Elisama Santos - Entre laços

Por Elisama Santos

Elisama Santos é psicanalista, educadora parental, escritora, palestrante, mãe de Miguel, 9 anos, e Helena, 7. Autora do livro "Educação não violenta"

 


Tenho a sorte (será?) de ter os filhos aniversariando em um intervalo de 15 dias, o que me permite realizar apenas uma comemoração. Por enquanto, eu sei. O mais velho já me informou que no ano que vem não deseja mais festejar com a irmã, mas isso é problema para a Elisama do futuro. No momento, estou apenas me recuperando da decisão insana de organizar uma festa para 60 crianças. Preciso dizer que chegar a este número foi um sofrimento. Descubro que os meus filhos herdaram a minha capacidade de comunicação e simpatia e a multiplicaram por dois: fico na dúvida se é uma lista de convidados para um aniversário de 9 e 11 anos ou um comício.

Festa de aniversário infantil — Foto: Pexels
Festa de aniversário infantil — Foto: Pexels

A tal da lista de convidados merece um texto só pra ela. Quando as crianças são pequenas, é mais dos pais que delas. A gente chama aquela amiga que ama e que não vê há um tempo, a vizinha que sempre encontra no parquinho, os parentes – alguns por obrigação – e pronto, lista feita. Sempre existe alguém que fica chateado porque só soube da festa pelos stories alheios, um tio ou tia que diz amar a criança, mas nunca vai visitá-la, porém, assumimos o risco.

À medida que as crianças crescem, a gente se toca que a festa não é nossa, somos apenas os organizadores e financiadores. APENAS. Lista feita, iniciamos a missão de encontrar um espaço. Eu queria ter um quintal grande que coubesse todo mundo, mas não tenho, lá vamos nós alugar um.

Passei a maior parte da festa em pé. Mas quando parei e olhei as crianças sorrindo, rodeadas pelos amigos, meus olhos se encheram de lágrimas
— Elisama Santos

A cada ano, a gente descobre que o metro quadrado mais caro da paróquia é o dos espaços de festa. Socorro, Deus. Eles sabem que só vamos usar por quatro horas? Me resigno, escolho o de preço menos absurdo. Eu queria só um bolinho. Juro. Bolo, cachorro-quente, pipoca, suco, refri, água, o velho e bom brigadeiro e mais alguns docinhos. Mas, aparentemente, isso está em desuso. A lista de cardápios e possibilidades lembra a de um casamento. Mas ninguém casa achando que ano que vem estará casando novamente, concorda? Decido que eu mesma farei os doces e a comida, não pode ser difícil, né? Perdi algumas horas de sono e a ilusão de que sei o quanto as crianças comem. Tenho cachorro-quente para alimentar meus filhos e os seus amigos até a faculdade.

O bendito dia chegou, gritei com as crianças porque não eram simplesmente robôs (seria mais fácil), porque eu estava sem dormir, porque os enfeites não ficaram como eu queria. Passei a maior parte da festa em pé, perambulando de um lado para o outro, sem nem sequer beber água direito. Quando finalmente parei, olhei as crianças sorrindo, rodeadas pelos amigos, meus olhos se encheram de lágrimas. Quis que a festa durasse para sempre.

Voltamos pra casa com os presentes e eu, que na última semana repeti “Deus me livre desse caos, não faço mais”, já estava pensando que, no ano que vem, precisamos de uma piñata mais fininha. Festa de criança não faz sentido, mas nem tudo tem que fazer, afinal. Da próxima vez, será só um bolinho. Prometo. Credo, que delícia!

Elisama Santos é psicanalista, educadora parental, escritora, palestrante,  mãe de Miguel, 8 anos, e Helena, 6 (Foto: Divulgação) — Foto: Crescer
Elisama Santos é psicanalista, educadora parental, escritora, palestrante, mãe de Miguel, 8 anos, e Helena, 6 (Foto: Divulgação) — Foto: Crescer

Quer falar com a colunista? Escreva para: crescer@edglobo.com.br

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

Mais recente Próxima A missão (quase) impossível de manter a calma na criação dos filhos
Mais do Crescer

Dwayne Johnson disse que a pequena Lily Guerrero assiste "Moana" todos os dias, o dia todo agora que está sob cuidados paliativos em casa. Assista!

The Rock canta música de 'Moana' para menina doente: 'É minha honra'

Toda vez que sua mãe entoa a canção “You are my Sunshine”, o pequeno se emociona. Registro do momento viralizou nas redes sociais

Bebê chora toda vez que escuta a mãe cantar uma música – mas implora para ela cantar mesmo assim

Uma câmera registrou as atividades diárias do pequeno Sam, como brincar e comer. Os dados obtidos a partir desse acompanhamento foram usados para alimentar o sistema

Como um bebê ensinou inteligência artificial a falar

Homem contou como finalmente descobriu a verdade sobre o que aconteceu quando ele nasceu

Pais encontram filho 56 anos depois de entregá-lo para adoção

A americana Kora Duke esteve grávida de 2000 a 2012. Em vídeo viral, ela compartilhou que sua filha Sheena, 21, está grávida e ela será promovida a avó. Assista!

Mãe de nove filhos será avó aos 40 anos

Mariele, 31, de Bauru (SP) engravidou já estando grávida. Os bebês foram gerados com duas semanas e cinco dias de diferença, mas nasceram juntos. A diferença entre Ísis e Benício é visível até hoje, com um deles pesando 2kg a mais. Em depoimento à CRESCER, a mãe contou essa história incrível!

Mãe engravida estando grávida, em SP, e gêmeos são gerados com quase três semanas de diferença

Recém-inaugurada, a ilha foi construída para que os visitantes pudessem conhecer de perto as tradições, a música e a gastronomia local

Nova ilha da Disney foi inspirada na cultura das Bahamas

Em meio a um cenário de águas transparentes e mata preservada, Lookout Cay agora passa a fazer parte dos itinerários dos navios Disney Dream, Disney Magic e Disney Fantasy

Disney inaugura nova ilha nas Bahamas

“O sol vai continuar nascendo e se ponto, independentemente de eu estar nesse mundo ou não”, disse ela, em entrevista recente à CRESCER. Germaine Tillwitz, 40, descobriu o câncer de mama quando estava no processo de desmame de sua caçula.

Morre mãe que tinha câncer avançado e inspirava pela maneira de encarar o diagnóstico: "A vida delas vai continuar"

Longe das telas, as crianças dos anos 90 encontravam diferentes formas de se divertir. Confira!

10 brincadeiras populares nos anos 90. Será que você se lembra?
  翻译: