Usar o AirPlay com dispositivos Apple
O AirPlay é a tecnologia da Apple para transmitir fotos, vídeo ou áudio – e para espelhar dispositivos da Apple na Apple TV. O conteúdo espelhado deve ser aquele que está no dispositivo ou transmissões ao vivo do que estiver sendo mostrado na tela do dispositivo. Para usar o AirPlay, os dispositivos não precisam estar na mesma rede; na verdade eles sequer precisam de uma rede.
Para descobrir a Apple TV, um dispositivo pode usar descoberta Bonjour, anúncio de endereço IP do Bluetooth® ou descoberta peer-to-peer.
Dispositivos tendem a preferir a descoberta peer-to-peer, mas, tipicamente, estabelecem uma conexão usando o método mais responsivo ou aquele usado por último.
Visão geral do Bonjour
Bonjour é a tecnologia de rede baseada em padrões da Apple desenvolvida para auxiliar dispositivos e serviços a se descobrirem entre si na mesma rede. Por exemplo, dispositivos iPhone e iPad usam o Bonjour para descobrir impressoras compatíveis com AirPrint e outros dispositivos, e computadores Mac usam o Bonjour para descobrir dispositivos compatíveis com AirPlay, como a Apple TV. Alguns apps também usam o Bonjour para a colaboração e compartilhamento peer-to-peer.
Embora o Bonjour seja mais usado para descobrir serviços e dispositivos em redes menores, ele pode ser configurado para uso em redes maiores através do uso de um gateway Bonjour ou tecnologia similar. As redes que usam tais recursos para AirPlay devem ser configuradas para anunciar os serviços _airplay._tcp e _raop._tcp. E mesmo sendo possível usar configurações avançadas de DNS para anunciar alguns serviços Bonjour em redes empresariais, o AirPlay requer a descoberta de dispositivos em tempo real.
Clientes macOS e Bonjour para Windows também podem usar o DNS (Domain Name System) unicast convencional para descobrir serviços anunciados em qualquer domínio acessível, em qualquer lugar do mundo. O uso de DNS para descobrir serviços fora da rede local é conhecido como Wide-Area Bonjour.
Descoberta do AirPlay
O Bonjour usa tráfego de transmissão múltipla para anunciar a disponibilidade de serviços. Devido ao tráfego de transmissão múltipla não ser roteado por sub-redes, ele requer que dispositivos Apple TV e impressoras AirPrint tenham o mesmo IP de sub-rede dos dispositivos iPhone, iPad e Mac que os usam. Em redes pequenas, essa abordagem é padrão.
Anúncio Bluetooth de Baixo Consumo de Energia
A Apple TV também anuncia suas capacidades de AirPlay através do uso de Bluetooth® com Baixo Consumo de Energia (BTLE), que contém o endereço IP da Apple TV (a Apple TV HD usa Bluetooth versão 4 e a Apple TV 4K usa Bluetooth versão 5). Dispositivos da Apple próximos da Apple TV, normalmente na mesma sala, captam esses anúncios e tentam estabelecer uma sessão AirPlay usando a rede existente. Esse método não usa o Bonjour nem requer que os dois dispositivos estejam na mesma rede. Contanto que os dispositivos estejam dentro do alcance do Bluetooth para ouvir o anúncio e não haja firewalls que restrinjam o acesso do dispositivo de origem à Apple TV, esse método deve funcionar. Para encontrar o número do modelo de uma Apple TV, consulte o artigo de Suporte da Apple Identificar o modelo da Apple TV.
Descoberta peer-to-peer.
Os dispositivos iPhone, iPad, Mac e Apple TV têm a capacidade de fazer descobertas peer-to-peer. Isso é usado para muito mais do que somente AirPlay. AirDrop, Continuidade, e outras tecnologias de comunicação entre dispositivos usam essa mesma tecnologia.
Ao buscar por outros dispositivos, os dispositivos da Apple fazem um pequeno anúncio Bluetooth para indicar a busca de serviços peer-to-peer. Quando um dispositivo compatível com peer-to-peer ouve esse pacote BTLE, ele cria ou entra em uma rede peer-to-peer direta entre os dispositivos. Os dispositivos alternam ao mesmo tempo entre essa rede temporária e qualquer rede de infraestrutura em que estavam anteriormente para fornecer a transmissão de vídeo AirPlay e o serviço de Internet existente. Normalmente, a rede temporária opera no canal 149+1 do Wi‑Fi, mas dependendo do hardware envolvido, os canais 6 ou 149,80 também podem ser incluídos. Na rede temporária, os dispositivos seguem as mesmas regras de uso de frequência usadas em qualquer outra conexão Wi‑Fi para evitar perturbar as redes de infraestrutura existentes que podem já estar usando esses canais.
Importante: alguns países e regiões podem definir seus próprios regulamentos no canal 149. Para obter mais informações, consulte a seção 5 GHz da página web de Lista de canais WLAN da Wikipédia. Em regiões onde o uso do canal 149 não é permitido, a rede peer-to-peer temporária opera no canal 44 do Wi‑Fi e, na maior parte da Europa, no canal 42 do Wi‑Fi.
