Gerencie itens de início e tarefas em segundo plano no Mac
Antes do macOS 13, parte do processo de projeto de aplicativos de executáveis de apoio incluía scripts que instalavam uma ou mais listas de propriedades em diretórios específicos, de acordo com o tipo de serviço. No macOS 13 ou posterior, uma nova estrutura no pacote do app simplifica a instalação de itens de início e listas de propriedades associadas através da atualização de executáveis de apoio de versões anteriores do macOS. Essa estrutura é usada para criar transparência para o usuário quando você configura itens de início, agentes iniciais e deamons iniciais em um Mac. Essa estrutura usa o objeto SMAppService
para controlar executáveis de apoio que ficam dentro do pacote principal de um app. Ela também pode ser usada para registrar e controlar itens de início, agentes iniciais e deamons iniciais como executáveis de apoio de um app, além de funcionar com todos os tipos de apps, independentemente da maneira como foram instalados.
Implantação de apps e executáveis de apoio
As organizações têm a capacidade de configurar itens especificados por meio de um novo payload de configuração. O Conteúdo do Payload é uma matriz de dicionários e cada um especifica uma regra para um ou mais possíveis itens. O primeiro item que corresponder a uma regra durante uma instalação notifica o administrador de que itens gerenciados estão sendo instalados. Nenhuma instalação subsequente de itens que corresponderem a uma regra cria qualquer notificação adicional durante o restante do dia (24 horas após a primeira notificação). À medida que os itens são descobertos e gerenciados por meio desta configuração, os administradores e usuários devem enviar feedback aos fornecedores dos apps e às equipes internas de ferramentas para aproveitar a nova estrutura em um pacote de app.
As notificações para o usuário final de apps que são gerenciados com este payload são tratadas por uma única notificação, que informa ao usuário que itens gerenciados estão sendo instalados e podem ser visualizados nos Ajustes do Sistema. Enquanto esta notificação permanece na tela, nenhuma outra notificação de itens gerenciados ocorre. Se esta notificação for fechada, qualquer instalação gerenciada subsequente notifica o usuário novamente. Se a notificação for “Adiada”, não haverá nenhuma outra notificação de itens de início, agentes iniciais ou deamons iniciais até o fim do período selecionado (1 semana ou 1 dia).
Identificação de apps por meio do gerenciamento de tarefas de segundo plano
Os administradores devem estar cientes de qualquer item que utilize apps e executáveis de apoio que sejam implantados pela organização. Para ajudar a identificar quais itens estão implantados e registrados com a nova estrutura, teste os fluxos de trabalho padrão de implantação e analise a configuração resultante de itens aplicáveis. Por exemplo:
Use o relatório de estado declarativo de tarefas em segundo plano disponível no macOS 14 ou posterior.
Vá até Ajustes do Sistema > Geral > Itens de Início para ver uma lista dos itens que estão registrados com a nova estrutura. Para ver o item que está sendo aberto, clique no botão Informações.
Use as ferramentas da linha de comando para coletar informações importantes sobre o sistema, redefinir dados de teste e monitorar a atividade por meio dos apps Console e Terminal.
sfltool dumpbtm: imprime o estado atual de itens de início e segundo plano, incluindo UUIDs de payload
servicemanagement
. A saída desse comando deve ser incluída em qualquer feedback enviado, juntamente com os outros itens listados na seção Reporting Feedback.sfltool resetbtm: redefine os dados de itens de início e de segundo plano. Se você utilizar esse comando entre testes, é recomendado que os usuários também reiniciem o computador.
Para monitorar a atividade de gerenciamento de itens de início e de segundo plano no Console: filtre por
subsystem:backgroundtaskmanagement
ecategory:mcx
, ou use o comando a seguir para visualizar os registros no Terminal:log stream --debug --info --predicate "subsystem = 'com.apple.backgroundtaskmanagement'and category = 'mcx'"
O Mac Evaluation Utility versão 4.3.0 ou posterior, disponível em AppleSeed for IT, tem a capacidade de gerar resultados de testes com informações detalhadas, de maneira similar ao comando
sfltool dumpbtm
. Esses testes para itens de início, agentes iniciais ou deamons iniciais relacionam os aplicativos instalados no momento, com o uso do gerenciamento de Itens de Início e de Segundo Plano no macOS. Esses resultados de testes são formatados de maneira integrada a outros testes do Mac Evaluation Utility e podem ser exportados como arquivos de texto delimitados para análise posterior.
Uso de um perfil de configuração XML para o gerenciamento de tarefas em segundo plano
Você pode usar um perfil de configuração XML para gerenciar tarefas em segundo plano. Ao fazer isso, todos os itens são comparados com todos os tipos de regras. Quando um item corresponde a uma regra, ele é aprovado automaticamente. Estes são os tipos de regras considerados ao fazer correspondências:
Application BundleIdentifier: o identificador de pacote (também chamado de ID de pacote) do app a ser correspondido, que deve ser uma correspondência exata.
Application BundleIdentifierPrefix: o prefixo do ID de pacote do aplicativo a ser correspondido.
Developer TeamIdentifier: o identificador da equipe, proveniente dos atributos de assinatura de código, que deve ser uma correspondência exata.
Service Label: o valor do parâmetro Label da plist do
launchd
a ser correspondido, que deve ser uma correspondência exata.Service LabelPrefix: o prefixo do parâmetro Label da plist do
launchd
a ser correspondido.
Para obter mais informações, consulte Exemplo de gerenciamento de tarefa em segundo plano e Ajustes de payload MDM para Itens de Início Gerenciados.
Atribuições de outros aplicativos
A Apple mantém um arquivo de preferências chamado attributions.plist
, que contém os apps ou executáveis de apoio de muitos aplicativos que são usados com frequência por um aplicativo específico. Essas informações podem ser usadas para ajudar você a identificar arquivos de aplicativos e executáveis de apoio que aparecem nos itens de início de sessão de um usuário durante a inicialização. Para ver uma referência completa desses itens comuns e suas atribuições, consulte o arquivo localizado aqui:
/System/Library/PrivateFrameworks/BackgroundTaskManagement.framework/Versions/A/Resources/