
- Você está num emprego que não o deixa feliz, mas continua nele porque tem contas a pagar?
- Você acha que é muito jovem para começar uma carreira?
- Você tem medo de encarar uma nova carreira porque já não é” jovem o suficiente” e recomeço é só para os jovens?
- Você deseja aprimorar seus conhecimentos, ou voltar a estudar, mas não faz isso porque “não tempo”, ou melhor acha que não tem mais disposição para encarar os estudos?
- Você vive uma relação infeliz, mas é melhor isso do que ter que conhecer gente nova e começar tudo de novo?!
- Você não tem sorte como fulano teve?
- A vida é muito difícil para você? Você acredita que não consegue porque não tem sorte?
Enfim pense sinceramente qual é vaquinha que você amarrou a sua vida, e será que não está na hora de matar esta vaquinha e começar a criar seu rebanho?
Desacredite em seus sonhos e passará o resto da vida realizando os sonhos de outras pessoas!!