Também é importante salientar que nenhum dos dispositivos exige associação a uma rede de infraestrutura existente para que a descoberta peer-to-peer funcione, embora a mesma seja destinada a atualizações de software e conteúdo fornecido pela Internet. O AirPlay via peer-to-peer requer o seguinte hardware:
Apple TV HD com tvOS 9 ou posterior ou Apple TV 4K com tvOS 11 ou posterior
Dispositivos iPhone, iPad e Mac do final de 2012 ou posteriores com a versão mais recente dos respectivos sistemas operacionais
A Apple TV também contém um ajuste que permite a você escolher — ou gerenciar com um payload de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) — como os usuários se conectam:
Todos podem usar o AirPlay: usuários se conectam via peer-to-peer ou pela rede de infraestrutura à Apple TV.
Qualquer pessoa na mesma rede local pode usar o AirPlay: somente os usuários da mesma rede local podem usar AirPlay para a AppleTV.
Desligado: o AirPlay está desativado e os usuários não podem usar o AirPlay para a Apple TV.
Identificação do receptor de AirPlay
No tvOS 18 ou posterior, os receptores de AirPlay não anunciam mais o ID do dispositivo (endereço MAC). O comando RequestMirror
pode usar o nome ou o ID do dispositivo, mas apenas o nome do dispositivo funciona com dispositivos Apple TV com tvOS 18 ou posterior. Outras alterações do payload AirPlay incluem:
A lista de IDs de dispositivos permitidos, conhecida como lista de permissões, agora aceita nomes de dispositivos.
No macOS 15 ou posterior, a lista de senhas vincula senhas a um nome de dispositivo. Esse recurso já está disponível no iOS e no iPadOS.
Segurança do AirPlay
O AirPlay usa criptografia AES para ajudar a garantir a proteção do conteúdo ao espelhá-lo ou transmiti-lo do iPhone, iPad ou computador Mac para a Apple TV.
Você pode definir um código de uso único para restringir o acesso do AirPlay à Apple TV e garantir que os dispositivos Apple estejam emparelhados com segurança a ela. Para definir o requisito, acesse Ajustes> AirPlay > Segurança e ative “Exigir Verificação de Dispositivo”. O dispositivo Apple deverá autenticar na conexão AirPlay inicial. A verificação de dispositivo é útil quando uma Apple TV é implementada em uma rede Wi‑Fi aberta.
Depois da conexão AirPlay inicial, as conexões posteriores não exigem um código, a não ser que os ajustes de código na tela estejam ativados.
Nota: a restauração de uma Apple TV ou a redefinição de um dispositivo da Apple emparelhado anteriormente redefine a condição da conexão inicial.
A segurança da conexão AirPlay peer-to é feita através do ajuste Exigir Verificação de Dispositivo. Esse ajuste, que não pode ser configurado pelo usuário, impede que qualquer usuário não autorizado próximo acesse a Apple TV.
O uso de códigos ou códigos na tela é recomendado para qualquer Apple TV usada em ambientes públicos. O uso de códigos impede a conexão de usuários não autorizados, exige que o usuário esteja na sala (próximo da tela) e impede que outro usuário interrompa e capture uma sessão AirPlay.
Você pode usar a solução MDM para restringir quais destinos AirPlay estão disponíveis para dispositivos supervisionados e para preencher previamente o código usado pelos dispositivos para conexão à Apple TV.
Configuração do AirPlay
Siga estas recomendações de configuração para ter a melhor experiência AirPlay possível:
A Apple TV deve estar conectada à Ethernet, se disponível.
Importante: a Apple TV deve estar sempre conectada à Ethernet ao usar canais DFS (Dynamic Frequency Selection) na rede Wi-Fi e quando o uso de AirPlay peer-to-peer for desejado.
Monte a Apple TV com o lado emborrachado em contato com a superfície onde será instalada e com poucas ou nenhuma obstrução entre ela e o outro dispositivo.
Qualquer objeto entre os dois dispositivos pode interferir com os sinais Bluetooth Low Energy (BTLE) ou Wi‑Fi. Se a Apple TV for posicionada em um armário, atrás de uma TV, acima de um projetor ou no teto, o sinal entre os dispositivos pode ser prejudicado. De preferência, o dispositivo da Apple deve ficar de 7 a 9 metros da Apple TV.
Se possível, evite usar os canais 149 e 153 do Wi‑Fi em salas onde o AirPlay peer-to-peer seja usado frequentemente.
Embora os dispositivos compartilhem tempo de exposição de maneira equilibrada com a rede de infraestrutura, a remoção do tráfego conflitante da sala melhora a estabilidade da sessão AirPlay. A Apple TV HD e a Apple TV 4K também podem usar um canal 802.11ac de 80 MHz largo em 149,80 se o dispositivo que estiver transmitindo para ela também for compatível com 802.11ac, embora a capacidade aumentada disponível com 802.11ac diminua a preocupação da contenção do tempo de transferência.