Saúde & bem-estar
 

Por Giovanna Forcioni


A aproximação do nascimento do bebê gera um misto de emoções na futura mãe. O melhor para amenizar a ansiedade, em especial na reta final, é se preparar, com foco no corpo e também na mente. Entenda o que fazer para manter o bem-estar enquanto a hora de dar à luz está quase chegando:

Mulher grávida — Foto: Freepik
Mulher grávida — Foto: Freepik

1. Exercite o assoalho pélvico

Mais do que nunca, ele precisa estar fortalecido. Um fisioterapeuta, desde que autorizado pelo seu médico, é capaz de orientar sobre os exercícios que facilitam o parto vaginal, previnem lacerações e aliviam dores na lombar.

2. Considere uma atividade física

Condicionamento físico e capacidade respiratória ajudam a suportar o esforço no trabalho de parto. Pergunte ao obstetra sobre a possibilidade de continuar fazendo musculação, pilates ou caminhadas, por exemplo, no último trimestre.

3. Adapte a alimentação

A digestão fica mais lenta na reta final. Para evitar desconfortos, como azia e constipação, a dica é fracionar a alimentação, comendo em menor quantidade e mais vezes ao dia. Vale também evitar os alimentos ultraprocessados.

4. Mantenha o sono

Conforme a barriga cresce, é difícil encontrar uma posição confortável para dormir, o que torna o sono noturno fragmentado. Para se sentir mais disposta, tente descansar o máximo que puder. Valem cochilos à tarde, banhos relaxantes…

+ Saiba semanalmente as mudanças que acontecem com você e seu bebê, durante a gestação. Assine grátis a newsletter da CRESCER: Gravidez Semana a Semana

5. Mente tranquila

A ansiedade e as inseguranças envolvendo o parto são um desafio para o emocional. Se puder, invista em acompanhamento psicológico e cerque-se de pessoas que você gosta e a ajudam a se sentir mais confiante.

6. Trabalhe a respiração

É científico: inspirar fundo pelo nariz e soltar o ar lentamente pela boca, com concentração, ajuda a acalmar. Além de controlar a ansiedade pré-parto, esse tipo de exercício contribui, ainda, para o ritmo respiratório na hora das contrações.

Fonte: Carla Delascio, ginecologista e obstetra especializada em nutrologia do Centro de Medicina Integrativa do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista (SP)

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

Mais recente Próxima “Foi torturante”, diz mãe que vomitava 40 vezes por dia quando estava grávida
Mais de Crescer

Dwayne Johnson disse que a pequena Lily Guerrero assiste "Moana" todos os dias, o dia todo agora que está sob cuidados paliativos em casa. Assista!

The Rock canta música de 'Moana' para menina doente: 'É minha honra'

Toda vez que sua mãe entoa a canção “You are my Sunshine”, o pequeno se emociona. Registro do momento viralizou nas redes sociais

Bebê chora toda vez que escuta a mãe cantar uma música – mas implora para ela cantar mesmo assim

Uma câmera registrou as atividades diárias do pequeno Sam, como brincar e comer. Os dados obtidos a partir desse acompanhamento foram usados para alimentar o sistema

Como um bebê ensinou inteligência artificial a falar

Homem contou como finalmente descobriu a verdade sobre o que aconteceu quando ele nasceu

Pais encontram filho 56 anos depois de entregá-lo para adoção

A americana Kora Duke esteve grávida de 2000 a 2012. Em vídeo viral, ela compartilhou que sua filha Sheena, 21, está grávida e ela será promovida a avó. Assista!

Mãe de nove filhos será avó aos 40 anos

Mariele, 31, de Bauru (SP) engravidou já estando grávida. Os bebês foram gerados com duas semanas e cinco dias de diferença, mas nasceram juntos. A diferença entre Ísis e Benício é visível até hoje, com um deles pesando 2kg a mais. Em depoimento à CRESCER, a mãe contou essa história incrível!

Mãe engravida estando grávida, em SP, e gêmeos são gerados com quase três semanas de diferença

Recém-inaugurada, a ilha foi construída para que os visitantes pudessem conhecer de perto as tradições, a música e a gastronomia local

Nova ilha da Disney foi inspirada na cultura das Bahamas

Em meio a um cenário de águas transparentes e mata preservada, Lookout Cay agora passa a fazer parte dos itinerários dos navios Disney Dream, Disney Magic e Disney Fantasy

Disney inaugura nova ilha nas Bahamas

“O sol vai continuar nascendo e se ponto, independentemente de eu estar nesse mundo ou não”, disse ela, em entrevista recente à CRESCER. Germaine Tillwitz, 40, descobriu o câncer de mama quando estava no processo de desmame de sua caçula.

Morre mãe que tinha câncer avançado e inspirava pela maneira de encarar o diagnóstico: "A vida delas vai continuar"

Longe das telas, as crianças dos anos 90 encontravam diferentes formas de se divertir. Confira!

10 brincadeiras populares nos anos 90. Será que você se lembra?
  翻译: